quarta-feira, 25 de abril de 2018

Arboleda: de desconhecido a titular absoluto. Veja por que

A prorrogação do contrato de Arboleda até junho de 2022 confirma a boa fase do zagueiro. Apesar de o São Paulo não viver um bom momento (são duas eliminações em quatro meses – Campeonato Paulista e Copa do Brasil), o atleta equatoriano se firmou como um dos principais jogadores do setor.
Os números de Arboleda pelo clube são a prova disso. Desde que estreou, diante do Santos, em julho do ano passado, ele nunca foi substituído. Para ficar mais claro: todas as vezes que foi escalado, entrou em campo como titular e permaneceu até o final da partida.
Antes de se tornar titular absoluto, porém, Arboleda chegou como mero desconhecido dos brasileiros, após sua chegada ao país do modesto Universidad Católica de Quito, do Equador. Vale ressaltar que, em seu país natal, o zagueiro já era reconhecido e convocado para a seleção equatoriana.
No São Paulo, Arboleda nunca saiu do banco para entrar em campo. Quando ficou nessa condição, o zagueiro permaneceu na reserva até o fim.
Veja abaixo, os números de Arboleda pelo São Paulo FC:

2017: 23 jogos – 2070 minutos (sem acréscimos) – três gols.
2018: 14 jogos - 1260 minutos (sem acréscimos) – um gol.

No ano passado, Arboleda perdeu apenas quatro jogos. E neste ano, depois de se apresentar ao clube com um problema muscular no começo do ano, demorou a ficar à disposição. Perdeu ao todo 11 partidas, contando algumas em que foi poupado. Chamado de "Arbolenda" pela torcida, ele disse:
– Gosto do apelido (risos). Este carinho é sinônimo de felicidade, porque trabalho todos os dias para ajudar os meus companheiros – declarou ao site oficial do clube.
Sobre a prorrogação do contrato, Arboleda falou:
– Cheguei com a mentalidade de trabalhar forte para conquistar títulos, e não mudarei isso. Não é porque assinei um novo contrato que vou relaxar. Vou me esforçar ainda mais para levar o São Paulo onde merece, que é no topo da tabela e na briga por troféus.
Poupado do primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, diante do Paraná, no Morumbi, Arboleda foi titular contra o Ceará, na segunda rodada, e será novamente diante do Fluminense, domingo, pela terceira rodada da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário