sexta-feira, 4 de outubro de 2013

De volta a zona do rebaixamento, São Paulo se cobra para não perder mais em casa

Novamente entre os últimos quatro colocados, o São Paulo traçou um objetivo aparentemente simples para escapar da segunda divisão do futebol brasileiro. Na reunião de uma hora com o elenco, antes do treino de quinta-feira, o técnico Muricy Ramalho estabeleceu pacto com os jogadores para não sofrer novas derrotas nas partidas restantes como mandante.
Ocorre que o pífio desempenho em casa é a principal razão de a equipe não brigar por nada além de um lugar fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em 12 jogos no Morumbi até aqui, foram sete derrotas, um empate e apenas quatro vitórias, totalizando 13 pontos (menos da metade dos 27 conquistados no geral).
Restando ainda sete partidas em seu domínio, a ideia é somar o máximo possível de pontos para não depender de vitórias atuando como visitante.
O próximo compromisso será no Morumbi. No sábado, o time recebe o Vitória, precisando da vitória a qualquer custo, tendo em conta que, nas duas rodadas seguintes, tem adversários ainda mais duros teoricamente: o líder Cruzeiro, em Belo Horizonte, e o arquirrival Corinthians, em casa. Uma sequência complicada para quem tenta sair de novo da zona de descenso.
O time terá para a partida diante do vitória, o retorno de Antônio Carlos, suspenso na rodada passada. Estão fora; Rafael Toloi e o volante Denilson, ambos em tratamento no Reffis.
Daniel Perrone analisa a situação atual do São Paulo

Momento delicado do São Paulo no Brasileirão 2013. Para quem torce com os pés no chão ele nunca deixou de ser delicado. É assim desde as inexplicáveis derrotas para o Goiás e o Santos no Morumbi, estádio que sempre foi um dos grandes triunfos do clube nos campeonatos estaduais e brasileiros.
A situação de hoje é a seguinte: O Tricolor briga para escapar do rebaixamento com Vasco da Gama, Criciúma, Coritiba, Portuguesa, Bahia, Goiás e Flamengo, que possuem 33 pontos e estão duas vitórias acima da degola. Há quem acredite que nossa luta é contra Vasco e Coritiba pela última vaga. De qualquer forma estamos “firmes e fortes” na briga.
Diretoria de futebol e técnicos foram mudados. Assumiram Gustavo de Oliveira e Muricy e para mim não há mais o que mudar nesse sentido neste ano.  Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo, foi uma grata surpresa enquanto que Welliton, o “jogador do Blog”, não consegue se manter na briga por uma vaga no ataque. Por isso vai um papo reto para os jogadores e torcedores que frequentam esse blog.
A vocês, jogadores, penso que agora a coisa é entre vocês e o torcedor. Esqueçam qualquer desavença que possa haver entre alguns de vocês (caso haja essa desavença) e foquem em escapar da degola. Não levem uma pecha negra nas suas carreiras. Mais que isso, não sujem o nome de um dos maiores clubes do Brasil. Foco, força e organização. Justifiquem os ganhos e virem a mesa dentro de campo.
Para a torcida o que posso dizer é que temos que lutar até o fim. Não está fácil para o São Paulo mas também não está fácil para ninguém. Até dois dias atrás um dos nossos maiores vivais estava sendo cogitado na degola. Não é hora de euforia numa vitória nem de largar tudo em uma derrota. É preciso lutar junto com os jogadores a cada treinamento, a cada escalação, a cada concentração. Não podemos abrir mão do apoio no Morumbi. Se até agora e com essa situação estamos enchendo o estádio e apoiando o Tricolor, não será agora que não continuaremos o apoio.
Jogadores, o papo é esse. Dedicação e luta. Estamos com vocês. Estejam com o São Paulo.
Torcedores, o apoio continua. Vamos sair dessa juntos. Afinal, o São Paulo é maior que tudo.

Saudações Tricolores!

