sábado, 20 de janeiro de 2018

São Paulo reencontra sua torcida neste sábado no Morumbi

O São Paulo desta temporada tem uma dívida um pouco maior com sua torcida (explicação ao longo da pastagem), a quem reencontrará neste sábado, às 19h, no Morumbi, na partida diante do Novorizontino, válida pela segunda rodada do Campeonato Paulista de 2018.
O apoio do torcedor são-paulino foi algo marcante na temporada passada. No pior momento do time, a torcida esteve presente, incentivando e dando demonstrações que jamais abandonaria o Tricolor Paulista, mesmo quando tudo parecia não dá certo para o time. 
Vamos voltar no tempo: o São Paulo amargou três eliminações dentro de uma semana (Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana). E para piorar, ainda teve que lutar para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Mas, apesar de todos esses acontecimentos negativos, o clube ainda teve a segunda melhor média de público do futebol brasileiro em 2017.
Foram 33.635 são-paulinos em média por jogo nos estádios.
No início de 2018, o torcedor são-paulino viu Hernanes, ídolo e responsável por ajudar o time a escapar do rebaixamento, deixar o clube. Assim como o atacante argentino Lucas Pratto, vendido ao River Plate. Para fortalecer o elenco após as saídas dos atletas citados acima, o São Paulo trouxe Diego Souza (meia atacante), Jean (goleiro) e Anderson Martins (zagueiro).
Desconfiado, o torcedor viu o primeiro tropeço do Tricolor Paulista no começo da temporada de 2018; a derrota por 2 a 0 para o São Bento, na última quarta-feira, em Sorocaba.
Caso sirva de conforto para o torcedor, há de se considerar que o time que estava em campo naquela partida, tinha a formação repleta de reservas e garotos das categorias da base de Cotia, escalados após uma período de apenas 14 dias de preparação. Argumento que pode impedir qualquer conclusão precipitada.
Para a partida deste sábado, o São Paulo vai a campo com um time mais próximo do considerado titular: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros e Shaylon; Marcos Guilherme, Brenner e Lucas Fernandes.
Diego Souza e Cueva ficarão no banco de reservas, por terem começado a pré-temporada depois do restante do elenco. Apesar de ser cedo ainda para criticar, mas baseado no que tem acontecido com o clube nos últimos anos, o São Paulo precisa mudar, ser mais competente em termos administrativos, mais equilibrado e mais competitivo nas competições que for disputar. Se espera uma postura mais acertada do time ao longo dessa e das próximas temporadas, para que o débito que tem com o torcedor seja cumprido. E olha que a dívida que o time tem com o torcedor não é pequena.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

São Paulo elimina o Vitória nos pênaltis, e se classifica para a semifinal da Copa SP

O São Paulo está na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois do empate por 2 a 2 no tempo normal, o Tricolor Paulista superou o Vitória nos pênaltis por 4 a 3, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e avançou na competição. Agora, o time vai enfrentar o Internacional. Está em jogo uma vaga para a grande final da maior competição de base do país.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Perto da semifinal da Copa SP

Embalado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o São Paulo vai encarar o Vitória nesta quinta-feiram, em Ribeirão preto, pelas quartas de final da competição. Os escalados de André Jardine vão buscar vencer e avançar na competição de base.
O Tricolor Paulista vem fazendo uma campanha impecável até aqui. São seis vitórias em seis partidas disputadas e apenas três gols sofridos.
Depois de eliminar o Cruzeiro em um jogo muito disputado e bastante equilibrado, o técnico André Jardine destacou o crescimento do time ao longo da competição: “Nos momentos que passamos dificuldades, por mérito do adversário, nosso jogadores também souberam se defender. Saio do estádio com a ótima sensação de evolução e crescimento da minha equipe. ”, afirmou o treinador.
O vencedor dessa partida terá com adversário Santos ou Internacional. Sendo assim, há a possibilidade de acontecer o clássico San-São nas semifinais da maior competição de base do país.
Derrota na estreia

O São Paulo estreou com derrota no Campeonato Paulista de 2018. Com uma escalação considerada reserva e cheia de garotos, o Tricolor Paulista jogou mal e perdeu por 2 a 0 para o São Bento, na noite desta quarta-feira, em Sorocaba.
Com o resultado, o São Paulo não pontua no Grupo B e na próxima rodada seu adversário será o Novorizontino, sábado, às 19h, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
SÃO BENTO 2 X 0 SÃO PAULO

Local: Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data: 17 de janeiro de 2018, quarta-feira
Horário: 19h30 (Hora de Brasília)

Cartão Amarelo: João Paulo e Diego Felipe (São Bento); Pedro Augusto (São Paulo).

