sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Seleção Brasileira joga amistoso contra a Austrália em Brasília, no feriado de 7 de Setembro
É o segundo jogo da seleção depois da conquista do título da Copa das Confederações

A Seleção Brasileira volta ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para amistoso contra a Austrália, no feriado de 7 de setembro, neste sábado, às 16h15.
O jogo marcará o reencontro da torcida brasiliense com a seleção de Luís Felipe Scolari, que começou sua trajetória vitoriosa na Copa das Confederações na capital federal quando derrotou o Japão por 3 a 0, diante de uma torcida de 67 mil pessoas.
Os 100 anos do brasileiro mais famoso dos anos 30-40

Leônidas da Silva foi o brasileiro mais popular nos anos 1930 e 1940. Conhecido como Homem Borracha no exterior, depois de encantar o mundo nas Copas de 1934 e 1938, foi um artilheiro e jogador extraordinários. Diamante Negro no Brasil, Leônidas da Silva honrou a camisa da Seleção Brasileira - disputou 37 jogos e marcou 37 gols. É o artilheiro com a melhor média de gols da história da Seleção: um gol por partida.
Atacante que popularizou a bicicleta, marcando muitos gols, Leônidas da Silva brilhou em todos os clubes por onde passou. Campeão carioca pelo Vasco em 1934 e pelo Botafogo, em 1935, foi ídolo maior no Flamengo, clube que ajudou a popularizar e ter a maior torcida do Rio de Janeiro, e no São Paulo - transferido do Flamengo, em 1942, por uma soma fabulosa de dinheiro na época, foi recebido por uma multidão que o conduziu  até a sede do clube paulista.
Leônidas da Silva, que morreu em 24 de janeiro de 2004, aos 90 anos, foi campeão carioca pelo Flamengo em 1939 e cinco vezes campeão pelo São Paulo (43/45/46/48/49). Um dado comum aos dois clubes: marcou 142 gols com a camisa do clube Carioca e 142 gols com a camisa do clube Paulista.
Jogou no Vasco, Botafogo, Flamengo, Peñarol, mas foi no São Paulo que se tornou o ídolo maior e motivo de mais admiração ainda de todos os brasileiros - tinha a fama só comparável à que Pelé conseguiria no final dos anos 1950.
Faltou a Leônidas da Silva, como de resto a tantos outros craques brasileiros, o título de campeão do mundo. No caso do Homem Borracha, por um motivo trágico: a II Guerra Mundial impediu a realização das Copas do Mundo de 1942 e 1946 quando ele estava ainda no auge.

LEÔNIDAS DA SILVA

Nascimento: 6 de setembro de 1913, no Rio de Janeiro (RJ).
Morte: 24 de janeiro de 2004, em São Paulo (SP).
Posição: Atacante.
Pela Seleção Brasileira: 37 jogos, 20 vitórias, 8 empates, 9 derrotas, 37 gols.
Jogos Oficiais da FIFA: 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 6 gols.
Melhor mandante em 2012, São Paulo vê seu rendimento em casa despencar

Muito da fraca campanha do São Paulo neste Brasileirão se deve ao fato de o time ter um péssimo retrospecto quando atua em casa. A derrota para o Criciúma por 2 a 1, nesta quinta-feira à noite, foi a sexta nas nove partidas que o time foi mandante na competição nacional. Somando só duas vitórias e um empate em casa, o aproveitamento são-paulino no Morumbi é de apenas 25,9%, um número digno de quem briga para não ser rebaixado. Só o lanterna Náutico tem média inferior como mandante: 18,5%.
O interessante é que, no ano passado, o São Paulo teve ao lado do Atlético-MG o melhor rendimento como mandante, com 82,46% dos pontos conquistados. E muitos dos jogadores daquele time permanecem na equipe, como Rogério Ceni, Luis Fabiano, Jadson e Wellington.
Os jogadores lamentam a queda de produção e prometem tentar mudar o panorama. A torcida espera que isso aconteça já no próximo confronto do time no Morumbi, diante da Ponte Preta, na próxima quinta-feira. Antes disso, porém, haverá um compromisso fora de casa, contra o Coritiba, domingo, em Curitiba. E se também não está brilhando como visitante neste Brasileirão, ao menos o São Paulo conquistou 11 dos seus 18 pontos nessa condição.
Rogério Ceni erra pênalti e São Paulo perde para o Criciúma por 2x1

Bastava uma vitória para deixar a zona de rebaixamento, mas o São Paulo deu um passo atrás, na noite desta quinta-feira, em sua luta para não cair de divisão no Campeonato Brasileiro. Jogando com uma camisa retrô em homenagem póstuma a Leônidas da Silva, o time não honrou a memória do ídolo e foi derrotado por 2 a 1 pelo Criciúma, no Morumbi, com mais um pênalti desperdiçado pelo capitão Rogério Ceni.
Foi o terceiro pênalti perdido pelo goleiro-artilheiro(ele também errou contra Bayern de Munique e Portuguesa).
Os gols da vitória dos catarinenses foram marcados ainda no primeiro tempo por Marcel (em cobrança de pênalti feito por Rodrigo Caio) e Lins (após desatenção da defesa, desfalcada de Paulo Miranda, que era atendido fora de campo). O único gol dos paulistas, agora em antepenúltimo, foi de Aloísio, no segundo tempo.
O São Paulo volta a campo no domingo para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira em Curitiba.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 CRICIÚMA

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 5 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Cartões amarelos: Matheus Ferraz, Cassiano, João Vitor, Douglas (Criciúma)
Gols: Marcel (pênalti), aos 22 minutos, e Lins, para o Criciúma aos 41 minutos do primeiro tempo. Aloísio, aos 23 minutos do segundo tempo. 

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Rafael Toloi e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Lucas Evangelista) e Jadson (Ganso); Negueba, Aloísio e Luis Fabiano
Técnico: Paulo Autuori

CRICIÚMA: Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Marlon (Gilson); Elton, Serginho e João Vitor; Lins, Marcel (Douglas) e Cassiano (Morais)
Técnico: Sílvio Criciúma (interino)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

São Paulo x Criciúma: Homenagem a Leônidas vai marcar a partida

Depois de vencer o Náutico por 1 a 0, na última terça-feira, o São Paulo voltará a campo na noite desta quinta-feira, para enfrentar o Criciúma, às 21h, no Morumbi. E o torcedor que for ao Cícero Pompeu de Toledo, além de empurrar a equipe, que precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, acompanhará uma série de ações promocionais antes e no intervalo da partida.
Lêonidas da Silva, que fez história pelo clube na década de 40 e completaria 100 anos nesta sexta, se estivesse vivo (ele faleceu em 2004) será homenageado. 
Na entrada do estádio, todos receberão bandeiras do clube. Uma hora antes da partida ter início, várias equipes reveladas no CT de Cotia entrarão em campo para erguer os troféus conquistados e dar a volta olímpica. São elas: sub-15 (venceu a Copa Brasil Votorantim), sub-17 (ganhou a Copa do Brasil e a Mongreal Aegon Cup) e o sub-18 (Weifang Cup).
O time principal jogará com um uniforme especial, criado pela Penalty para lembrar o do Diamante Negro. No intervalo do jogo, vários torcedores poderão entrar em campo e tentar marcar um gol de bicicleta, jogada que foi eternizada por Leônidas. Quem acertar, ganhará uma camisa do clube.
18 mil ingressos foram vendidos na quarta-feira. São esperadas 35 mil pessoas no estádio.
São Paulo enfrenta o Criciúma tentando confirmar evolução e reação no Nacional
Se vencer o Criciúma, o São Paulo deixa a zona de rebaixamento. Partida será disputada nesta quinta-feira, às 21h, no Morumbi

São Paulo e Criciúma duelam nesta quinta-feira, a partir das 21h, no Morumbi, na luta para fugir do rebaixamento. Após seguidos tropeços e crise quase interminável, o time Paulista acumula bons resultados nas últimas partidas. Se vencer, o São Paulo, enfim, sai da zona do rebaixamento após nove rodadas.
Apesar do desgaste físico ocasionado pela sequência de jogos, o São Paulo se sente mais confiante após a série de duas vitórias e três empates para conseguir sair da zona do rebaixamento nesta rodada. O time chegou aos 18 pontos ao vencer o Náutico por 1 a 0, na Arena Pernambuco.