*observação: achei muito interessante essa análise motivacional do Daniel Perrone, e resolvi compartilhá-la no meu blog, pois como todo mundo sabe, estamos passando por um momento difícil. Isso por causa da ameaça a segunda divisão do futebol Brasileiro.
Guia: São Paulo tem 38% de chance de ser rebaixado

A briga para escapar do rebaixamento vai ganhar mais capítulos nas próximas rodadas. Isso porque, o Vasco voltou a vencer e inverteu com o São Paulo as posições na tabela do campeonato Brasileiro. O time da capital paulista agora pressionado perdeu para o Santos, quarta-feira, por 3 a 0 na Vila Belmiro. Com isso, as chances de rebaixamento são quase iguais entre Vascaínos e São-Paulinos: 35% para os cariocas, contra 38% dos paulistas. O Vitória da Bahia praticamente já se vê sem ameaça, enquanto mais 14 clubes ainda correm riscos. Os mais ameaçados continuam sendo o Náutico, ainda com 99%, a Ponte Preta, com 87% e o Criciúma, que tinha um jogo a mais e teve sua probabilidade de rebaixamento mantida em 67%.
                                 VEJA ABAIXO A TABELA 
Cabe agora ao São Paulo, buscar conquistar bons resultados nas próximas partidas, mesmo sabendo que terá uma sequência muito complicada pela frente. Sábado, o time recebe o Vitória no Morumbi, quarta-feira, visita o Cruzeiro, líder da competição, em Belo Horizonte–MG e depois disputará o clássico “majestoso” contra o Corinthians no Morumbi.  

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, São Paulo perde três seguidas com Muricy
Técnico são-paulino sofreu a terceira derrota consecutiva após perder por 3 a 0 para o Santos, nesta quarta-feira. Antes, havia perdido para Goiás e Grêmio

Com a derrota para o Santos por 3 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, o técnico são-paulino Muricy Ramalho alcançou um recorde negativo pelo time. Nunca o treinador havia perdido três jogos seguidos em Campeonatos Brasileiros pelo clube, fato que se deu após as derrotas para Goiás (1 a 0), Grêmio (1 a 0), além da derrota para o Santos. Em 2006, 2007 e 2008, anos em que comandou o time em Nacionais, o São Paulo faturou todos os títulos do torneio.
Muricy assumiu o comando do time no último dia 10 de setembro. Dois dias depois, reestreou pelo São Paulo na vitória sobre a Ponte Preta, por 1 a 0, no Morumbi. Na sequência, venceu também o Vasco (2 a 0), em São Januário, e o Atlético-MG (1 a 0), em casa. Resultados que deram tranquilidade ao time na luta para se distanciar da zona de rebaixamento.
Só que os três resultados negativos nas últimas partidas reaproximaram o São Paulo novamente da zona do rebaixamento, ocupando permanentemente a 16ª posição. Nesta quinta-feira, inclusive, os são-paulinos podem retornar ao Z-4 caso o Vasco, 17º colocado, vença o Internacional. Os cruzmaltinos somam 25 pontos na tabela, enquanto o clube do Morumbi tem 27.
Ainda, nesta sequência de três derrotas, o São Paulo passou na chegou a marcar. Após quatro gols nos três primeiros compromissos de Muricy no campeonato Brasileiro, o desempenho dos atacantes tem decepcionado. Com 21 gols na competição, o rendimento só não é pior que o do lanterna Naútico. A defesa, que não foi vazada nos três primeiros jogos do comandante, já sofreu cinco gols somando os confrontos com Goiás, Grêmio e Santos respectivamente.
São Paulo perde para o Santos vergonhosamente na Vila

O São Paulo perdeu novamente. Com gols de Edu Dracena, Thiago Ribeiro e Léo, o Santos venceu o clássico disputado na noite desta quarta-feira, por 3 a 0, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O São Paulo, que estava empolgado por causa do retorno de Muricy ao clube já dá lugar novamente à preocupação. Com 27 pontos conquistados na competição, o time, que agora soma três derrotas seguidas, se manteve na 16ª posição e pode retornar à zona de rebaixamento nesta quinta-feira, caso o Vasco vença o Internacional.
Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Vitória, sábado, no Morumbi, às 21h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 SÃO PAULO

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 2 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)

Cartões amarelos: Cícero, Thiago Ribeiro e Aranha (Santos); Luis Fabiano (São Paulo)
Cartão vermelho: Alison (Santos)

