sexta-feira, 27 de abril de 2018


NOTA

Informamos que o blog ficará sem receber atualizações pelos próximos dias e por todo o mês de maio. Motivo: seu administrador estará de férias. Queremos abraçar, de modo especial, você torcedor são-paulino e torcermos para que o São Paulo mude e nos apresente um bom futebol no restante de 2018 e que faça por onde enaltecer ainda mais a história desse clube.
FIFA anuncia banimento de Marco Polo del Nero do futebol para sempre

O ex-presidente da CBF Marco Polo del Nero foi banido de forma definitiva de atividades relacionadas ao futebol. A FIFA anunciou nesta sexta-feira que o Comitê de Ética da entidade decidiu impedir para sempre que o dirigente possa exercer qualquer função no esporte - justamente após o fim de duas suspensões, uma de 90 e outra de 45 dias ao brasileiro.
O banimento é exatamente a mesma punição recebida pelo antecessor de Del Nero, José Maria Marín. Além de estar impedido de desenvolver qualquer função ligada ao futebol, Marco Polo terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços (R$ 3,5 milhões).
A defesa de Del Nero informou que vai recorrer da decisão anunciada hoje pela FIFA. O banimento de Del Nero ocorre pouco mais de uma semana depois de Rogério Caboclo ter sido eleito o próximo presidente da CBF - tendo sido candidato único e contando com o apoio de Marco Polo. Até Caboclo assumir, em abril de 2019, a entidade continuará sendo regida pelo Coronel Nunes.
Eleito presidente da CBF em 2014, sucedendo José Maria Marín, Marco Polo del Nero tornou-se alvo de investigações do FBI em 2015, suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção - e desde então não deixou mais o Brasil, onde não é acusado de nenhum crime. Naquele ano, foi indiciado pelo departamento de Justiça dos EUA por sete crimes (três de fraude, três de lavagem de dinheiro e um por integrar uma organização criminosa). Logo depois, o Comitê de Ética da FIFA abriu uma investigação interna, que demorou a avançar.
Entretanto, a partir do julgamento de Marín em um tribunal de Nova York, em dezembro do ano passado, o caso andou. Del Nero foi citado em diversos depoimentos, planilhas, gravações e outros documentos - que foram tornados públicos pela investigação norte-americana. Os promotores afirmaram que Del Nero recebeu US$ 6,5 milhões em subornos para beneficiar empresas de marketing esportivo em contratos relacionados a Copa América, Taça Libertadores e Copa do Brasil. E a Fifa reabriu a investigação sobre o ex-presidente da CBF.
No fim do ano passado, a entidade máxima do futebol mundial decidiu suspender Del Nero por 90 dias, fazendo com que o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, Coronel Nunes, assumisse a presidência da CBF interinamente. Esta suspensão foi estendida, como esperado, por 45 dias - em um prazo que se encerrou justamente nesta sexta-feira.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

São Paulo cria nova comissão para analisar separação entre futebol e clube social

Numa reunião realizada na noite de segunda-feira, o Conselho de Administração do São Paulo decidiu criar mais uma comissão para analisar o projeto que prevê a separação entre futebol e clube social.
O chefe dessa nova comissão será o oposicionista José Eduardo Mesquita Pimenta – que foi o candidato derrotado por Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, na última eleição para presidente do clube.
O parecer de Leco foi favorável. Mas o Conselho de Administração entende que o projeto precisa de aprimoramentos antes de seguir para os Conselhos Consultivo e Deliberativo.
– Vou criar uma comissão com o menor número possível de pessoas, para que o processo não demore muito – disse Eduardo Mesquita Pimenta.
O projeto que recomenda ao São Paulo separar o futebol do clube social ainda precisa passar por uma longa tramitação até sair do papel.
Entenda melhor o processo que pode transformar o futebol do São Paulo em empresa:

