quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Em busca da retomada 

O São Paulo recebe o Guarani, nesta quinta-feira, às 21h, no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Depois de iniciar a competição estadual com duas vitórias, sobre Mirassol e Novorizontino, o Tricolor Paulista esbarrou no Santos na rodada passada, ao perder o clássico por 2 a 0.
O São Paulo deve ter mudanças para a partida de hoje. No setor de marcação do meio de campo, Liziero pode ganhar uma oportunidade. Hudson e Jucilei brigam por outra vaga. No ataque, Everton poderá ser poupado por causa de desgaste físico.
Assim, a tendência é que o setor ofensivo seja formado por Diego Souza, Nenê, Helinho e Pablo. Há uma grande expectativa em torno da estreia de Hernanes. Ao que tudo indica, ele começa no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X GUARANI

Local: Estádio do Pacaembu
Data: Quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
Horário: 21hh (Horário de Brasília)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins (Bruno Alves) e Reinaldo; Jucilei (Liziero), Hudson, Nenê (Everton Felipe); Helinho, Diego Souza e Pablo
Técnico: André Jardine

VERSUS

GUARANI: Giovanni; Fabrício, Ferreira, Diego Giaretta e William Matheus; Fernandes, Ricardinho, Inácio; Rondinelly, felipe Amorim e Diego Cardoso
Técnico: Osmar Loss
Antony se reapresenta e é relacionado para o jogo contra o Guarani

Antony se reapresentou ao São Paulo na quarta-feira à tarde, no CT da Barra Funda, depois de ganhar o título da Copa SP de futebol Júnior. O atacante, inclusive, está relacionado para a partida diante do Guarani, nesta quinta-feira, às 21h (Hora de Brasília), no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Um dos destaques do São Paulo na Copinha, Antony foi promovido ao elenco profissional em 2018, mas mesmo assim disputou a competição de base. O garoto teve alguns dias de folga depois da vitória nos pênaltis contra o Vasco na final, pois perdeu parte das férias na preparação para a competição. Agora, retorna ao grupo do técnico André Jardine.
– É até difícil falar neste momento, porque volto muito orgulhoso com a nossa campanha na Copinha. Com a sensação do rever cumprido realmente. Me preparei bastante para disputar a competição e, felizmente, consegui ajudar os meus companheiros – disse Antony, ao site oficial do clube.
– Tenho boas recordações do Pacaembu, né? (risos). E se o Jardine precisar, estou preparado. Quero agarrar esta chance e dar o meu melhor para ajudar o São Paulo – completou, lembrando o título da Copinha sobre o Vasco, semana passada, no mesmo estádio.
Em 2018, Antony participou de três jogos pelo profissional do São Paulo, contra Grêmio, Vasco e Sport, todos pelo Campeonato Brasileiro.
Tuta, jovem promessa do SPFC é anunciado pelo Eintracht Frankfurt

Tuta, zagueiro campeão da Copa SP com o São Paulo, foi anunciado nesta quinta-feira pelo Eintracht Frankfurt, da Alemanha.
Como informado pelo portal GloboEsporte.com esta semana, o clube alemão comprou 70% dos direitos econômicos do jogador por R$ 7,6 milhões. Os outros 30% ficam com o São Paulo.
Tuta foi um dos destaques do time campeão da Copinha este ano. O zagueiro chegou a treinar com o elenco profissional em 2018 e foi relacionado para algumas partidas, mas não atuou.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

São Paulo fecha renovação de Gabriel Novaes e deve emprestar atleta

O São Paulo fechou a renovação do contrato de Gabriel Novaes por mais cinco anos. O acerto ocorreu em reunião nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, onde o atacante esteve com seus empresários e assinou o novo vínculo. O antigo contrato acabaria em novembro.
Gabriel Novaes foi um dos destaques do São Paulo no título da Copa São Paulo e foi o artilheiro da competição, com dez gols. Por enquanto, ele não deverá ser aproveitado no elenco profissional.
A ideia do São Paulo é emprestar Gabriel Novaes para dar mais rodagem ao garoto, e o Barcelona B, da Espanha, é uma possibilidade. A negociação com o clube catalão está em andamento. Em caso de acordo haverá uma opção de compra fixada.
Gabriel Novaes deverá acertar empréstimo de um ano e meio, se realmente for para o Barcelona B ou para outro clube europeu. A ideia é que o atacante de 19 anos termine a temporada europeia até junho e tenha uma outra temporada completa, até o meio de 2020.
Aos 19 anos, Gabriel Novaes disputou sua última Copinha e se destacou ao lado de Antony, este último já integrado ao elenco profissional.
Depois da derrota por 2 a 0 para o Santos no clássico disputado no último domingo, no Pacaembu, o técnico André Jardine elogiou o desempenho dos garotos na Copinha.
– Muito feliz pelo nível que o São Paulo apresentou. Alguns jogadores de qualidade surgindo, alguns bem novos que já mostram futuro promissor. Não podemos ter pressa e também não podemos desconsiderar alguns que têm condição de nos ajudar. Temos discutido como oportunizar alguns jogadores. Alguns já estavam com a gente, casos do Antony e do Tuta. Mas alguns novos surgiram e vamos olhar com carinho para a base.
Derrota no clássico acende sinal de alerta