AS ESCALAÇÕES

São Paulo: Fabrício, poupado na partida contra o Náutico, deve voltar na vaga de Antônio Carlos, expulso. Assim, Rodrigo Caio regressaria à zaga. Jadson cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e provavelmente ficará com o lugar de Lucas Evangelista. Já no ataque, Aloísio briga pela posição com Osvaldo. A formação pode ser: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Reinaldo; Wellington, Fabrício, Jadson e Ganso; Osvaldo (Aloísio) e Luis Fabiano.

Criciúma: A provável escalação do time Catarinense será: Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Marlon; Serginho, Elton e João Vitor; Lins, Marcel e Fabinho.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

São Paulo tenta evitar pior campanha em primeiro turno de sua história nos pontos corridos
Time precisa de quatro pontos (uma vitória e um empate) para superar a fase inicial do próprio time no Brasileirão de 2005. Criciúma e Coritiba são os próximos adversários

O São Paulo está há cinco partidas sem perder. Em evolução, o time encara Criciúma e Coritiba, pelas 18ª e 19ª rodadas, respectivamente, para fugir da zona de rebaixamento e tentar evitar a pior campanha da história do clube em um primeiro turno no Campeonato Brasileiro disputado no formato de pontos corridos (desde 2003).
Com a vitória diante do Náutico, por 1 a 0, ontem, o time Paulista chegou a 18 pontos na competição e subiu da 19ª para a 17ª colocação, faltando apenas duas rodadas para o final do primeiro turno. Em 2005, a competição nacional era disputada com 22 equipes. Na ocasião, o São Paulo terminou com 21 pontos, em 19º. Agora, o clube precisa de quatro pontos (uma vitória e um empate) para ultrapassar a antiga marca negativa.
Apesar de ter fechado o primeiro turno na zona do rebaixamento em 2005, o time, que na época também era comandado pelo técnico Paulo Autuori, somou mais 37 pontos no segundo turno e, com isso, terminou a competição na 11ª colocação, com 58 pontos.
O São Paulo tenta se recuperar da pior fase de sua história. Ambiente político efervescente e maiores sequências de derrotas e partidas sem balançar as redes fizeram parte da recente fase do time, que mostra melhora dentro de campo para superar o momento complicado.

Confira abaixo as campanhas do São Paulo, somente nos primeiros turnos:

2003 - 42 pontos / 3º lugar
2004 - 41 pontos / 3º lugar
2005 - 21 pontos / 19º lugar
2006 - 38 pontos / 1º lugar
2007 - 40 pontos / 1º lugar
2008 - 33 pontos / 4º lugar
2009 - 33 pontos / 4º lugar
2010 - 25 pontos / 10º lugar
2011 - 35 pontos / 3º lugar
2012 - 31 pontos / 5º lugar
2013 - 18 pontos / 17º lugar (restam duas rodadas)
Com um a menos, São Paulo se supera, mostra raça e vence o Náutico no Recife
Zagueiro Antônio Carlos é expulso, mas mesmo atuando com 10 em campo, Aloísio decide a partida ao marcar o gol que garantiu a vitória do São Paulo, que fica bem próximo de sair da zona do rebaixamento


Time que está na zona de rebaixamento não tem vida fácil. As vitórias só vêm após muito sofrimento. O São Paulo que o diga. Foi com um homem a menos em campo (Antônio Carlos foi expulso), tomando bola na trave e com um gol solitário de Aloísio que o time venceu o Náutico por 1 a 0, nesta terça-feira, na Arena Pernambuco. A vitória deixou o time Paulista a um ponto de deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão 2013.
Com essa vitória, o São Paulo chega aos 18 pontos e sobe duas posições, sendo agora o 17º colocado, ficando a uma posição de sair da zona do rebaixamento. E isso pode acontecer na quinta. Aos São-Paulinos basta uma vitória simples sobre o Criciúma, quinta-feira, no Morumbi. Mas o jogo corre o risco de ser adiado.
O jogo desta terça, 03, válido pela 10ª rodada, foi atrasado por conta da viagem do clube paulista ao exterior no início de agosto, para amistosos na Alemanha, em Portugal e no Japão.

