sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Campeonato Paulista 2016 tem início neste sábado

O Campeonato Paulista de 2016 começa neste sábado com a promessa de muitas emoções, mas com os times favoritos de sempre. Apesar da tradição dos clubes do interior, o estadual começa com Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo à frente dos demais. A competição termina no dia 8 de maio.
O São Paulo vai ter que dividir as atenções devido a Taça Libertadores. Mesmo assim, o time terá a missão de encerrar um jejum de 11 anos sem o título da competição estadual.
O Campeonato Paulista é disputado por 20 clubes divididos em quatro grupos. Na primeira fase cada time enfrenta, em turno único, os outros 15 times dos demais grupos. Passam para a fase de eliminatória os dois melhores de cada chave. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogo único, sendo mandante o time de melhor campanha na soma de todas as fases. A decisão será em partidas de ida e volta. Neste ano, serão rebaixados seis clubes, aqueles que tiverem a menor pontuação na primeira fase, independentemente do grupo.
O estadual será bem diferente para o São Paulo. O time não terá o goleiro Rogério Ceni, titular entre 1997 e 2015, agora aposentado, não tem o artilheiro Luis Fabiano, mas tem uma comissão técnica formada por argentinos e a volta de Diego Lugano. A mentalidade do clube é recuperar a organização dentro e fora de campo, e modernizar seu futebol.
O clube espera encerrar um jejum que já dura 11 anos. O Tricolor Paulista não conquista o Campeonato Paulista desde 2005.
O time titular neste início de temporada terá Denis, Bruno, Rodrigo Caio, Breno e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Ganso, Michel Bastos e Centurión; Alan Kardec.
A estreia será neste sábado, diante do RB Brasil, às 19h30, no Moisés Lucarelli.
São Paulo anuncia a contratação de Calleri, quarto reforço para 2016

O São Paulo FC anunciou nesta sexta-feira a contratação do atacante argentino Jonathan Calleri, que já vinha treinando no clube desde a última terça. Destaque do Boca Juniors no ano passado, o jogador de 22 anos assinou contrato de empréstimo válido até o dia 30 de junho (há um acordo para que seu contrato seja prorrogado até a final da Taça Libertadores, caso o time vá longe. A decisão está marcada para o dia 27 de julho). O Tricolor Paulista ainda não confirma a data oficial de sua apresentação.
Contratado do Boca Juniors pela Internazionale, da Itália, Calleri foi liberado para atuar por outro clube até o fim da temporada italiana.
Calleri é o quarto reforço do time para 2016. Além dele, o clube contratou o zagueiro Lugano, o lateral-esquerdo Mena e o atacante Kieza.
FICHA TÉCNICA
CALLERI

Nome completo: Jonathan Calleri
Data de nascimento: 23/09/1993 (22 anos)
Local de nascimento: Buenos Aires-ARG
Posição: atacante
Altura: 1m81
Peso: 77kg

Clubes: All Boys-ARG (2013 a 2014), Boca Juniors-ARG (2014 a 2016) e São Paulo (desde 2016)

Títulos: Campeonato Argentino (2015) e da Copa da Argentina (2015)

Prêmios: Melhor jogador do Boca Juniors (2015), eleito pela organização do Campeonato Argentino

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

São Paulo define estádio do Pacaembu como local dos seus primeiros seis jogos em 2016

O estádio do Pacaembu será a casa do São Paulo nos primeiros seis jogos da temporada de 2016. Isso porque a reforma do gramado do Morumbi, que começou no final do ano passado, está em ritmo mais lento do que o esperado. Tanto que o clube trabalha com a data do dia 13 de março, no clássico diante do Palmeiras, para utilizar o seu estádio pela primeira vez no ano.
O primeiro jogo no Paulo Machado de Carvalho será contra o Água Santa, no dia 6 de fevereiro, válido pelo Campeonato Paulista. Ainda pela competição estadual, o time receberá os seguintes adversários no estádio municipal: Rio Claro (dia 21 de fevereiro), Novorizontino (dia 24 de fevereiro), Mogi Mirim (dia 1º de março) e São Bernardo (dia 5 de março). Pela Taça Libertadores, o time enfrentará o Cesar Vallejo, no dia 10 de fevereiro.
Esse número de partidas no referido estádio ainda poderá aumentar caso o São Paulo consiga passar por esta fase eliminatória da Taça Libertadores. Se isso acontecer, o Tricolor Paulista receberia o The Strongest, da Bolívia, no dia 17 de fevereiro.
Nesta terça-feira, o time começou a se adaptar ao gramado do estádio com o jogo-treino diante do Boa Esporte, que terminou com a vitória por 1 a 0, gol marcado pelo lateral-direito Bruno. Certamente, o clube não terá dificuldades em jogar no Pacaembu.
São Paulo derrota o Boa Esporte com golaço de Bruno 

Pensando na estreia no Campeonato Paulista de 2016, neste sábado, diante do RB Brasil, usando o jogo para servir de preparação para a partida do dia 3 de fevereiro, contra o Cesar Vallejo, válido pela Taça Libertadores, o São Paulo venceu o Boa Esporte por 1 a 0, em jogo-treino realizado na manhã desta terça-feira, no estádio do Pacaembu. A partida serviu para o técnico Edgardo Bauza testar novamente a formação titular do time e também para fazer observações no segundo tempo, com a entrada de seis reservas, além de ambientar os jogadores ao gramado onde será o jogo decisivo pela Taça Libertadores. O gol da vitória foi marcado por Bruno, em belíssima jogada individual.
O time que começou a partida teve a mesma formação usada em todos os treinos táticos: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Breno e Mena; Hudson e Thiago Mendes; Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso e Centurión; Alan Kardec. No primeiro tempo, que terminou empatado em 0 a 0, chamou a atenção a dificuldade que o time teve no setor de criação imposta pelo Boa Esporte. Com pouca movimentação e atrapalhada pelo calor, os jogadores sofreram com a forte marcação adversária.
O comportamento do time chegou a desagradar alguns jogadores. Michel Bastos, em vários momentos, gritava com os jogadores de defesa, pedindo para eles avançarem com a bola dominada. No intervalo, o mesmo Michel discutiu com Thiago Mendes. O técnico Edgardo Bauza aproveitou a pausa para conversar muito com os atletas. Gesticulando bastante, ele pediu uma mudança de comportamento dos jogadores, mas não fez nenhuma alteração para o início do segundo tempo.
A reclamação surtiu efeito. O São Paulo voltou bem diferente e abriu o marcador com um golaço do lateral-direito Bruno, que arrancou pela direita na diagonal, passou por três marcadores, invadiu a área e bateu na saída do goleiro. O chute não foi forte e a bola foi no canto direito do gol: 1 a 0.
Em vantagem, o treinador argentino aproveitou para começar a fazer observações. Primeiro, colocou Carlinhos e Wesley nas vagas de Mena e Hudson. Depois, Rogério e Kieza entraram nos lugares de Paulo Henrique Ganso e Alan Kardec. Lucão e Reinaldo ganharam chances, enquanto Breno e Centurión foram substituídos.
O time manteve o bom futebol exibido no segundo tempo e teve chances de aumentar sua vantagem. Com 40 minutos do segundo tempo, o juiz apitou o fim da partida, para alívio dos jogadores, que sofreram com o calor de 32 graus.