sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Jogo Seguinte: Bahia x São Paulo


Ausência de Rodrigo Caio é mais sentida do que a de Luis Fabiano
Das ausências para a partida contra o Bahia, no domingo, a mais sentida por Muricy Ramalho é a de Rodrigo Caio. Mesmo não tendo o artilheiro Luis Fabiano mais uma vez, o treinador do São Paulo lembrou que não há outro no elenco para a função que vem exercendo o camisa 7, prata da casa.
- "É um jogador realmente diferenciado. Além da parte técnica, tem a parte intelectual diferente. O cara precisa ser inteligente para saber a hora de atacar e a de defender. Poucos sabem fazer isso, no nosso elenco a gente não tem ninguém. Posso até conversar com quem vai entrar, mas a característica será diferente", analizou.
Volante de origem no profissional, Rodrigo Caio tem atuado como zagueiro desde o comando de Paulo Autuori e foi mantido com a chegada de Muricy. Mas o jogador de 20 anos não se limita a defender. Quando a posse de bola é são-paulina, ele tem liberdade para passar até do meio-campo.
O camisa 7 só não vai atuar na partida válida pela 30ª rodada em Salvador, porque recebeu o terceiro cartão amarelo ao longo da vitória sobre o Náutico na quarta-feira e terá que cumprir suspensão, desfalcando o time pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. Já Luis Fabiano, com contratura na coxa esquerda, não atuará pela quarta partida seguida, a décima ao todo na competição. Quem também está fora é o zagueiro Antônio Carlos.
Para o lugar do centroavante camisa 9, Muricy Ramalho confirmou que manterá Aloísio. Welliton, que marcou o último gol da partida de quarta-feira ficará no banco de reservas.
- "O problema do Welliton é que ele já chegou ao São Paulo sem estar bem fisicamente. Depois, teve contusão no ombro. Ele é velocista, muito bom para entrar quando o time está ganhando. Mas ainda tem essa dificuldade física. Se estivesse 100%, brigaria para ser titular. O Aloísio continua como titular, até que o Welliton prove o contrário na parte física", comparou Muryci.
Para a partida contra o Bahia, especula-se que a escalação seja a seguinte: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi e Edson Silva; Douglas (Wellington), Denilson, Maicon, Ganso e Reinaldo; Ademilson e Aloísio.
São Paulo tem 8% de chance de cair para a 2ª divisão. Veja a situação dos times na tabela abaixo
Note que Corinthians tem percentual igual ao do São Paulo


                   Classificação atual após a 29ª rodada

                       

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Suspenso, Rodrigo Caio fica fora da partida contra o Bahia em Salvador
Jogador recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Náutico

O volante Rodrigo Caio vai desfalcar o São Paulo na partida contra o Bahia, domingo, às 16h, na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Náutico, no Morumbi, e cumprirá suspensão automática.
O camisa 7 de apenas 20 anos vem sendo um dos destaques do time no segundo semestre e se firmou atuando como zagueiro. Ele, aliás, havia atuado até agora em todos os minutos das 29 rodadas da competição.
Para ocupar a vaga, o técnico Muricy Ramalho poderá contar com o retorno do zagueiro Paulo Miranda, que cumpriu suspensão. Isso também acontece com o lateral-direito Douglas. Se quiser reforçar o meio de campo, o treinador tem Wellington e Fabrício.
O São Paulo vive ainda a expectativa de poder contar com o centroavante Luis Fabiano e o zagueiro Antônio Carlos. Ambos se recuperam de lesões musculares e dependem de uma avaliação do departamento médico.
Com direito a golaço de Ganso, São Paulo vence o Náutico no Morumbi
Camisa 8 comanda vitória por 3 a 0 e melhora a situação do Tricolor Paulista, que ultrapassa o Corinthians na tabela do Brasileirão