Gols: Anderson Cavalo, aos 23, e Maicon Souza, aos 40 minutos do segundo tempo para o São Bento.

SÃO BENTO: Rodrigo Viana; Régis, Douglas Assis, João Paulo e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Maicon e Celsinho (Diego Felipe); Léo Itaperuna, Lucas Crispim e Lúcio Flávio (Anderson Cavalo)
Técnico: Paulo Roberto Santos

VERSUS

SÃO PAULO: Sidão; Bruno, Rony, Aderllan e Reinaldo; Pedro Augusto, Paulo Henrique e Araruna (Marcos Guilherme); Júnior Tavares (Marquinhos Cipriano), Maicosuel (Brenner) e Bissoli
Técnico: Dorival Júnior

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

SPFC 2018: Uma análise técnica do que pode ser a temporada do time

Há aproximadamente um ano atrás, o clima no São Paulo era de total otimismo com a chegada do mito Rogério Ceni como treinador. A expectativa, que não deu certo, era de que Rogério Ceni repetisse no comando técnico o mesmo sucesso que teve como goleiro. Neste início de temporada, com Dorival Junior como técnico, o otimismo também está presente, pois apesar do sofrimento ano passado, o time mostrou evolução no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2017 e conseguiu a permanência na primeira divisão do futebol brasileiro.
Depois da campanha horrorosa que Rogério Ceni teve como técnico do time, Dorival Junior chegou e montou um time de forma conservadora, dando-lhe o mínimo de organização. As oscilações de desempenho continuaram, mas conseguiu sequências de resultados positivos que possibilitou a fuga do clube contra o rebaixamento.
Devido ao equilíbrio extremo que o Campeonato Brasileiro de 2017 apresentou, houve um período em que o torcedor são-paulino até sonhou com uma vaga para a pré-Libertadores. Mesmo não conseguindo a vaga e considerando o ano complicado que foi para o time, o fracasso não foi total.
Dorival Junior tem capacidade para reerguer o Tricolor Paulista, mas, com as perdas no elenco que ocorreram no início deste ano, seu trabalho poderá ter dificuldade, pois os jogadores que saíram foram importantes para a evolução apresentada pelo time.
Hernanes teve seu empréstimo interrompido por causa de uma cláusula que foi revogada e acabou retornando para o Hebei Fortune, clube que ele defende atualmente na China, após ter ajudado o São Paulo a ter um melhor desempenho no semestre passado. Hernanes, no esquema montado por Dorival, conseguia distribuir bem as jogadas, pois tinha boa visão de jogo. O meio campo com Hernanes, Petros e Jucilei apresentava maior velocidade e versatilidade, formando um meio campo de respeito.
O atacante argentino Lucas Pratto retornou para seu país de origem, para jogar no River Plate. As justificativas dadas por ele foram de ficar mais próximo da família e ter maior visibilidade visando uma possível convocação na seleção da Argentina para a Copa do Mundo. Pratto é bom finalizador e tem a raça que é característica de alguns jogadores sul-americanos. Apesar de não ter feito muitos gols na temporada passada, funcionava como pivô, segurando a bola até que o restante do time chegasse ao ataque.
Sem Hernanes e Lucas Pratto, o São Paulo perde muito taticamente e ainda há sondagens ao meio campista Cueva por clubes do exterior. A contratação de Diego Souza, que estava no Sport, tentará efetivar a transição do meio campo ao ataque, pois ele tem potencial para atuar tanto como meia, organizando o time ou como atacante de referência. 
Dorival já declarou que irá aproveitar atletas das categorias de base do clube. Jonas Toró desponta como um dos destaques da base do São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e poderá ser aproveitado pelo técnico são-paulino.
Com poucas contratações, o São Paulo pretende ir aos poucos arrumando o time no decorrer da temporada.
Neste momento, o São Paulo preferiu arrumar o setor administrativo do clube e contratou dois nomes importantes para comandar sua diretoria de futebol. Com os ex-jogadores Raí e Ricardo Rocha, o clube espera ter um ano muito melhor, com uma gestão mais responsável e voltada para que o time tenha grandes resultados dentro de campo.
Como o São Paulo sofreu um bocado, na última temporada, com interferências políticas, a ideia é que o Departamento de Futebol participe ativamente dando sugestões e ajudando a corrigir o que estiver errado, caso o trabalho saia de organização.
Esperamos que o São Paulo, em 2018, consiga o equilíbrio necessário tanto no esquema tático como no aspecto de gestão para ter uma boa temporada.
A temporada 2018 começa para valer nesta quarta-feira, para o São Paulo