Em curso, o processo de separação do futebol do São Paulo das demais atividades do clube pode durar até março de 2019. É que, além da recomendação da dupla nomeada para estudá-lo, ele terá de ser aprovado por três conselhos diferentes e pela maioria de associados numa assembleia.
O primeiro passo, dado na semana passada pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, foi a nomeação do conselheiro José Francisco Manssur e do sócio Rodrigo Rocha Monteiro de Castro para elaborar um estudo sobre essa separação. Os dois, que são voluntários e não têm qualquer remuneração pelo serviço, têm até maio de 2018 para entregar o material.
Uma das grandes questões do processo é determinar com quem ficariam ativos como, por exemplo, o estádio do Morumbi e os centros de treinamento de Cotia e da Barra Funda, uma vez que eles estão diretamente ligados ao futebol.
O novo estatuto, que também será adaptado caso a separação seja aprovada, exige que qualquer sociedade empresária constituída para gerir o futebol tenha o próprio São Paulo sempre como sócio majoritário, com maioria de votos e poder de eleger a maioria dos administradores.
Avaliar a possibilidade de separar o futebol das outras áreas do São Paulo é uma determinação do novo documento que rege o clube, aprovado no fim do ano passado.
Se todos os prazos forem esticados aos seus limites, o início prático da separação do futebol do São Paulo do restante do clube se daria em março de 2019.
Nas próximas semanas, o Conselho de Administração, órgão que auxilia na gestão do clube, terá de nomear um Comitê Especial, composto por três pessoas que não façam parte da diretoria, para acompanhar os estudos de Manssur e Castro e elaborar relatórios mensais sobre eles.
Os autores dos estudos têm experiência na área. Agora, eles colocarão em prática todo o material teórico na prática ao avaliar se a separação será benéfica ou não ao São Paulo.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Arboleda: de desconhecido a titular absoluto. Veja por que

A prorrogação do contrato de Arboleda até junho de 2022 confirma a boa fase do zagueiro. Apesar de o São Paulo não viver um bom momento (são duas eliminações em quatro meses – Campeonato Paulista e Copa do Brasil), o atleta equatoriano se firmou como um dos principais jogadores do setor.
Os números de Arboleda pelo clube são a prova disso. Desde que estreou, diante do Santos, em julho do ano passado, ele nunca foi substituído. Para ficar mais claro: todas as vezes que foi escalado, entrou em campo como titular e permaneceu até o final da partida.
Antes de se tornar titular absoluto, porém, Arboleda chegou como mero desconhecido dos brasileiros, após sua chegada ao país do modesto Universidad Católica de Quito, do Equador. Vale ressaltar que, em seu país natal, o zagueiro já era reconhecido e convocado para a seleção equatoriana.
No São Paulo, Arboleda nunca saiu do banco para entrar em campo. Quando ficou nessa condição, o zagueiro permaneceu na reserva até o fim.
Veja abaixo, os números de Arboleda pelo São Paulo FC:

2017: 23 jogos – 2070 minutos (sem acréscimos) – três gols.
2018: 14 jogos - 1260 minutos (sem acréscimos) – um gol.

No ano passado, Arboleda perdeu apenas quatro jogos. E neste ano, depois de se apresentar ao clube com um problema muscular no começo do ano, demorou a ficar à disposição. Perdeu ao todo 11 partidas, contando algumas em que foi poupado. Chamado de "Arbolenda" pela torcida, ele disse:
– Gosto do apelido (risos). Este carinho é sinônimo de felicidade, porque trabalho todos os dias para ajudar os meus companheiros – declarou ao site oficial do clube.
Sobre a prorrogação do contrato, Arboleda falou:
– Cheguei com a mentalidade de trabalhar forte para conquistar títulos, e não mudarei isso. Não é porque assinei um novo contrato que vou relaxar. Vou me esforçar ainda mais para levar o São Paulo onde merece, que é no topo da tabela e na briga por troféus.
Poupado do primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, diante do Paraná, no Morumbi, Arboleda foi titular contra o Ceará, na segunda rodada, e será novamente diante do Fluminense, domingo, pela terceira rodada da competição.
São Paulo prorroga contrato de Arboleda

A diretoria do São Paulo prorrogou o contrato de Arboleda até junho de 2022. O acerto, anunciado na terça-feira, prevê um ano a mais ao zagueiro equatoriano em relação ao primeiro acordo.
– Estou muito contente com esta renovação com o São Paulo, principalmente pelo apoio que recebo da torcida. Também agradeço a confiança da diretoria. Seguirei com o trabalho firme, nos treinos e nos jogos, para conquistar títulos pelo clube – disse o zagueiro ao site oficial do clube.
Arboleda foi contratado pelo Tricolor Paulista na temporada passada e se firmou como titular absoluto da zaga são-paulina. Atualmente, ele veste a camisa 5, após ter solicitado usar o número depois da aposentadoria de Lugano.
– Cheguei como um desconhecido, mas agora conto com o reconhecimento de todos. Fui bem acolhido, sou feliz no São Paulo e quero retribuir este carinho com títulos – falou o equatoriano.
O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro domingo, às 16h, diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. Passadas duas rodadas da competição nacional, o Tricolor Paulista soma quatro pontos, com uma vitória (sobre o Paraná) e um empate (contra o Ceará).