Com uma grande exibição de Paulo Henrique Ganso, o São Paulo cumpriu nesta quarta-feira seu dever de vencer o lanterna e somar mais três pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. Um passe de calcanhar para iniciar a jogada que Ademilson concluiu em gol e um golaço do camisa 8 coroaram a noite do maestro. A vitória por 3 a 0 deixa o São Paulo em situação mais confortável para fugir da ameaça de rebaixamento.
Desde o início da partida, Ganso assumiu a responsabilidade de organizar o time e criar chances. Criou várias no primeiro tempo, mas o ataque só acordou quando o toque de costas do camisa 8 encontrou Aloísio e depois Ademilson que abriu o marcador. Na etapa final, o maestro sacramentou a vitória ao passar por três marcadores e tocar rasteiro no canto esquerdo de Ricardo Berna. Um golaço. Welliton ainda entrou para fazer o terceiro e dar números finais ao placar.
O resultado faz o time comandado por Muricy Ramalho ocupar o 12º lugar, agora com 37 pontos conquistados, cinco acima da zona de rebaixamento (distância que ainda pode cair para três, já que o Vasco joga nesta quinta-feira). De quebra, o Tricolor Paulista ultrapassou o Corinthians, seu maior rival, que perdeu para o Grêmio, por 1 a 0, e se manteve com 37, em 13º.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Bahia, domingo, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 0 NÁUTICO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)

Cartões amarelos: Denilson e Rodrigo Caio (São Paulo); Peña e Tiago Real (Náutico)

Gols: Ademilson, aos 30 minutos do primeiro tempo; Ganso, aos 20, e Welliton, aos 28 minutos do segundo tempo para o São Paulo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Rafael Toloi, Rodrigo Caio, Edson Silva e Reinaldo; Denilson (Fabrício), Wellington, Maicon e Ganso (Jadson); Ademilson e Aloísio (Welliton)
Técnico: Muricy Ramalho

NÁUTICO: Ricardo Berna; Dadá (Auremir), Alison, William Alves e Bruno Collaço; Derley (Diego), Elicarlos, Martinez e Tiago Real; Maikon Leite e Peña (Jones Carioca)
Técnico: Marcelo Martelotte

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

São Paulo tenta vencer o Náutico, lanterna da competição, para aumentar distância da zona de rebaixamento

Enfrentar o pior time do Campeonato Brasileiro pode ser a chance de o São Paulo confirmar sua reação contra o rebaixamento a 2ª divisão do futebol brasileiro. Após conquistar sete pontos numa sequência complicada contra Vitória, Cruzeiro (líder da competição) e o rival Corinthians, o time comandado por Muricy Ramalho enfrenta o Náutico, último colocado, às 21 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira, no Morumbi.
Faltando apenas dez rodadas para o fim, muitos acreditam que o adversário do time do Morumbi apenas cumpre tabela até cair matematicamente para a segunda divisão do Nacional. Mas não é com esse pensamento que os donos da casa irão para o duelo.
O São Paulo está apenas dois pontos acima dos quatro piores da competição e mesmo sabendo da fragilidade técnica e da necessidade de vencer o lanterna, o Tricolor Paulista respeita o Náutico, mesmo jogando como mandante. O que preocupa mesmo é um tropeço, isso porque o time pode terminar a rodada novamente entre os últimos quatro colocados.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o São Paulo ainda comandado pelo Paulo Autuori, venceu o time Pernambucano já no final da partida, com um gol marcado por Aloísio.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X NÁUTICO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Wellington, Rodrigo Caio, Edson Silva e Reinaldo; Denilson, Maicon, Ganso e Jadson (Rafael Toloi); Ademilson e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

NÁUTICO: Ricardo Berna; Dadá (Auremir), Alison, William Alves e Bruno Collaço; Derley, Elicarlos, Martinez e Tiago Real; Maikon Leite e Olivera
Técnico: Marcelo Martelotte
Muricy relaciona 20 para partida contra o Náutico; veja a lista
Wellington e Ganso, que cumpriram suspensão, estão de volta ao time titular

