sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Arboleda herda a camisa 5 que pertencia a Lugano

Arboleda é o novo camisa 5 do São Paulo. O zagueiro pediu à diretoria para usar o número que era de Lugano (o uruguaio tem uma proposta para assumir uma função na comissão técnica do clube). Veja abaixo o que o zagueiro disse sobre a inspiração em Lugano:
– Aprendo muito com o Lugano e tenho muita admiração por ele. Fomos parceiros de quarto muitas vezes na concentração, e ouvi muitos conselhos dele. O Lugano me ajudou bastante na minha chegada ao Brasil, foi importante na minha adaptação e agora terei a oportunidade de jogar com a camisa que ele fez história. Sei o peso disso, respeito muito a trajetória dele e farei de tudo para honrar este compromisso – disse Arboleda, em entrevista ao site oficial do São Paulo.
– Pedi para a diretoria para usar a camisa 5, porque sei o quanto representa no São Paulo. Grandes jogadores, como Lugano e Miranda, que respeito muito, usaram este número e tiveram passagens vitoriosas. Estou muito orgulhoso e contente. A diretoria atendeu ao meu pedido, agradeço e espero honrar esta camisa tão importante – acrescentou o jogador, que usava a camisa 4.
A história da seleção do Equador também animou Arboleda a pedir o número 5.
– A camisa 5 também foi utilizada por grandes jogadores da Seleção Equatoriana, então isso me motiva ainda mais – completou o zagueiro.
Arboleda ainda não foi a campo nesta pré-temporada. Ele está com um problema muscular na coxa e está em tratamento. O São Paulo estreia quarta-feira no Paulistão, contra o São Bento, em Sorocaba.
São Paulo está na terceira fase da Copa SP 

Debaixo de chuva em Ribeirão Preto, o São Paulo contou com dois gols de Toró para superar a Chapecoense por 2 a 0, na quinta-feira, e avançar à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o atacante apareçeu e classificou o Tricolor Paulista. O próximo adversário será o Botafogo-SP, que já foi adversário do São Paulo na fase de grupos – na ocasião, o São Paulo venceu por 4 a 0. A partida está marcada para este sábado, às 21h (Hora de Brasília), em Ribeirão.
A chuva ocasionou a queda de energia elétrica no Estádio Santa Cruz. O jogo ficou paralisado durante 17 minutos e foi esticado até os 68 do segundo tempo. Nada mudou, e o São Paulo apenas administrou o placar.
São Paulo apresenta Anderson Martins que diz: "Vim procurar conquistas"

Anderson Martins foi apresentado pelo São Paulo nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda. Depois de rescindir contrato com o Vasco, o zagueiro assinou contrato com o Tricolor Paulista válido por três temporadas.
- Foi tudo muito rápido. Tive que tomar decisões rápidas pela minha carreira. Dentro de todo projeto que o São Paulo me apresentou, a expectativa para os próximos anos, com Raí e Ricardo Rocha, isso tudo me atraiu. A gente sabe que é um clube vencedor, vim procurar conquistas – disse o reforço são-paulino.
Como sua documentação não foi registrada no Boletim Informativo Diário da CBF até a noite da última quarta-feira, Anderson Martins não terá condição legal de estar disponível para a estreia do time no Campeonato Paulista, marcada para o dia 17, diante do São Bento, em Sorocaba.
Anderson falou também sobre os motivos que o fizeram deixar o Vasco, que disputará a Taça Libertadores em 2018, e fechar com o São Paulo. O clube carioca atravessa uma grande crise administrativa.
– Queria agradecer a torcida por todo carinho. Sei por quais motivos tive que tomar essa decisão, não cabe colocar publicamente. De tudo o que já foi falado, o que vale é a minha palavra diante de vocês. Sempre tentei honrar a camisa do Vasco, mas as coisas não aconteceram. Muitas coisas são cogitadas no futebol e tenho certeza de que tomei a decisão certa para a minha carreira.
Desde que chegou, no entanto, o zagueiro tem treinado normalmente. Participou até agora de todas as atividades. Ele deve brigar por posição no time titular com Rodrigo Caio e Arboleda.
– Sabemos da qualidade de todos os jogadores que aqui estão. Fortalece o grupo. Espero ajudar da melhor maneira. Vou respeitar a todos, mas vou procurar meu espaço. Temos de buscar desafios. Não podemos nos acomodar – completou o zagueiro.
Com Anderson Martins no elenco, o técnico Dorival Júnior tem seis zagueiros à disposição. Além dos já citados acima, o time conta ainda com Bruno Alves, Aderllan, Rony e Éder Militão. Esse último, no entanto, tem atuado improvisado como lateral-direito.
Antes da apresentação de Anderson Martins, o coordenador de futebol Ricardo Rocha falou sobre o reforço.
– De zagueiro para zagueiro, né (risos). Essa mescla da experiência com a juventude será fundamental. Ele veio para isso. Assinei embaixo quando falou o nome dele. Arrumou a defesa do Vasco. Essa liderança que ele tem será importante. Que ele venha com títulos, pela bagagem que tem – falou o dirigente.
Diego Souza é apresentado, recebe a camisa 9, e diz que não escolherá posição para jogar

