sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Rogério Ceni assume o time. Agora como técnico

Um ano se passou, e a torcida do São Paulo voltará a gritar o nome de Rogério Ceni. Só que ele não estará em campo, fazendo defesas ou cobrando faltas e pênaltis. Para enxergá-lo, será preciso olhar para onde ele pouco ficou: o banco de reservas.
A diretoria confirmou que Rogério Ceni será o técnico do time em 2017, em substituição a Ricardo Gomes, demitido no último dia 23. O presidente e o departamento de futebol decidiram apressar o planejamento da próxima temporada a partir do momento em que ficou decidido que Ricardo Gomes não seria mantido.
– O grande segredo do futebol é administrar pessoas e se relacionar bem com seus jogadores. São eles que podem fazer diferença. Eu quero que eles vejam futebol da maneira como eu via quando jogava, eu quero um time vencedor, que tenha uma mentalidade vencedora. Eu tenho certeza de que eles vão entender isso, já conheço muitos deles e sei da mentalidade vencedora que eles têm – afirmou Rogério Ceni ao site oficial do clube.
A apresentação será feita depois do Campeonato Brasileiro, provavelmente no dia 5 de dezembro, para não interferir no trabalho de Pintado, que será o técnico interino, nas duas últimas rodadas da competição nacional.
O contrato de Rogério Ceni, agora técnico de futebol, terá dois anos de duração e multa rescisória atrelada à sua produtividade. Por exemplo, se no segundo ano ele não atingir certo patamar, a multa deixa de existir, e o São Paulo poderia dispensá-lo sem custos, da mesma forma que ele poderia largar o clube sem pagar. Por outro lado, se Ceni atingir ou até superar metas, terá bonificações e aumentos.
Considerado o maior jogador da história do São Paulo, Rogério teve incentivadores dentro do clube para ingressar na nova carreira. Há cerca de três meses, ele conversou com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva sobre suas ideias de futebol, a experiência que havia adquirido, de que maneira pensava uma equipe. Leco ficou bem impressionado.
Diante dos maus resultados no Campeonato Brasileiro, tanto com Edgardo Bauza, que deixou o clube rumo à seleção argentina, quanto com Ricardo Gomes, que evitou o rebaixamento, mas não melhorou o time na proporção que os dirigentes esperavam, cresceu o movimento pró-Ceni. Depois de muitas ponderações, o São Paulo decidiu apostar em seu ídolo.
No segundo semestre de 2016, Rogério Ceni começou o curso de treinador da Federação Inglesa (FA), mas não teve tempo de concluir. Era um primeiro passo para depois se matricular no da Uefa, o mais conceituado da Europa. O goleiro aproveitou o tempo na Inglaterra para visitar técnicos como o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool, e passou uma semana no Sevilla com Jorge Sampaoli, argentino que foi campeão da Copa América de 2015 pela seleção chilena.
Naquela ocasião, ele disse à TV oficial do Sevilla que estava se preparando para treinar o São Paulo.
Rogério Ceni defendeu o São Paulo de setembro de 1990 a dezembro de 2015. Disputou 1237 jogos, com 648 vitórias, 275 empates e 314 derrotas. É o goleiro que mais fez gols na história do futebol: foram 131 (69 de pênalti e 62 de falta).
Como técnico, ele vai comandar a pré-temporada do time, inclusive a etapa no Torneio da Flórida, que será disputado de 6 a 23 de janeiro do ano que vem. Sua estreia em jogos oficiais será no Campeonato Paulista, ainda sem tabela divulgada.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

