quinta-feira, 29 de março de 2018

ELIMINADO!

Nesta quarta-feira, em Itaquera, o São Paulo não conseguiu a façanha de eliminar o rival e chegar a final do Campeonato Paulista depois de 14 anos. Depois da repetição do placar da primeira partida, vencida pelo Tricolor Paulista no Morumbi, também por 1 a 0, o finalista saiu  nas cobranças de pênaltis.

COMO O SÃO PAULO JOGOU

O São Paulo entrou em campo com a mesma formação do primeiro jogo, mas marcando mais em cima. Com forte marcação, o Tricolor Paulista correu pouco perigo na defesa nos primeiros 30 minutos. Liziero era o grande destaque, mas Nenê também organizou bem o meio de campo são-paulino, e Tréllez teve a chance de mudar a história da partida no primeiro tempo. Com o tempo, o rival foi avançando, e o São Paulo recuando. Ainda assim, o Tricolor Paulista conseguiu segurar o empate.
No segundo tempo, Diego Aguirre não pode contar mais com Nenê, que se sentiu cansado, e o time perdeu sua referência no meio. Com isso, o rival foi avançando, com mais posse de bola. Mas a defesa são-paulina soube suportar a pressão. Até os 47... quando, num escanteio, Éder Militão e Bruno Alves se descuidaram e o time acabou sofrendo o gol de cabeça.

DEFINIÇÃO NOS PÊNALTIS

Mateus Vital, Clayson, Pedrinho, Maycon e Danilo fizeram para o Corinthians, enquanto que Sidão pegou a cobrança de Rodriguinho. Lucas Fernandes, Bruno Alves, Reinaldo, Éder Militão marcaram para o São Paulo, enquanto que Diego Souza e Liziero não acertaram.
Assim, desde 2002, o São Paulo não passa pelo Corinthians num confronto eliminatório. Com isso, o jejum são-paulino de não ganhar a competição estadual chega há 15 anos. Abaixo, o retrospecto negativo do São Paulo diante do rival:

Final – Rio-São Paulo de 2002;
Semifinal – Copa do Brasil de 2002;
Final – Campeonato Paulista de 2003;
Semifinal – Campeonato Paulista de 2009;
Semifinal – Campeonato Paulista de 2013;
Final – Recopa de 2013;
Semifinal – Campeonato Paulista de 2017;
Semifinal – Campeonato Paulista de 2018.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Decisão para o São Paulo!

O São Paulo decide nesta quarta-feira, diante do Corinthians, às 21h45, na casa do rival, quem avança à final do Campeonato Paulista. O time são-paulino entra em campo com a vantagem do empate, já que venceu o rival por 1 a 0 no jogo de ida, domingo passado, no Morumbi. O recente retrospecto em clássicos e a questão de não eliminar o rival em fase eliminatória desde 2000 pesam contra, mas há motivos para confiar na classificação.
Sob o comando do técnico Diego Aguirre, o São Paulo tem bom desempenho em cinco jogos disputados: são quatro vitórias e só uma derrota.
Mas a força do Tricolor Paulista para o jogo de volta da semifinal não está apoiada somente nisso. Se empatar com o rival, o time chega a final. Se perder por dois gols, está eliminado. Por um, vai para os pênaltis.
O que diz a história...

Embora a última vez que tenha vencido o Corinthians em uma fase eliminatória tenha acontecido em 2000, na semifinal do estadual daquele ano, o São Paulo jamais perdeu uma partida eliminatória para o rival quando saiu em vantagem no primeiro confronto. A largada foi dada com a vitória por 1 a 0, no último domingo, no Morumbi. Será que o Tricolor vai manter a escrita?
Apesar de nunca ter vencido na casa do rival (cinco derrotas e dois empates), dos últimos três resultados do São Paulo no estádio do rival, dois não eliminariam o time (1 a 1 no Campeonato Brasileiro de 2016 e 1 a 1 no Campeonato Paulista do ano passado) e o outro levaria a decisão para os pênaltis (derrota por 3 a 2 no Campeonato Brasileiro de 2017).
É verdade que o São Paulo jogou muito mal na derrota por 1 a 0 para o São Caetano, no primeiro jogo das quartas de final da competição (única derrota de Aguirre), mas as vitórias nos outros quatro jogos sob o comando do técnico uruguaio deram ao Tricolor Paulista uma força psicológica maior em uma temporada que, até o último domingo, o time ainda não tinha vencido nenhum clássico.
Com a dupla Diego Aguirre e André Jardine, o São Paulo tem diminuído o número de gols sofridos. Em cinco partidas, o Tricolor Paulista sofreu dois gols. Se o time não sofrer gols na casa do rival, estará garantido na final da competição estadual. Nesta temporada, incluindo as partidas sob o comando de Dorival Júnior, são 12 gols sofridos em 19 jogos.

terça-feira, 27 de março de 2018

São Paulo vence o Corinthians, encerra tabu e tem pequena vantagem no jogo de volta

O São Paulo venceu o Corinthians por 1 a 0, na tarde do último domingo, no Morumbi, na partida de ida das semifinais do Campeonato Paulista. A volta será nesta quarta-feira, na casa do rival. O Tricolor Paulista jogará por um empate para chegar à decisão da competição estadual. O vencedor enfrentará Palmeiras ou Santos.
O São Paulo não vencia o Corinthians em um jogo eliminatório desde o dia 1º de maio de 2002, quando ganhou por 2 a 1 pela semifinal da Copa do Brasil, mas acabou eliminado, pois havia perdido por 2 a 0 na primeira partida. Desde então foram 12 partidas, com oito derrotas e quatro empates.
A última vez em que o São Paulo eliminou o Corinthians foi na semifinal do Campeonato Paulista de 2000: vitórias por 2 a 1 e 2 a 0 para carimbar a vaga na final da competição estadual, conquistada pelo Tricolor Paulista. Vale lembrar que, dentre os grandes, o São Paulo é quem está há mais tempo sem ser campeão do Campeonato Paulista: não conquista o torneio desde 2005.
ESTATÍSTICAS

Posse de bola: São Paulo 39% x 61% Corinthians
Finalizações: 11 x 6
Chances reais de gol: 3 x 1
Bolas levantadas na área: 13 x 9
Escanteios: 8 x 4
Faltas: 22 x 9
Passes certos: 177 x 342
Passes errados: 21 x 28
Impedimentos: 0 x 0