O técnico Muricy Ramalho, relacionou 20 jogadores para o duelo contra o Náutico, no Morumbi, nesta quarta-feira, às 21h, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador conta com as voltas dos meio-campistas Wellington e Paulo Henrique Ganso, que cumpriram suspensão automática na última partida, mas perdeu outros jogadores importantes. O zagueiro Paulo Miranda e o lateral-direito Douglas receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Além deles, Antônio Carlos (se tratando de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda), Roger Carvalho (em recuperação após cirurgia na coxa direita) e Lucas Silva (servindo a Seleção Brasileira Sub-17) também estão fora.
O lateral-esquerdo Carleto (que sofreu ruptura dos ligamentos do joelho) e o atacante Luis Fabiano (se recuperando de uma contratura no músculo posterior da coxa esquerda) encerram a lista de desfalques do time.

Confira a lista:

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Laterais: Clemente Rodríguez, Mateus Caramelo e Reinaldo
Zagueiros: Rafael Toloi e Edson Silva
Volantes: Wellington, Rodrigo Caio, Denilson e Fabrício
Meias: Paulo Henrique Ganso, Jadson, Maicon e Lucas Evangelista
Atacantes: Osvaldo, Ademilson, Aloísio, Silvinho e Welliton

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Brasil vence a Zâmbia em partida amistosa: 2 a 0

O jogo amistoso contra a limitada Zâmbia, no Ninho do Pássaro, em Pequim, era um teste para os reservas da Seleção brasileira mostrarem serviço na busca de uma vaga de titular para a Copa de 2014. Dedé, zagueiro do Cruzeiro foi o que mais aproveitou a oportunidade ao marcar de cabeça o segundo gol do Brasil aos 20 minutos da etapa final. Oscar, aos 13 minutos do segundo tempo, em bela jogada individual e com a sorte de a bola resvalar no zagueiro, abriu o placar e ocasionalmente o caminho para a vitória por 2 a 0.
Mais importante que o modesto resultado desta terça-feira foi ver que ainda há vagas abertas na Seleção. Não há, por exemplo, um reserva para Oscar na armação das jogadas. Pato, Lucas e Ramires saíram no intervalo sob o olhar de desconfiança e precisam de mais chances. Hernanes, Henrique e Bernard entraram no decorrer do segundo tempo e, com pouco tempo em campo, ainda serão avaliados. Lucas Leiva cumpriu seu papel, burocraticamente. Maxwell não comprometeu e pode ter até garantido sua vaga na lateral, mas lhe falta desenvoltura no apoio.
No último fim de semana, a Seleção havia vencido a Coreia do Sul também por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 ZÂMBIA

Gols: Oscar, aos 13, e Dedé, aos 20 minutos do segundo tempo.

BRASIL
Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique) e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho (Hernanes), Ramires (Oscar)  e Lucas Moura (Hulk); Neymar (Bernard) e Alexandre Pato (Jô).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

ZÂMBIA
Mweene, Chongo Kabaso (Chisenga). Bronson Chama, Himoonde e Mbola; Mtonga, Lungu, Tembo e Mayuka (Chamanga); Katongo (Musonda) e Jacob Mulenga (Roger Kola).
Técnico: Patrice Beaumelle.
Luis Fabiano será desfalque pela nona partida no Brasileiro