Principal contratação do São Paulo até o momento, Diego Souza foi apresentado na quinta-feira, no CT da Barra Funda. O meia-atacante assinou contrato válido por duas temporadas e terá a missão de substituir Lucas Pratto, vendido ao River Plate. Ele recebeu das mãos de Raí, diretor executivo do clube, a camisa 9.
– Sempre acreditei muito no meu trabalho, dar o meu melhor e ao longo da minha carreira mostrei isso. Isso não é surpresa pra mim, desfrutar com 32 anos com bom futebol – afirmou Diego Souza.
Apesar de ter chegado ao São Paulo recentemente, o jogador se colocou à disposição do técnico Dorival Júnior para atuar na partida diante do São Bento, na próxima quarta-feira, em Sorocaba, pela estreia no Campeonato Paulista de 2018. No entanto, como não foi inscrito a tempo na CBF, ele está fora da partida. O mesmo acontece com o zagueiro Anderson Martins.
O São Paulo é o nono clube brasileiro na carreira de Diego Souza. Antes, ele passou pelos times cariocas; Flamengo, Fluminense e Vasco, pelos clubes mineiros; Atlético-MG e Cruzeiro e também com passagens por Grêmio, Palmeiras e Sport.
– A escolha pelo São Paulo, sem dúvida, pela história. É um time que está sempre disputando títulos. Por mais que tenha tido dificuldade ano passado, isso não é normal. Para alcançar seus objetivos pessoais, você tem que estar em um grande time. Para ajudar e ser ajudado – disse.
Nesse primeiro semestre, Diego Souza tem o objetivo de se destacar para chamar a atenção do técnico Tite. O meia-atacante é um dos jogadores que ainda tem chance de conseguir uma vaga na seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo este ano.
Ao longo de sua carreira, Diego Souza passou por uma transformação tática. Começou como meia mais defensivo, quase um volante, depois avançou um pouco mais para armação até chegar a jogar de centroavante.
No São Paulo, a comissão técnica pensa no jogador mais como substituto de Pratto do que de Hernanes, por exemplo. O Profeta voltou para o clube chinês Hebei Fortune.
– Tive poucas conversas com Dorival, mas ele me conhece. Não estou preocupado em jogar de 9, 10 ou pelo lado. Quero jogar e estar bem ajudando da melhor maneira. O Tite me conhece, joguei muito contra e nas últimas convocações estive junto. Não estou muito preocupado com isso. Quero jogar bola e bem, ajudando da melhor maneira.
Como seu contrato não foi registrado na CBF e na Federação Paulista até a noite da última quarta-feira, Diego Souza não terá condições legais de está à disposição na estreia do São Paulo no campeonato estadual, quarta-feira, dia 17, contra o São Bento, em Sorocaba.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Cueva terá de mudar sua postura para ter sucesso no SPFC