A derrota para o Santos não apaga o que o São Paulo mostrou de positivo nos dois primeiros jogos do Campeonato Paulista, contra Mirassol e Novorizontino. Mas o tropeço no clássico acende o sinal de alerta do Tricolor Paulista às vésperas da estreia na Copa Libertadores da América.
Até o dia 6, data do jogo diante do argentino Talleres, o São Paulo tem dois jogos pelo estadual: o Guarani, na quinta-feira, e o São Bento, no domingo, ambos no Pacaembu.
O São Paulo dirigido pelo técnico André Jardine mostrou boas atuações contra adversários de pouca expressão. Mas parou no jogo diante do Santos e apresentou velhos problemas.
Veja abaixo alguns questionamentos sobre o que não deu certo, o que pode melhorar e o que continua sendo uma pedra na chuteira são-paulina.
Jucilei e Hudson

A dupla, titular na maior parte da temporada passada, não dá velocidade ao time e tem pouca chegada ao ataque, embora Hudson tenha feito um dos gols na goleada por 4 a 1 sobre o Mirassol. Com Liziero em campo, o setor tem uma dinâmica diferente.
Contra o Novorizontino, Liziero ficou com a vaga de Jucilei, e Hudson jogou mais recuado. É possível que Jardine faça de novo essa mudança para dar mais mobilidade ao time nas próximas rodadas.

Adversários mais fortes

André Jardine assumiu o São Paulo nas cinco rodadas finais do Campeonato Brasileiro do ano passado. E teve apenas uma vitória, contra o Cruzeiro. Nos demais jogos, empates com Grêmio e Sport e derrotas para Vasco e Chapecoense.
Neste ano, o Santos foi o primeiro time de elite enfrentado sob o seu comando. E o São Paulo foi dominado pelo adversário, algo admitido pelo treinador e observado como ponto a ser melhorado nos próximos jogos.

Ataque

Dois gols em cinco jogos em 2018. Sete gols em três partidas em 2019. O ataque tem funcionado melhor com Jardine em comparação aos jogos que ele comandou na temporada passada.
Mas a missão agora é fazer o ataque funcionar da mesma forma diante de adversários mais fortes. Até porque na Copa Libertadores a tendência é de jogos mais parecidos com o que teve com o Santos do que os que o Tricolor Paulista teve contra Mirassol e Novorizontino.

Fragilidade nos clássicos

A derrota para o Santos expôs novamente uma das principais fraquezas do São Paulo nos últimos dez anos: os clássicos. Em especial quando o time joga fora de casa.
Segundo levantamento de Alexandre Giebrecht, do site Jogos do São Paulo, desde 2008 o Tricolor Paulista tem tido um desempenho fraco como visitante em clássicos: sete vitórias, 14 empates e 38 derrotas.

Hernanes vai resolver?

Hernanes foi, ao lado de Pablo, a principal contratação do São Paulo para esta temporada. Mas o meia ainda não teve condições físicas para atuar. A tendência é que, quando estiver 100%, o Profeta seja titular. E a aposta é grande de que ele possa subir o time de patamar.
Até agora, Hernanes participou dos primeiros tempos das partidas contra o alemão Eintracht Frankfurt e o holandês Ajax, no Torneio da Flórida, além de ter atuado moderadamente no jogo-treino contra o São Caetano. Na última segunda-feira, ele ficou fora do jogo-treino contra o Nacional.
Sem jogar oficialmente desde 11 de novembro do ano passado, quando vestia a camisa do Hebei Fortune, da China, Hernanes faz um trabalho especial para acabar com o desequilíbrio muscular que atrasa sua estreia.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

São Paulo é dominado e acaba perdendo o primeiro clássico do ano

No primeiro clássico em 2019, o São Paulo saiu de campo com a derrota por 2 a 0 para o Santos, neste domingo, no Pacaembu. O Tricolor Paulista teve uma atuação bem abaixo do esperado e viu  o rival ser superior em tudo: defesa, ataque, intensidade e posicionamento em campo.
O São Paulo segue com seis pontos, ainda no topo do Grupo D da competição estadual.  O Tricolor Paulista volta a jogar na quinta-feira, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O próximo adversário será o Guarani, às 21h, no Pacaembu.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 SÃO PAULO

Data: 27 de janeiro (domingo)
Local: Estádio do Pacaembu (São Paulo)
Horário: 17h (Hora de Brasília)
Público: 20.299 torcedores

Cartões amarelos: Derlis González, Luiz Felipe, Diego Pituca, Copete, Carlos Sánchez e Felippe Cardoso (Santos). Hudson, Reinaldo, Arboleda e Bruno Alves (SPFC).

Gols: Luiz Felipe, aos 44 minutos do 1° tempo, e Derlis González, aos 21 minutos do 2° tempo para o Santos.

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho (Copete); Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota (Aguilar); Soteldo (Felippe Cardoso) e Derlis González
Técnico: Jorge Sampaoli

VERSUS

SÃO PAULO: Tiago Volpi, Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson (Brenner), Jucilei e Nenê (Liziero); Helinho (Diego Souza), Everton e Pablo
Técnico: André Jardine