Cogitado para voltar a atuar no domingo, Luis Fabiano não só enfrentou o Corinthians como também não atuará nesta quarta-feira, diante do Náutico, no Morumbi. O atacante segue com dores na coxa esquerda e foi novamente vetado pelo departamento médico.
Essa será a nona vez que o atacante camisa 9 desfalca o time no Campeonato Brasileiro. Além de Cruzeiro e Corinthians, ele também não enfrentou; Atlético-MG (em Belo Horizonte), Vitória (em Salvador), Corinthians (no Pacaembu), Atlético-PR (no Morumbi), Flamengo (em Brasília) e Botafogo (no Rio de Janeiro).
Sem seu artilheiro, o São Paulo mais uma vez terá Aloísio e Ademilson no ataque. Osvaldo, que não marca um gol desde 28 de fevereiro, segue desprestigiado pela comissão técnica e começará novamente no banco de reservas.
Além de Luis Fabiano, o técnico Muricy Ramalho não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, também em recuperação, depois de ter sofrido estiramento muscular na coxa esquerda. Rafael Toloi, que sofreu uma pancada no tornozelo direito, não está vetado, a princípio.
Por outro lado, o treinador volta a ter o volante Wellington e o meia Paulo Henrique Ganso à disposição. Ambos cumpriram suspensão na última partida e serão titulares.
O São Paulo enfrenta o Náutico às 21 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira, no Morumbi. O time soma 34 pontos, dois acima da zona de rebaixamento da competição nacional.
Em boa fase, Rodrigo Caio renova contrato com o São Paulo
Jogador recebe aumento salarial e fica no clube até outubro de 2018

Um dos poucos destaques do São Paulo no Campeonato Brasileiro, o volante Rodrigo Caio renovou seu contrato com o clube. O vínculo, que terminaria em fevereiro de 2016, tem término agora somente em outubro de 2018. O atleta também recebeu um aumento salarial.
– É muito bom para a minha carreira. Sempre sonhei jogar neste clube. Hoje, estou aqui, realizando meu sonho e dos meus familiares. Meu sonho é entrar para a história deste clube. Isso é essencial para mim. Eu trabalhei muito por isso. Eu procurei evoluir taticamente, fisicamente e mentalmente. Estou procurando melhorar a cada jogo – afirmou o camisa 7.
Rodrigo Caio, de 20 anos, foi promovido ao profissional em 2011, mas apenas nesta temporada conseguiu mais espaço no time. Como volante e lateral-direito, ele passou a ser mais utilizado após a eliminação do time nas oitavas de final da Taça Libertadores, ainda sob o comando de Ney Franco.
Foi com Paulo Autuori que o atleta ganhou oportunidades como zagueiro, posição em que chegou às categorias de base do clube, com 12 anos. As boas atuações fizeram o garoto barrar jogadores do setor, como; Rafael Toloi, Paulo Miranda e Edson Silva.
Mais do que boas atuações, Rodrigo Caio também tem números impressionantes nesta temporada. Ele participou de todos os minutos das 28 rodadas do Campeonato Brasileiro e se firmou como titular absoluto com Muricy, seja na zaga ou atuando mais adiantado, no meio de campo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

São Paulo FC: Chances de Rebaixamento são de 20%. Veja abaixo a situação dos times na tabela:

São Paulo perde Paulo Miranda e Douglas para duelo contra o Náutico
Suspensos após 3º cartão amarelo, terão de cumprir suspensão automática na quarta-feira

O técnico Muricy Ramalho já tem dois desfalques confirmados para o duelo contra o Náutico, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro e que será disputado nesta quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), no Morumbi. O zagueiro Paulo Miranda e o lateral-direito Douglas receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols diante do Corinthians, neste domingo, e terão de cumprir suspensão automática.
Para as vagas na defesa, o treinador pode optar pela entrada de Rafael Toloi e deslocar Rodrigo Caio para a direita, assim retornando ao esquema 4-4-2. Caso o comandante queira manter a formação com três zagueiros, Caramelo é opção para a vaga de Douglas.
A boa notícia fica por conta dos retornos de Paulo Henrique Ganso e Wellington, que cumpriram suspensão no clássico deste domingo.
O atacante Luis Fabiano e o zagueiro Antônio Carlos, com lesões musculares, ainda serão reavaliados pelo departamento médico do São Paulo durante a semana e são dúvidas. Lucas Silva, na seleção brasileira sub-17 e Thiago Carleto, em recuperação após uma cirurgia no joelho esquerdo, continuam fora do time.
Sem vencer clássicos em 2013, São Paulo tem pior campanha em 77 anos
Com seis derrotas para seus maiores rivais neste ano, São Paulo repete 1936