Cueva vai precisar andar na linha para ter um ano tranquilo no São Paulo. Com a promessa de que a nova diretoria de futebol são-paulina vai ser mais severa em relação ao comportamento do elenco, o peruano precisará mudar a postura que atrapalhou sua relação com o clube na temporada passada.
O meia é, sem dúvida, uma das principais lideranças do time dentro de campo. Costuma ser decisivo. Mas seu último ano foi de altos e baixos justamente por conta do comportamento fora dos gramados. Raí, diretor executivo de futebol, e Ricardo Rocha, coordenador de futebol, vão ter uma séria conversa com Cueva.
Ano passado, Cueva teve um tratamento especial da comissão técnica de Rogério Ceni para evitar lesões e ser utilizado o máximo possível. Mas ele voltou machucado de uma das partidas com a seleção de seu país e somente no final de 2017 é que retomou o bom futebol. Para piorar, mais adiante, se atrasou ao retornar ao São Paulo  e foi multado.
Cueva, vale lembrar, não se apresentou no dia combinado com o São Paulo depois de ajudar a seleção peruana a se classificar para a Copa do Mundo. Para a pré-temporada deste ano, o meia também se atrasou. O motivo? Compromissos comerciais no Peru que o fizeram perder seis dias de preparação.
Com o jogador de volta, a diretoria são-paulina ainda estuda se vai multá-lo ou se terá apenas uma conversa mais séria. De qualquer forma, Cueva precisa se atentar para algumas mudanças se quiser tranquilidade até a Copa do Mundo. Depois disso, especula-se que ele deve receber propostas para deixar o São Paulo.
O craque peruano já deixou claro que gostaria de jogar no continente europeu. Só que, para isso, precisa se destacar no São Paulo e fazer uma boa Copa do Mundo. A fama de indisciplinado pode pesar contra ele em uma futura negociação. Seu contrato com o Tricolor Paulista vai até 2021.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

São Paulo 100% na primeira fase da Copa SP

O São Paulo mostrou na terça-feira por que é considerado um dos grandes favoritos ao título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No jogo que valia a liderança do Grupo 10, o Tricolor Paulista goleou o Botafogo-SP por 4 a 0, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e agora vai enfrentar a Chapecoense na segunda fase da maior competição de base do país. A partida está marcada para acontecer nesta quinta-feira, no mesmo local, às 19h30.
A garotada dirigida pelo técnico André Jardine encerra a fase de grupos com nove pontos (100% de aproveitamento), com 13 gols marcados e apenas três sofridos. Já a Chapecoense, próximo adversário, que acabou eliminando o São Paulo na edição do ano passado, ficou com a segunda vaga no Grupo 9. 
São Paulo anuncia a contratação de Anderson Martins

O São Paulo anunciou a contratação de Anderson Martins. O zagueiro rescindiu com o Vasco e assinou por três anos com o Tricolor Paulista (até o fim de 2020).
Ele viajou do Rio de Janeiro para a capital paulista na última terça-feira. Nesta quarta, de manhã, o atleta foi aprovado nos exames médicos e falou pela primeira vez como novo atleta do clube.
– Quero falar para todos vocês que estou muito feliz por poder estar me unindo a essa grande equipe. Espero que seja um ano de grandes conquistas. Estou feliz por poder encontrar companheiros que trabalhei junto, como Diego Souza e Petros, e os outros. Será uma satisfação enorme servir e fazer o melhor para buscar um ano de muitas conquistas – disse Anderson, em um hospital da capital paulista, no qual realizou os exames.
– Além da qualidade indiscutível, o Anderson tem experiência, que se alia a nossa juventude, equilibrando ainda mais o perfil do grupo – afirmou o executivo Raí, ao site oficial do clube.
Anderson Martins será o sexto zagueiro do elenco do São Paulo. Hoje, o técnico Dorival Júnior tem à disposição: Arboleda, Rodrigo Caio, Bruno Alves, Aderllan e Rony. Éder Militão também é defensor, mas tem atuado como lateral-direito desde 2017.
O zagueiro de 30 anos é o terceiro reforço do São Paulo para a temporada de 2018. Antes, o clube havia acertado às contratações de Diego Souza, ex-Sport, e Jean, goleiro ex-Bahia.
Anderson Martins jogou ao lado de Diego Souza no Vasco, em 2011, quando foram campeões da Copa do Brasil. 
Diego Souza: "O desejo de chegar ao São Paulo sempre foi grande"