Gols: Edu Dracena, aos 22 minutos do primeiro tempo, Thiago Ribeiro, aos 12 e Léo, aos 44 minutos do segundo tempo para o Santos

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Leandrinho (Everton Costa) e Cícero; Thiago Ribeiro (Léo) e Willian José (Renê Júnior)
Técnico: Claudinei Oliveira

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Edson Silva (Aloísio) e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Jadson (Maicon) e Paulo Henrique Ganso; Osvaldo (Lucas Evangelista) e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Última vez que o São Paulo venceu o Santos na Vila foi em 2009
Rogério Ceni voltou a marcar depois de um ano, garantiu a vitória do São Paulo na casa do adversário e chegou até a ser expulso no fim da partida


Nesta quarta-feira, Santos e São Paulo duelam às 21h50, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Brasileirão. O São Paulo tem a missão de acabar com o jejum de vitórias no campo do adversário. A última vitória são-paulina na Vila Belmiro aconteceu No dia 25 de outubro de 2009. Naquele ano, as duas equipes mostraram como deve ser um clássico: muita disposição, luta e vários gols. Na 31ª rodada do campeonato Brasileiro de 2009, o time tricolor venceu por 4 a 3, de virada. Rogério Ceni garantiu os três pontos com um gol de falta aos 23 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o São Paulo chegaria aos 52 pontos.

Ameaçado, São Paulo visita o Santos precisando da vitória
Time tenta somar pontos para não voltar à zona do rebaixamento

Amparado pelo histórico de Muricy Ramalho e pela boa fase de Paulo Henrique Ganso, o São Paulo tenta não entrar na zona do rebaixamento outra vez, mas para isso não acontecer o time terá que vencer o Santos. A partida começa às 21h50m.
O São Paulo necessita de uma reação rápida na competição. O time saiu da zona do rebaixamento com três vitórias logo na chegada de Muricy, mas já acumula duas derrotas seguidas. Com 27 pontos, e em 16º, o clube voltará ao grupo dos quatro piores se for derrotado. Para isso realmente acontecer, o Vasco terá que vencer o Internacional.

As escalações

Santos: A formação provável será: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Leandrinho; Thiago Ribeiro e Willian José (Giva).

São Paulo: Muricy Ramalho não deu muitas pistas sobre a escalação do time. Mas a possível formação será: Rogério Ceni, Douglas, Paulo Miranda, Edson Silva e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Contas contra o rebaixamento

A 14 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o São Paulo depende de mais seis vitórias e um empate para atingir 46 pontos, projeção que, nas contas da comissão técnica, é o suficiente para evitar o rebaixamento à segunda divisão do futebol brasileiro.
Conquistar 19 pontos de 42 possíveis - o que significa poder perder até sete partidas - parece fácil, mas é mais do que o time conseguiu no primeiro turno da competição: na primeira metade, ainda no comando de Ney Franco e Paulo Autuori, foram apenas 18 pontos conquistados.
Desde 2006, ano em que a competição passou a ter apenas 20 participantes, nenhum clube foi rebaixado com 46 pontos.
Se não vencer o Santos, o São Paulo pode cair para a 17ª colocação, já que o Vasco soma dois pontos a menos e tem condição de ultrapassá-lo na quinta-feira. Preocupante mesmo é a sequência que o time terá pela frente: Vitória (do técnico Ney Franco, que colecionou polêmicas com alguns são-paulinos), o líder Cruzeiro e depois o arquirrival Corinthians.
São Paulo se agarra aos números fora de casa para não voltar à degola
Time somou mais pontos como visitante do que como mandante e precisa de um bom resultado contra o Santos para não correr risco de entrar na Zona do Rebaixamento outra vez

Jogar longe do Morumbi pode ser um fator importante para o São Paulo reagir no Campeonato Brasileiro. Pelo menos, é nisso que o time se apega depois de perder em casa para o Grêmio. Com um desempenho melhor como visitante do que como mandante, o time enfrenta o Santos, nesta quarta-feira, às 21h50m, na Vila Belmiro. Uma nova derrota poderá colocá-lo de novo entre os quatro piores da competição.
Em 12 jogos longe de sua torcida, o São Paulo somou 14 pontos. Foram três vitórias (Ponte Preta, Náutico e Vasco), cinco empates (Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Botafogo e Flamengo) e quatro derrotas (Vitória, Portuguesa, Coritiba e Goiás). O aproveitamento é de 51,9% dos pontos.
Já no Morumbi, os números são inferiores. O time obteve 13 pontos. São quatro vitórias (Vasco, Fluminense, Ponte Preta e Atlético-MG), um empate (Atlético-PR) e sete derrotas (Goiás, Santos, Bahia, Cruzeiro, Inter, Criciúma e Grêmio), o que o coloca com 48,1% da pontuação. É o time que mais perdeu em seu estádio ao lado do Náutico.
Até a defesa do time se comportou melhor como visitante. O time tomou apenas nove gols fora e 15 atuando em casa. Já o ataque esteve um pouco abaixo. São nove gols marcados nos adversários longe de casa e 13 jogando na capital paulista.
Curiosamente, foi fora de casa que o São Paulo conseguiu seu melhor resultado desde a chegada do técnico Muricy Ramalho. O time derrotou o Vasco por 2 a 0, em São Januário, vitória que consequentemente o tirou da zona do rebaixamento do Nacional. Esta foi a única vez em que o time marcou mais de um gol na mesma partida depois da volta do comandante.
O São Paulo agora precisa de um bom resultado para não voltar a zona de rebaixamento. Caso seja derrotado, passará a frequenta-la se o Vasco vencer o Internacional. Se empatar e os cariocas vencerem, depende do saldo de gols para permanecer fora.
São Paulo prepara lista de dispensas e pacote de reforços para 2014
Edson Silva, Fabrício, Reinaldo, Clemente Rodríguez, Silvinho e Negueba devem sair. Osvaldo corre risco

Enquanto Muricy Ramalho tenta livrar o time do inédito rebaixamento a 2ª divisão do futebol brasileiro, a diretoria do São Paulo se planeja para a temporada 2014. Independentemente da divisão que o time tenda a disputar, o elenco sofrerá grandes mudanças em virtude dos resultados ruins. A lista de jogadores que não continuarão no clube no próximo ano ganha nomes a cada semana. Os reforços também não serão poucos.
Irritado com os fracassos no estadual, Taça Libertadores da América e Campeonato Brasileiro, o presidente Juvenal Juvêncio já avisou que reformulará o elenco mais uma vez. O coordenador técnico Milton Cruz e o próprio Muricy participam ativamente das avaliações de quem não terá uma nova chance.
Entre os titulares, quem tem futuro incerto é o lateral-esquerdo Reinaldo. O jogador está emprestado pelo Penapolense até dezembro. O São Paulo não pretende comprar os direitos do atleta. Apesar de ser dono da vaga, o atleta não agrada a todos. Pessoas ligadas a direção acreditam que ele só vem sendo escalado por falta de opções.
A lateral esquerda deve fazer uma outra vítima. O argentino Clemente Rodríguez, contratado junto ao Boca Juniors no fim do primeiro semestre, será colocado no mercado ou envolvido em alguma negociação. O veterano defensor nunca conseguiu engrenar uma sequência de partidas. Carleto, em recuperação após uma cirurgia no joelho direito, também corre risco de não permanecer no clube.
Com Rodrigo Caio em alta, Wellington perdeu espaço e pode sair. O jogador chegou a dizer no meio do ano que gostaria de se emprestado, mas a direção optou por segurá-lo por não ter alternativas no elenco. Galatasaray, da Turquia, e Inter de Milão eram os interessados em contratá-lo por empréstimo.
O São Paulo, mais uma vez, tentará se livrar de Lúcio. Fora do grupo desde a chegada de Paulo Autuori, o pentacampeão recebe um dos maiores salários do elenco, mas não será aproveitado. O afastamento dele, aliás, foi bem visto no clube - o ambiente entre os jogadores melhorou. Ele tem contrato até o fim de 2014, porém, o clube corre para negociá-lo.