Próximo jogo

Agora, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebe o Criciúma, em casa, nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília). 

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 0 X 1 SÃO PAULO








Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data/Hora: 3/8/2013, às 21h
Cartões amarelos: William Alves (NAU); Reinaldo, Maicon (SPO)
Cartão vermelho: Antônio Carlos (SPO)
Gol: Aloisio, 28'/2ºT (0-1)

NÁUTICO: Ricardo Berna; Auremir, William Alves, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Hélder (Derley, 14'/2ºT), Tiago Real (Jones Carioca, 24'/2ºT) e Morales (Rogério, intervalo); Olivera. Técnico: Jorginho

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Antônio Carlos e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Ganso (Maicon, 19'/2ºT) e Lucas Evangelista (Negueba, intervalo); Luís Fabiano e Osvaldo (Aloísio, intervalo).
Técnico: Paulo Autuori.

Atuações:

ROGÉRIO CENI - GOLEIRO
Fez três boas defesas no primeiro tempo e contou com a sorte no segundo em bola que bateu na trave.
Nota: 7,5
DOUGLAS - LATERAL DIREITO
Voltou a atuar mais preso na marcação e não cometeu erros graves. Faltou atacar.
Nota: 6,0
PAULO MIRANDA - ZAGUEIRO
Apenas um vacilo em um lance na etapa inicial, mas voltou ao time mostrando segurança.
Nota: 6,0
ANTÔNIO CARLOS - ZAGUEIRO
Vinha jogando bem até se distrair em uma bola pelo alto e ser expulso.
Nota: 4,0
REINALDO - LATERAL ESQUERDO
Demorou, mas aproveitou o espaço para atacar. Belo cruzamento para Aloísio fazer o gol da vitória.
Nota:  6,5
WELLINGTON - VOLANTE
Não esteve tão atento na marcação quanto nas partidas anteriores. Errou muitos passes.
Nota: 5,0
RODRIGO CAIO - VOLANTE
Perdido no retorno ao meio de campo. Melhorou quando voltou a atuar como zagueiro.
Nota: 6,0
PAULO HENRIQUE GANSO - MEIA
Está mais participativo na defesa e continua pouco produtivo no ataque. Não criou nenhum jogada importante.
Nota: 5,5
MAICON - MEIA
Entrou na vaga de Ganso para aumentar a marcação após a expulsão de Antônio Carlos.
Nota: 6,0
LUCAS EVANGELISTA - MEIA
Exagerou na vontade de jogar. Correu muito e errou praticamente tudo que tentou no ataque.
Nota: 5,5
ALOÍSIO - ATACANTE
Entrou bem e fez o gol da vitória.
Nota: 7,0
OSVALDO - ATACANTE
De novo, mal. De novo, substituído no intervalo.
Nota: 4,5
NEGUEBA - ATACANTE
Foi melhor que Osvaldo atuando aberto pelo lado direito. Perdeu boa oportunidade no segundo tempo.
Nota: 6,0
LUIS FABIANO - ATACANTE
Quase não apareceu, mas fez um gol mal anulado pela arbitragem.
Nota: 5,5

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Lesionados, Daniel Alves e Hulk são cortados de amistosos da Seleção