terça-feira, 24 de abril de 2018

São Paulo amarga desempenho ruim como visitante em 2018. Com Diego Aguirre é ainda pior

O São Paulo terá mais uma partida fora de casa, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Após o empate de 0 a 0 com o Ceará, em Fortaleza, o Tricolor Paulista visita o Fluminense domingo, às 16h, no Maracanã. Jogar como visitante, por sinal, tem sido algo complicado para o time nesta temporada.
Até agora foram 14 partidas fora de casa, com cinco vitórias, dois empates e sete derrotas, com apenas 40% de aproveitamento. Nessa condição, o São Paulo está zerado no saldo de gols. Marcou 13 gols e sofreu 13.
Contando apenas os jogos com o comando técnico de Diego Aguirre, o desempenho fora de casa é ainda pior. Em cinco jogos, foram dois empates e três derrotas, com 13,3% de aproveitamento.
Com o comando técnico de Dorival Júnior, o retrospecto do São Paulo como visitante foi de quatro vitórias e quatro derrotas, com 50% de aproveitamento.
Depois do duelo com o Fluminense, no Rio de Janeiro, o Tricolor Paulista voltará a jogar como mandante no dia 5 de maio, às 19h, diante do Atlético-MG, no Morumbi.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Conselho de Administração do São Paulo discute separar futebol do clube social

O Conselho de Administração do São Paulo discute nesta segunda-feira, um projeto que recomenda a separação do futebol da estrutura social do clube. A reunião está prevista para ocorrer esta noite e, vai detalhar sua tramitação até que o plano seja colocado em prática.
O projeto em discussão planeja a criação de uma empresa para administrar o time profissional, o estádio do Morumbi, centros de treinamento, categorias de base, patrocínios, licenciamento e tudo o que estiver relacionado a futebol. Essa empresa seria 100% controlada pelo São Paulo Futebol Clube.
Sempre que o futebol der lucro, uma parte dos valores será devolvido ao clube social. Quando houver prejuízo, a empresa vai absorvê-lo. A inspiração, ainda que com mudanças e adaptações ao Brasil, é o Bayern de Munique, que criou uma empresa para cuidar do futebol, mas com controle acionário do clube.
Essa empresa, ainda sem nome, deve ter um conselho de administração formado por nove pessoas – cinco delas indicadas pelo clube e outras quatro vindas do mercado, mas também aprovadas pelo clube.
Quem ocupar cargo diretivo no clube social não poderá ocupar cargos na empresa que cuidará do futebol.
A tramitação

O projeto, elaborado a partir de um estudo da consultoria Deloitte, já teve um parecer favorável do presidente do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva. Hoje é o Conselho de Administração, formado por nove pessoas, que vai analisar o projeto. Depois disso, o texto ainda vai passar pelo Conselho Consultivo.
Presidente, Conselho de Administração e Conselho Consultivo – opinam sobre o projeto. Os três pareceres serão então enviados ao Conselho Deliberativo, órgão soberano do clube, que tem a prerrogativa de arquivar o projeto ou de colocá-lo em votação numa Assembleia Geral de Sócios.
Antes dessa votação, o presidente do clube precisa promover entre duas e quatro sessões explicativas, para que os sócios tenham mais conhecimento do projeto antes de decidir se o implementam ou se o rejeitam.
Atuação medíocre

O São Paulo está longe de empolgar seu torcedor. Em mais uma atuação desastrosa, o time não passou de um empate com o Ceará em 0 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Castelão, em Fortaleza, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Foram raras as chances de gol. Os goleiros pouco foram acionados e exigidos. No mais, uma partida muito fraca. Nesta partida, o Tricolor Paulista promoveu a estreia de seu mais novo reforço, Everton, que defendia o Flamengo.
O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 16h. O time joga mais uma vez como visitante, desta vez diante do Fluminense, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 0 SÃO PAULO

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 22 de abril de 2018, domingo
Horário: 16 horas (Hora de Brasília)
Público: 29.186 pagantes / 30.186 total

Cartões amarelos: Luiz Otávio (Ceará); Edimar, Petros (SPFC).

CEARÁ: Éverson; Tiago Alves, Valdo e Luiz Otávio; Arnaldo (Naldo), Rafael Carioca, Juninho, Pio e Wescley (Roberto); Felipe Azevedo; Arthur (Elton)
Técnico: Marcelo Chamusca

VERSUS

SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio; Cueva, Petros, Hudson, Liziero (Régis) e Edimar; Everton (Valdívia) e Tréllez (Nenê)
Técnico: Diego Aguirre