São Paulo é o clube que mais cedeu atletas pra Seleções de base em 2016

Um dos maiores clubes formadores de atletas do mundo, o São Paulo cada vez mais mostra o bom trabalho feito nas categorias de base colocando jovens atletas no time principal, ganhando títulos nos torneios e apresentando futuros grandes jogadores à torcida. O clube também está sempre representado nas diversas Seleções de base, e nessa temporada mostrou a força do trabalho feito no CT de Cotia: em 2016, foi o clube que mais cedeu atletas para as equipes nacionais.
De acordo com um levantamento divulgado na terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou que o Tricolor Paulista está no topo da lista de clubes que oferecem atletas aos times brasileiros infantil, juvenil e júnior. Só nesta temporada, 22 são-paulinos que integram times entre o Sub-15 e o profissional do clube já foram chamados para servir a Seleção Brasileira.
Não estão incluídos, mas é importante também destacar a participação do zagueiro Rodrigo Caio na Seleção que conquistou a primeira medalha de ouro para o país nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Para completar, Auro e Lucão também tiveram passagem pela Seleção nesta temporada: ambos foram convocados para auxiliar em treinamentos da Seleção principal do Brasil.
O São Paulo está no topo da lista e não é por acaso. Em 2016, o clube garantiu um bom desempenho na maioria das competições que disputou, levando oito títulos para Cotia. O clube ainda disputa três troféus nesse final de temporada.
Pela terceira vez na história, três decisões simultâneas nas categorias de base

Esta semana é especial para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube. Pela terceira vez na história, o Tricolor Paulista começa a decidir três campeonatos oficiais em um curto intervalo de tempo. O time sub-20 disputa o título da Copa do Brasil (nos dias 24/11 e 01/12) e do Campeonato Paulista (dias 27/11 e 04/12), enquanto o sub-17 também vai em busca da conquista do Estadual (finalíssima marcada para o dia 26/11).
No passado, os times são-paulinos se saíram muito bem em situações parecidas, vencendo cinco das seis competições em disputa, nestas duas oportunidades.
O time conta com ajuda da torcida para conquistar mais taças para Cotia.

---------------------------------------------------------------------------
Copa do Brasil: 1º jogo será nesta quinta-feira (24) às 20h40, no Morumbi.
Campeonato Paulista Sub-17: finalíssima marcada para o sábado (dia 26), às 11h, em Cotia.
Campeonato Paulista Sub-20: 1º jogo marcado para o domingo (dia 27), às 10h, em Cotia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ricardo Gomes é demitido. Pintado assume interinamente

Ricardo Gomes não é mais o técnico do São Paulo. O técnico, que tinha o cargo bancado para a próxima temporada pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva na semana passada, foi demitido pelo clube nesta quarta-feira, depois do treino.
O auxiliar técnico Pintado assume, de forma interina, o time nos dois últimos jogos deste Campeonato Brasileiro (diante de Atlético-MG neste domingo e Santa Cruz na semana que vem).
A diretoria ainda não fala publicamente sobre quem será o novo treinador. Rogério Ceni é um nome considerado. O ex-goleiro fez um curso para técnicos na Inglaterra e visitou vários clubes europeus, como Manchester City, Liverpool, Chelsea, West Ham, Arsenal e Sevilla.
A decisão de demitir Ricardo Gomes ocorreu após concluírem que ele não podia ser mantido para 2017, e a atual temporada está definida. Não há mais chances de disputar uma vaga para a Taça Libertadores de 2017, nem de rebaixamento. Logo, a ideia é ter o novo técnico nos próximos dias para que ele participe do novo planejamento.
Ricardo Gomes deixa o time após 18 partidas, com seis vitórias, cinco empates e sete derrotas (aproveitamento de 42,59%).
O técnico nunca teve tranquilidade para trabalhar no São Paulo. Apresentado em agosto, Ricardo Gomes chegou para substituir Edgardo Bauza, que havia deixado o clube para assumir o comando da seleção da Argentina. Só que sempre foi questionado pelos torcedores, principalmente porque não conseguiu fazer o time evoluir dentro de campo. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor Paulista sofreu com o risco de rebaixamento e só se livrou dessa ameaça na rodada anterior.
A notícia da demissão foi dada pelo diretor executivo do clube, Marco Aurélio Cunha, em entrevista concedida no CT da Barra Funda.
– O São Paulo Futebol Clube anuncia que teremos uma mudança no comando técnico. Ricardo Gomes e o auxiliar Luiz Otávio deixam o clube. Agradecemos o trabalho. Vamos começar novos planos dentro da nossa ideologia para 2017. O Pintado será o treinador interino para os jogos que faltam e na pré-temporada para a Flórida Cup teremos o novo treinador – afirmou o dirigente.
A diretoria agora terá tempo para pensar no substituto. Internamente, um nome bastante comentado é o do ex-goleiro Rogério Ceni. Inclusive, o presidente Leco já disse em ocasiões passadas que vê o ídolo são-paulino pronto com capacidade suficiente para comandar o time.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