Osvaldo ameaçado

A má fase do atacante fez a diretoria se arrepender de não negociá-lo na última janela. O jogador tinha propostas do Shakhtar Donetsk e do Metalist, ambos da Ucrânia, mas o clube optou por segurá-lo. Agora, o pensamento é outro. Mesmo estando nos planos de Muricy, uma oferta do exterior nem tão vantajosa financeiramente o tirará do Morumbi.
Dos jogadores que estão emprestados, o único com chances de voltar é o argentino Cañete, agora na Portuguesa. Tudo dependerá dos reforços que o clube conseguir buscar. Roni, Henrique Miranda, Luiz Eduardo e João Filipe seguirão sendo emprestados. Ademilson pode entrar no grupo para ganhar experiência.
Osvaldo foi um dos destaques do São Paulo no início do ano e caiu de rendimento depois que chegou à seleção brasileira com Luiz Felipe Scolari e de uma lesão no quadril. O atacante não faz um gol sequer desde 28 de fevereiro, quando marcou contra o Strongest, pela fase de grupos da Libertadores. São 38 partidas sem marcar.

Diretoria prepara Pacotão de reforços

Com as saídas de jogadores, a diretoria prepara também uma série de contratações. Como de costume nos últimos anos, o São Paulo investirá na chegada de laterais para ambos os lados. No ataque, o clube procura opções de velocidade e um concorrente para Luis Fabiano.
O Fabuloso é visto como acomodado no elenco por não ter um concorrente. Aloísio fez 14 gols na temporada, seis a menos que o camisa 9, mas não possui as mesmas características. Um segundo volante também está na mira para concorrer com Denilson. Jucilei, ex-Corinthians e atualmente no Anzhi, da Rússia, foi procurado. Os valores inviabilizam o acordo.
O São Paulo também observa as alternativas para futuramente buscar um goleiro. Rogério Ceni deve se aposentar em dezembro e deixar a camisa 1 livre. Denis, reserva imediato, terá a chance de assumir o lugar, mas não é unanimidade. Renan Ribeiro, contratado esse ano junto ao Atlético-MG, também espera uma oportunidade.
Apesar de a diretoria negar, o clube tem interesse na contratação do meia Zé Roberto, do Grêmio. O jogador chegaria ao Morumbi para reforçar o elenco como um reserva de luxo da dupla Jadson e Ganso.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

São Paulo é superior, mas acaba sendo derrotado pelo Grêmio

O São Paulo teve várias oportunidades para balançar as redes diante de um adversário retrancado, neste domingo, mas desperdiçou todas as suas chances e foi castigado com a derrota por 1 a 0, no estádio do Morumbi. Com mais uma derrota na competição, o time comandado por Muricy Ramalho volta a ficar perigosamente perto da zona do rebaixamento.
O gol da vitória gaúcha no Morumbi foi marcado por Vargas, de cabeça, pouco depois de muita reclamação dos são-paulinos. O lance polêmico da partida foi um toque de mão de Kleber, quando estava na barreira, em cobrança de falta de Reinaldo.
O time acumula sua segunda derrota seguida no campeonato e permanece com 27 pontos, apenas uma posição acima da área do risco de cair para a 2ª divisão do futebol brasileiro.

         Panorama  do Campeonato Brasileiro série A - 
24ª rodada - Classificação e Chances dos clubes em relação a título e rebaixamento na Competição

O próximo compromisso do São Paulo no Campeonato Brasileiro será o clássico diante do Santos. A partida acontece nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, e é válida pela 25ª rodada da competição.

Ficha Técnica
São Paulo 0 x 1 Grêmio

Local: Morumbi, São Paulo;
Data-Hora: 29 de setembro, ás 16 horas

Gol: Vargas (GRE) aos 23 do segundo tempo
Cartões Amarelos: Antônio Carlos, Luís Fabiano e Rogério Ceni (SPO); Saimon e Bressan (GRE)

São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói (Douglas), Antônio Carlos e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Jadson (Aloísio) e Ganso; Luis Fabiano e Osvaldo
Técnico: Muricy Ramalho

Grêmio: Dida; Pará, Bressan, Saimon e Alex Telles; Ramiro, Souza, Riveros e Vargas (Paulinho); Kleber e Barcos (Wendell).
Técnico: Renato Gaúcho