Com o empate em 0 a 0 na partida contra o Corinthians, o São Paulo desperdiçou a sua última chance de vencer um clássico em 2013. Assim, após passar em branco nos dez duelos contra os seus maiores rivais regionais (Corinthians, Palmeiras e Santos), o time Tricolor igualou uma marca negativa em sua história. É o seu pior desempenho em clássicos desde 1936. Tal qual naquele ano, nesta temporada, o time perdeu seis vezes e não obteve nenhuma vitória. Porém, ao contrário da campanha de 77 anos atrás, quando foi derrotado em todos os confrontos, em 2013, o Tricolor Paulista obteve quatro empates.
Se apenas em 1936 e 2013 o São Paulo foi derrotado tantas vezes por seus adversários rivais, não vencer clássicos também pautou a trajetória são-paulina em outras quatro temporadas: 1930, 1937, 1967 e 1978. Nesses anos, porém, foram menos duelos.
Logo em seu primeiro clássico neste ano, o São Paulo foi derrotado por 3 a 2 pelo Santos, na Vila Belmiro, em jogo pelo estadual. Pela mesma competição, vieram um empate em 0 a 0 com o Palmeiras, no Morumbi, e uma nova derrota por 2 a 1 para o Corinthians, em casa outra vez. Na semifinal do estadual, outro empate: 0 a 0 em partida disputada contra o Corinthians, que acabou vencendo a disputa por pênaltis para avançar à decisão.
No Campeonato Brasileiro, o São Paulo voltou a ser derrotado pelo Santos: 2 a 0, no Morumbi. No mesmo mês de julho, o time teve pela frente uma sequência traumática contra o Corinthians. Na decisão da Recopa Sul-Americana foram duas derrotas (2 a 1, no Morumbi, e 2 a 0, no Pacaembu), que culminaram na perda do título internacional para o rival. Depois, empate sem gols com os Corintianos no Campeonato Brasileiro.
Após quase três meses sem clássicos, em outubro, o São Paulo retomou a sua péssima trajetória nestas partidas que, para muitos, valem como uma decisão de campeonato à parte. No dia 2, o Tricolor Paulista viu o Santos vencer pela terceira vez no ano: 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. E, para fechar o balanço negativo, empate no clássico disputado na tarde deste domingo, diante do Corinthians, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013.

                                   VEJA MAIS, ABAIXO:
Rogério Ceni erra pênalti aos 43 do 2º tempo, e São Paulo perde a chance de vencer o Corinthians
Em jogo tenso, com briga nas arquibancadas e muitas chances desperdiçadas, o zero foi quem prevaleceu

O empate prevaleceu no clássico repleto de provocações, tensão, briga nas arquibancadas e muitas chances desperdiçadas. O Majestoso válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro não saiu do 0 a 0. O goleiro Rogério Ceni até que teve a oportunidade de modificar o placar, mas errou um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo e manteve inalterado o marcador. Foi a quarta penalidade consecutiva desperdiçada pelo Mito (três no Campeonato Brasileiro e uma na excursão que o clube fez por Europa e Ásia).
Nas arquibancadas, o clima de tensão foi dominante. Torcedores do São Paulo tentaram invadir o setor destinado aos corintianos e entraram em confronto com policiais militares.
O São Paulo, mesmo fora da zona de rebaixamento, continua ameaçado. O time ocupa agora a 15ª colocação, com 34 pontos conquistados e está a dois pontos de distância dos piores.
O Tricolor Paulista volta a jogar na próxima quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), seu adversário será o Náutico, no estádio do Morumbi. 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 CORINTHIANS

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)

Cartões amarelos: Paulo Miranda, Jadson e Douglas (São Paulo). Diego Macedo (Corinthians)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Reinaldo; Ademilson (Lucas Evangelista) e Aloísio (Welliton)
Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson, Danilo (Diego Macedo) e Romarinho (Ibson); Emerson
Técnico: Tite