Reforço do SPFC, Diego Souza chegou à São Paulo na última segunda-feira (8), seguiu para o CT da Barra Funda para se apresentar ao clube. O novo desafio na carreira animou o jogador, que está motivado para defender o Tricolor Paulista.
“Estou muito feliz por chegar ao São Paulo. Tenho muitos amigos que jogaram aqui e sempre ouvi boas referências sobre o clube pela grandeza, organização e conquistas. E hoje, felizmente, tenho a oportunidade de defender esta camisa. O desejo de chegar ao São Paulo sempre foi grande. Quero corresponder a expectativa e ser feliz com os nossos torcedores”, afirmou.
Convocado para a Seleção Brasileira nos últimos jogos e com a possibilidade de disputar a Copa do Mundo este ano, o jogador assinou um contrato válido até o fim de 2019 com a possibilidade de prorrogação por mais uma temporada.
“Desejo que seja um ano de conquistas e coisas grandes. A equipe tem tudo para ter um grande 2018, e vou batalhar por isso com os meus companheiros. Os desafios e os objetivos que tenho me motivam para brigar pelos títulos. Estou aqui para ajudar. No futebol não conseguimos nada sozinho, e por isso temos que ser fortes como equipe e grupo”, acrescentou.
O jogador chega ao São Paulo no melhor momento da sua carreira: em 173 jogos pelo Sport, o atleta marcou 57 gols e assumiu o protagonismo no clube pernambucano. Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2016 com 14 gols, o atacante manteve a pontaria calibrada no ano seguinte e balançou as redes 21 vezes.
“É um momento maravilhoso da minha carreira. Fui feliz no Sport, amadureci bastante e só posso agradecer. Agora é um desafio novo e estou motivado. O São Paulo é um clube acostumado aos títulos. E chego com essa expectativa também. Ao lado dos meus companheiros, quero chegar longe na Copa do Brasil e na Sul-Americana, além de brigar pelo título do Campeonato Brasileiro”, avaliou.

Boa sorte, Diego Souza!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Jean é apresentado no SPFC e diz: "Rogério tem uma linda história, e eu estou vindo construir a minha"

O goleiro Jean, de 22 anos, foi apresentado nesta terça-feira (8) como reforço do São Paulo. Contratado em dezembro do ano passado, o goleiro treina com o elenco desde o dia 3 de janeiro, quando o Tricolor Paulista iniciou a pré-temporada no CT da Barra Funda.
Jean veio credenciado por boas atuações pelo Bahia. Mas não só isso. Ele também faz a cobrança de faltas, assim como fazia Rogério Ceni, goleiro-artilheiro que fez 131 gols pelo São Paulo.
Durante um treino do Bahia na Academia de Futebol do Palmeiras, em 2016, Jean fez um gol de falta na atividade e saiu gritando que era Rogério Ceni – ídolo que também assumiu o cargo de técnico do time são-paulino no primeiro semestre do ano passado.

Veja o que o novo goleiro do São Paulo falou sobre essa comparação com o M1TO Rogério Ceni:

– O Rogério com certeza é um ídolo pra mim, uma referência. Em 2016 viemos treinar aqui ao lado e eu estava treinando uma falta e fiz o gol e uma brincadeira. Toda criança já brincou em falar que era o seu ídolo. Não quis me comparar a ele, foi apenas uma brincadeira. Rogério tem uma linda história, e eu estou vindo construir a minha – disse Jean.
Destaque do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2017, Jean assinou um contrato que valerá por cinco temporadas. O clube pagará R$ 9,8 milhões por 75% dos direitos econômicos do jovem goleiro. Esse valor será dividido em dois anos.
Neste primeiro momento, Jean vai disputar a titularidade diretamente com Sidão, que terminou a temporada passada como titular absoluto do São Paulo.
– Não tem briga. Se tiver, é uma briga saudável. O Sidão terminou bem o ano. Mas o jogador é escalado treinando. Estou aqui para somar e ajudar dentro e fora de campo – completou Jean, que vestirá a camisa 1 dada pelo coordenador Ricardo Rocha; Sidão, continua com a camisa de número 12.
São Paulo aceita proposta do River Plate e vende Lucas Pratto

O São Paulo acertou a venda de Lucas Pratto ao River Plate. Os clubes chegaram a um acordo pela transferência do centroavante por 11,5 milhões de euros (R$ 44,4 milhões), mais 3,5 milhões de euros (R$ 13,5 milhões) condicionados a metas (títulos).
A informação do São Paulo nos bastidores é que, dos 11,5 milhões euros, o clube receberá 8,5 milhões de euros (R$ 32,90 milhões). Embora tenha 50% dos direitos econômicos, a diferença se dá por cláusulas acertadas na época da contratação de Pratto quando estava no Atlético-MG, que protegem o São Paulo.
Pratto voltará para a Argentina para ficar mais próximo de sua filha, que mora em Buenos Aires, e também de olho em uma vaga na seleção de seu país para a Copa do Mundo deste ano, na Rússia.
Pratto está definindo detalhes da viagem para a Argentina, o que deve acontecer entre esta terça e quarta. Mas, antes de sair, o centroavante deseja explicar os motivos pelos quais tomou a decisão de ir para o River Plate.
Em fevereiro de 2017, o São Paulo pagou 6,2 milhões de euros (R$ 20,5 milhões na cotação da época) ao Atlético-MG por 50% dos direitos do atacante.
O contrato estabelecia ainda que ao final de cada um dos três anos seguintes, o São Paulo poderia pagar mais 1,5 milhão de euros para adquirir mais 15%. Assim, ficaria com 65% no início de 2018, 80% no início de 2019 e 95% no início de 2020.
No total, Lucas Pratto fez 48 jogos e 14 gols pelo São Paulo. O atacante de 29 anos tinha contrato válido até dezembro de 2020.
Hernanes não convence time chinês, e após decisão, manda recado ao São Paulo: "Tenho que seguir aqui"