O técnico Luis Felipe Scolari ganhou mais dois problemas para armar a Seleção Brasileira que disputará jogos amistosos contra Austrália e Portugal, no sábado e na próxima terça-feira. Avaliados pelo médico Rodrigo Lasmar nesta manhã, Hulk e Daniel Alves tiveram lesões constatadas e não poderão participar de ambas as partidas. A comissão técnica optou por convocar apenas um substituto para a lateral direita. Marcos Rocha, do Atlético-MG, foi chamado por Felipão.
A expectativa é que Lucas e Bernard, xodó do treinador durante a disputa da Copa das Confederações, disputem a vaga no ataque. Hernanes, que substituiu Hulk em algumas partidas da competição, também será um dos favoritos. Na lateral direita, Maicon deve ser o titular após mais de dois anos.
O Brasil encara a Austrália às 16h15 deste sábado, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. No dia 10, a Seleção enfrenta Portugal, em Boston (EUA).
São Paulo x Náutico: só a vitória interessa
No encontro dos times que menos venceram no Brasileirão, São Paulo e Náutico jogam pressionados pelo risco de rebaixamento

São Paulo e Náutico fazem nesta terça-feira, 03, às 21h, na Arena Pernambuco, um confronto direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Os times que menos venceram na competição até agora  (Náutico tem duas vitórias; o São Paulo, três) duelam por um resultado positivo para não se afundarem ainda mais na parte de baixo da tabela. A partida é válida pela décima rodada e foi atrasada em virtude da viagem do clube paulista ao exterior no início de agosto, para amistosos em Portugal, Alemanha e Japão.
Na lanterna da competição, o clube pernambucano não vence há seis rodadas (perdeu por 4 a 1 para o Atlético-PR no sábado passado) e vê os adversários se distanciarem na classificação. São apenas oito pontos em 15 partidas.
O São Paulo deu sinais de reação nas últimas quatro rodadas, mas permanece mal posicionado. Foram três empates e uma vitória - ficou no 0 a 0 contra o Botafogo no último domingo. Mesmo assim, a campanha ainda é muito ruim: está em penúltimo lugar, com 15 pontos. Nas contas do técnico Paulo Autuori, a partida contra o Náutico e as duas próximas, contra Criciúma e Coritiba, serão determinantes para decidir a permanência ou a saída do clube da zona de rebaixamento do torneio.

AS ESCALAÇÕES

Náutico: o técnico Jorginho não divulgou o time titular, mas deverá colocar em campo um time mais defensivo. A provável escalação será: Ricardo Berna; Auremir, Willian Alves, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Helder e Tiago Real (Diego Morales); Rogério e Olivera (Jones Carioca).

São Paulo: o técnico Paulo Autuori deve fazer duas modificações na equipe. O atacante Luis Fabiano cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e retorna na vaga do meia Jadson, suspenso. Na defesa, o zagueiro Paulo Miranda deverá entrar no lugar do volante Fabrício, cansado. Assim, Rodrigo Caio, que vem atuando como zagueiro, voltará a atuar como volante. A formação será a seguinte: Rogério Ceni, Douglas, Paulo Miranda, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Ganso e Lucas Evangelista; Osvaldo e Luis Fabiano.

ESTATÍSTICA

Com uma vitória nos últimos 14 jogos do campeonato, o São Paulo busca equilíbrio para fugir da zona do rebaixamento. O time vem impondo uma marcação forte e tem o maior número de roubadas de bola da Série A: 241 (15 por partida). O problema é o alto índice de passes errados. São 35,2 por confronto. O time paulista tem menos de um gol por jogo e conta com o retorno de Luís Fabiano para elevar essa média.


FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X SÃO PAULO

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 3 de agosto de 2013, terça-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Brasil é o país que mais lucrou com transferências: R$ 600 milhões
Se há pouco tempo os clubes brasileiros passaram a investir mais nas contratações de grandes jogadores, e também a segurar algumas jovens revelações por mais tempo, nas últimas transferências, já fechadas, o "prejuízo" foi grande dentro de campo. Ao mesmo tempo, o Brasil é o país que mais lucrou: 185 milhões de euros, o equivalente a R$ 600 milhões. Em segundo lugar aparece a Holanda, com 111 milhões de euros.
Levando em conta os números das receitas dos clubes com a venda de jogadores, o Brasil aparece na quinta posição, atrás apenas de Espanha, Itália, Rússia e Inglaterra.
Mudanças poderão acontecer em julho de 2014. Entrará em vigor nesta data a Lei do Fair Play Financeiro na Europa. Os clubes não poderão gastar mais do que arrecadaram na temporada anterior, o que deve obrigar a redução dos valores das transferências. Ao mesmo tempo, outras mudanças poderão acontecer para impedir essa tal limitação.
E tem mais, o caminho da Europa para o Brasil também ficará mais difícil. A chegada de nomes como Seedorf, jogador do Botafogo, e Forlán, do Internacional, deve ser cada vez mais rara.
Presidente coloca Adalberto Baptista de volta à diretoria do São Paulo
Ex-dirigente de futebol do clube é nomeado diretor-secretário geral por Juvenal. Cargo não tem ligação com o futebol da entidade

Descontente com a saída de Adalberto Baptista do cargo de diretor de futebol, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, conseguiu recolocar o homem de confiança no clube. Agora, Baptista é diretor-secretário geral e faz parte da diretoria do clube que trabalha no Morumbi. Apesar de não ter mais ligação direta com o futebol, o ex-dirigente volta a marcar presença na gestão de Juvenal.
O ex-diretor de futebol ocupa agora o cargo que era de Affonso Renato Meira. Este, inclusive, ainda aparece no quadro de funcionários no site oficial do clube, mas já não está mais na função. Adalberto Baptista deixou a diretoria de futebol do clube no fim de julho, quando entrou em conflito com Rogério Ceni. Juvenal chegou a dizer que Baptista vinha sofrendo ameaças, e por isso não tinha mais condições de seguir como diretor.
Fred é cortado da seleção e Alexandre Pato é convocado para ocupar seu lugar
O atacante do Fluminense sofreu uma lesão no músculo da coxa direita, no jogo contra o Santos, no sábado (31).

O jogador Fred, do Fluminense, foi cortado dos amistosos da seleção brasileira contra a Austrália, no (sábado), dia 7, e Portugal, na (terça) dia 10. Ele sofreu uma lesão no músculo da coxa direita, no jogo contra o Santos, no sábado (31).
Alexandre Pato, que fez 24 anos, nesta segunda-feira (2), foi chamado para ocupar lugar dele. Pato se apresenta nesta terça, juntamente com Neymar, que passou por uma reavaliação médica, nesta segunda-feira, por causa da cirurgia de retirada das amígdalas.
Dezoito jogadores se apresentaram ao técnico Felipão, em Brasília.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

São Paulo derrota o Flamengo e se consagra o primeiro campeão da Copa do Brasil Sub-17
Time Carioca abriu o placar, mas o São Paulo virou o jogo e venceu por 3 a 1

O São Paulo venceu de novo o Flamengo, na partida de volta da final, e sagrou-se campeão da primeira Copa do Brasil Sub-17. O time fez 3 a 1 na noite deste sábado no Moacyrzão, em Macaé (RJ), depois de ganhar por 2 a 0 no Morumbi. Os rubro-negros até saíram na frente, com gol do zagueiro Wellington, mas os São-Paulinos empataram três minutos depois, com Ewandro, e marcaram outros dois já no fim do jogo, com Felipe Araruna e Luiz Araújo. Todos os gols saíram no segundo tempo.

           A campanha do São Paulo na competição:

Na estreia, desfalcado de nove jogadores, o São Paulo perdeu para o Criciúma por 1 a 0, fora de casa. Em casa, o time conseguiu passar de fase com gols de Joanderson, Ewandro, Pedro Bortoluzo e João Paulo. Na fase seguinte, mais um adversário: o Sport. Viagem ao Recife e vitória por 2 a 0 no jogo que aconteceu na Ilha do Retiro e goleada por 4 a 1 na partida de volta.
Nas quartas de final, empate em 1 a 1 com o Coritiba, fora de casa. Mas, no jogo de volta, uma grande virada são-paulina! Com direito a gol olímpico de Gabriel Boschilia, o São Paulo venceu o rival por 5 a 1 e se credenciou para as semifinais da competição, onde enfrentaria o Fluminense.
Para chegar à decisão, o time teve uma das maiores provas de que queria mesmo esse título. Após perder por 3 a 1 para o Fluminense no Rio de Janeiro, a equipe precisava fazer, no mínimo, dois gols para conseguir a vaga. Jogando de forma maravilhosa, os jovens são-paulinos conseguiram exatamente o resultado necessário, e de uma forma espetacular. Ewandro marcou duas vezes, sendo que o segundo gol foi uma pintura! Além, é claro, do jogo histórico no Morumbi, que deu a vantagem para a segunda partida.

Ficha técnica
FLAMENGO 1 X 3 SÃO PAULO

Copa do Brasil Sub-17

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 31/08/2013 (sábado)
Horário: 21h45 (de Brasília)
GOLS: Wellington (21min/2ºT), Ewandro (24min/2ºT), Felipe Araruna (42min/2ºT), Luiz Araújo (46min/2ºT)

FLAMENGO: Thiago, Ronaldo, Wellington, Lincoln, Daniel, Victor, Herson, Michel, Felipe Vizeu, Caio e Cafu
Técnico: Celso Martins

Reservas: João Lopes, João Vitor, Welerson, Jefferson, M. Fernandes, Davyson e Renan

SÃO PAULO: O São Paulo do treinador Menta atuou com Éder Moreira, Auro, Lucas Silva, Lucas Kal e Gabriel Machado; Gustavo Hebling (Leonardo Coca, 38min/2ºT), Felipe Araruna, Matheuz Queiroz (Leonardo Prado, 33min/2ºT) e Gabriel Boschilia; Ewandro e João Paulo (Luiz Araújo, 9min/2ºT)

Reservas: Lucas Anselmo, Leonardo Vencato, Polidoro, Roberto, Leonardo Prado, Foguete, Pedro Bortoluzo, Leonardo Coca, Matheus Bernardinetti, Luiz Araújo
SÃO PAULO E BOTAFOGO FICAM NO EMPATE

O São Paulo mostrou que está mais forte no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (1º de setembro), no Maracanã, o time enfrentou o Botafogo e ficou no empate sem gols no confronto válido pela 17ª rodada da competição nacional. Com o resultado, a equipe somou o seu quarto jogo consecutivo de invencibilidade, manteve o bom retrospecto contra os clubes cariocas no torneio (duas vitórias e dois empates), mas perdeu uma posição e agora retorna ao penúltimo lugar, com 15 pontos.
A partida no Rio de Janeiro foi marcada pelas estreias dos atacantes Welliton (ex-Grêmio) e Negueba (após se recuperar de grave lesão no joelho), e colocou o zagueiro Antonio Carlos frente a frente com seu ex-clube.
Com dois desfalques imprescindíveis no ataque, já que não pôde contar com Luis Fabiano e Aloísio, suspensos, o técnico Paulo Autuori não teve muitas dificuldades na formação da equipe.
O São Paulo, que tentava a segunda vitória seguida, se prepara para uma verdadeira maratona de jogos no nacional. O time encara o Náutico, último colocado na competição, nessa terça-feira, 03 de setembro, às 21h, na Arena Pernambuco, em jogo atrasado da décima rodada. E volta a jogar novamente essa semana, dessa vez na quinta, 05 de setembro, diante do Criciúma no Morumbi.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO  X SÃO PAULO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 1/9/2013 - 16h (de Brasília)
Cartões amarelos: Bolívar (BOT) ; Jadson, Douglas (SPO)

BOTAFOGO: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Renato 14'/2ºT), Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques e Elias (Alex 34'/2ºT) - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Paulo Miranda 29'/2ºT), Jadson (Negueba 37'/2ºT), Ganso e Lucas Evangelista; Osvaldo (Welliton 18'/2ºT) - Técnico: Paulo Autuori.