São Paulo avalia permanência de Ricardo Gomes e novo goleiro para 2017

O planejamento do São Paulo para 2017 tem situações que deixam duvidas como essas: Ricardo Gomes ou outro técnico para o time? E a outra: Haverá um novo goleiro ou a manutenção de Denis como titular? Essas duas perguntas estão sendo analisadas.
Internamente, não é certa a hipótese de Ricardo Gomes permanecer como técnico do time, mesmo bancada pelo presidente Leco, nem se é necessário ter substituir Denis que, atualmente, é o goleiro titular do Tricolor Paulista. Mas uma coisa é certa; Tanto o técnico quanto o goleiro sofrem uma forte rejeição por parte da torcida, algo a ser considerado, mas ainda não é suficiente para se tomar uma decisão.
As ideias iniciais eram manter Ricardo no comando técnico do time e não contratar um novo goleiro, posição que também tem Renan Ribeiro com futuro indefinido. O presidente Leco gosta muito do técnico, por conta de suas passagens anteriores pelo clube, mas não há unanimidade dentro da direção sobre isso.
Publicamente, a diretoria vai defender todos os atletas até o fim do ano, mas todas as alternativas são estudadas a respeito de um novo técnico e de um novo goleiro. As decisões serão tomadas mediante uma análise depois do Campeonato Brasileiro. O time tem duas partidas a fazer, diante de Atlético-MG e Santa Cruz.
Os resultados de Ricardo Gomes estão abaixo do esperado pelo São Paulo. Em 18 jogos, ele teve sete derrotas, seis vitórias e cinco empates. A expectativa era de que o trabalho de recuperação tivesse mais êxito nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Por isso, nos bastidores admite-se a possibilidade de ele sair do clube no fim da temporada.
No gol, o São Paulo tem Denis, Renan Ribeiro e Léo, terceiro goleiro com contrato válido até dezembro. Insatisfeito por ter poucas oportunidades, Renan tem futuro incerto, apesar de ter contrato até 2018. A decisão de contratar ou não um novo goleiro, assunto em discursão no clube, passa também pela condição de uma eventual negociação. Sem dinheiro de sobra no caixa, o clube tenta errar o menos possível no mercado.
Não se sabe ainda se um novo goleiro seria titular ou serviria para ser o substituto imediato de Denis. Vale dizer que Denis falhou bastante nesta temporada.

Aguardemos...

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Decepcionante

O São Paulo foi superado pela Chapecoense pelo placar de 2 a 0, neste domingo, em Santa Catarina, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O destaque negativo além da derrota ficou para o goleiro são-paulino Denis, que não foi bem na meta. Oscilante na competição, o Tricolor Paulista criou chances, mas pecou novamente nas finalizações e termina a rodada quatro pontos acima do Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Atlético-MG, no próximo domingo, ás 17 horas (Hora de Brasília) no estádio Independência, em Minas Gerais.
CHAPECOENSE 2 X 0 SÃO PAULO

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 20 de novembro de 2016 (Domingo)
Horário: 19h30 (Hora de Brasília)

Cartões amarelos: Neto (Chape). João Schimidt (SPFC).

Gols: Dener, aos 38, e Thiaguinho, aos 45 minutos do 1º tempo para a Chapecoense.

CHAPECOENSE: Danilo, Mateus Caramelo, Neto, Thiego e Dener; Mateus Biteco (Arthur Maia), Josimar e Cleber Santana (Gil); Lucas Gomes, Tiaguinho (Ananias) e Bruno Rangel
Técnico: Caio Júnior

VS

SÃO PAULO: Denis, Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schimidt, Thiago Mendes e Cueva; David Neres (Daniel), Robson (Jean Carlos) e Pedro (Gilberto)
Técnico:Ricardo Gomes