O São Paulo fará sua primeira partida oficial em 2018, nesta quarta-feira, às 19h30 (Hora de Brasília), diante do São Bento, em Sorocaba, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
O Tricolor Paulista, que manteve Dorival Júnior no comando técnico, tenta mais uma vez voltar a conquistar a competição estadual. O último título foi em 2005.
O São Paulo estreia com um time alternativo. Ainda sem inscrever seus principais reforços e com algumas peças importantes sem condições ideais de jogo, o técnico Dorival Júnior vai colocar em campo um time bem diferente daquele considerado ideal. As novidades são os garotos que foram recentemente providos da categoria de base; Rony, Pedro Augusto, Paulo Henrique e Bissoli.
Desfalques: Arboleda (com um estiramento na coxa direita); Morato (que aprimora a forma física após passar por uma cirurgia no joelho direito); Diego Souza, Anderson Martins, Jucilei, Cueva, Rodrigo Caio, Edimar e Hudson (ainda não estão inscritos para disputarem a competição).

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Confira a numeração do elenco do São Paulo para 2018

O São Paulo divulgou na tarde de segunda-feira a numeração de seu elenco para 2018. Há algumas mudanças em relação ao ano passado: Jucilei passa a usar a camisa 8, e a 25, que foi sua em 2017, volta para Hudson. Brenner vestirá a de número 30, enquanto Reinaldo, vestirá a camisa 14.
O número 15, que foi de Hernanes no ano passado, está vago neste início de temporada, assim como os números; 17, 18, 19, 21 e 24.
Veja abaixo como ficou a numeração do São Paulo-2018:

1. Jean
2. Bruno
3. Rodrigo Caio
4. Anderson Martins
5. Arboleda
6. Petros
7. Maicosuel
8. Jucilei
9. Diego Souza
10. Cueva
11. Lucas Fernandes
12. Sidão
13. Éder Militão
14. Reinaldo
16. Edimar
20. Shaylon
22. Jr. Tavares
23. Marcos Guilherme
25. Hudson
26. Paulinho
27. M. Cipriano
28. Araruna
29. Bissoli
30. Brenner
32. Aderllan
33. J. Gomez
34. Bruno Alves
35. Paulo Henrique
36. Caíque
37. Rony
38. Morato
39. Pedro Augusto
40. Lucas Perri
41. Lucas Paes
42. Gabriel

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

À procura de reforços

O São Paulo continua no mercado para reforçar o elenco para a temporada de 2018. Nomes como o de Marinho (ex-Vitória e atualmente no Changchun Yatai, da China) e Carlos Eduardo (que dificilmente ficará no Goiás) são citados nos bastidores. Infelizmente, a contratação de Gustavo Scarpa que, na semana passada, foi dada como certa, não aconteceu. 
Até agora, o Tricolor Paulista confirmou Jean, Anderson Martins e Diego Souza como reforços. Diante disso, o técnico Dorival Júnior explicou quantas contratações espera e qual é a impressão deste momento sobre o elenco.
– Estou muito satisfeito com esse início, com o que estou vendo em termos de treinamentos. Espero que talvez mais um ou dois elementos cheguem. Se não acontecer, é obrigação do treinador poder trabalhar com os que aqui estão. Valorizando e dando as melhores condições. É isso o que estamos tentando fazer – disse Dorival.
Dorival também explicou para quais posições julga ser necessário buscar reforços.
– Acho que ainda precisa de um ou dois atacantes que venham fortalecer mais esse grupo, deixando ainda mais forte. Há uma garotada aguardando. Dando uma resposta inicial, esperamos que consolidem na abertura e sequência do Paulista.
O São Paulo fará sua estreia no Campeonato Paulista de 2018, nesta quarta-feira, às 19h30, diante do São Bento, em Sorocaba.