Hernanes não vai voltar ao São Paulo. Mesmo depois de falar em tom de despedida em sua entrevista na última sexta-feira, no CT da Barra Funda, o craque alimentou a esperança de que poderia reverter a situação com o Hebei Fortune, da China, que fez valer a cláusula que solicitou seu retorno.
A intenção de Hernanes era que pessoalmente, na pré-temporada do time chinês na Espanha, ele poderia convencer os dirigentes a liberarem pelo menos o empréstimo até junho. Mas em vídeo postado em sua conta no Instagram o Profeta deixou claro que vai seguir no Hebei Fortune.
Hernanes foi considerado o responsável por ajudar o São Paulo a evitar o rebaixamento na temporada passada.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Dorival terá de achar um novo capitão para 2018

A faixa de capitão do São Paulo começou 2017 no braço de Maicon. Aos poucos, Lucas Pratto a conquistou, mas cedeu a Hernanes quando o Profeta chegou, em julho, por sua história e identificação com o clube. Mesmo critério que fez Lugano ostentar a braçadeira quase sempre que foi titular.
Dos quatro, três já deixaram o São Paulo para 2018. Falta só Lucas Pratto, que tem muita vontade de voltar para Argentina para jogar no River Plate, e aguarda o desfecho de uma transferência que deve acontecer nos próximos dias. Dorival Júnior tanto sabe que o colocou no terceiro time no treino da última sexta-feira.
Para essa temporada, o técnico terá que encontrar um novo capitão. E mais do que o símbolo da faixa, descobrir novas lideranças num elenco em transformações constantes.
Um dos fatores considerados primordiais para que o São Paulo escapasse do rebaixamento no último Campeonato Brasileiro, além da volta de Hernanes, foi a formação de elenco que terminou o ano. Na avaliação de quem trabalha no CT da Barra Funda, eram jogadores compromissados, unidos e comandados por lideranças de características diferentes.
Hernanes, Pratto e Lugano eram alguns dos mais importantes nesse grupo de referências. Ao lado deles, Sidão, Rodrigo Caio e Petros, candidatos a herdar a faixa.
Na penúltima rodada do último Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu o Coritiba por 2 a 1, na capital paranaense, sem muitos de seus líderes. Hernanes e Pratto estavam machucados, Lugano no banco e Petros suspenso. Dorival deu a braçadeira a Cueva, que está longe de ser exemplo de comportamento.
Àquela altura, ele já havia sido multado por não se reapresentar depois da classificação do Peru para a Copa do Mundo. Sua escolha para ser capitão foi um estímulo do técnico. Mas agora, no início de 2018, o meia também não se apresentou, em razão de campanhas publicitárias no seu país. Na última sexta-feira, Raí disse que o São Paulo não foi avisado com a antecedência ideal.
Hernanes, Pratto e Lugano eram considerados importantes, dentro ou fora de campo, para inibirem esse tipo de comportamento. Eram exemplos. Não estão mais no clube, que terá de remontar um grupo que a psicóloga Anahy Couto considerou o melhor que já trabalhou com ela no CT.
São Paulo anuncia a contratação de Diego Souza, que estava no Sport, por R$ 10 milhões

O São Paulo fechou no último domingo a contratação de Diego Souza, por R$ 10 milhões, junto ao Sport. Raí, executivo de futebol do clube, esteve no Recife com o advogado Alexandre Pássaro para concluir a negociação, que se arrastou por quase um mês.
O jogador de 32 anos que ficará por dois anos (com a possibilidade de renovação por mais um ano), deve se apresentar ao Tricolor Paulista nos próximos dias, e já iniciar a pré-temporada sob o comando técnico de Dorival Júnior. Ele é o segundo reforço do São Paulo para 2018. Antes, o goleiro Jean havia sido contratado.
Diego Souza provavelmente será o substituto do centroavante Lucas Pratto, que está prestes a ser vendido para o River Plate, da Argentina.