quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ponte x São Paulo: Abertura do Brasileirão 2013
Partida será neste domingo, às 16 horas, no Moisés Lucarelli
O duelo desse domingo, às 16h, no interior paulista, abre a participação dos times no Campeonato Brasileiro.
Esse será o segundo encontro de Ponte Preta e São Paulo na temporada. No primeiro, os dois clubes empataram sem gols pela primeira fase do Campeonato Paulista, no Morumbi. A última vez que o São Paulo enfrentou a Ponte em Campinas foi em novembro do ano passado. O resultado foi o mesmo: 0 a 0.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Arenas novas, Morumbi ainda forte: estádio é eleito o melhor por boleiros
Pelo segundo ano seguido, atletas elegem casa do São Paulo como melhor gramado e instalações do Brasil.

Estádios construídos, reformados e readaptados para os padrões FIFA serão um dos legados deixados pela Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Mas as 12 novas arenas só agora começam a entrar na realidade nacional - e apenas seis estão prontas. A maioria dos jogadores não as conhece. Assim, nenhuma delas conseguiu superar o Morumbi na preferência dos boleiros. O estádio do São Paulo, descartado para o Mundial, foi eleito o melhor do país pelo segundo ano consecutivo em pesquisa feita com 343 atletas de 23 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Do tradicional Serra Dourada ao novo Maracanã, nenhum dos outros 22 estádios lembrados na pesquisa foi páreo para o Morumbi. Com gramado e instalações como objetos de análise dos jogadores, o campo São-Paulino foi disparado à preferência nacional, com 84 votos (24,6%). Quase o dobro do segundo colocado, o reformado Maracanã, lembrado 46 vezes (13,5%), e mais que o quádruplo do que a recém-inaugurada Arena Grêmio, o transformado Mineirão e o Pacaembu, por exemplo. A arena gaúcha ganhou 19 votos, contra 18 dos palcos de Minas Gerais e de São Paulo. Quarenta e nove entrevistados (14,3%) não responderam a pergunta.
Enquanto outros estádios passam por mudanças que afetam diretamente os jogadores, como redução das dimensões de campo para atender exigências da FIFA e a modernização dos vestiários, as últimas novidades do Morumbi são exclusivamente para atender os torcedores. Assentos mais confortáveis para arquibancada e cadeiras cativas, reforma do anel inferior e abertura de estabelecimentos comerciais, além do projeto para a construção de uma cobertura para a arena - ainda sem data para início das obras. Para os atletas, a estrutura já dispõe de vestiários do mesmo tamanho do mandante, acesso rápido na chegada ao local, corredor privativo, entre outras regalias. E como não tem o hábito de treinar no local, o São Paulo preserva o estado do gramado.
Outro fator que pode ter sido levado em consideração pelos boleiros na hora do voto foi a dimensão do terreno. Fora da Copa do Mundo, o Morumbi não precisou reduzir suas medidas para entrar no padrão Fifa. Com 108,3m de comprimento e 72,7m de largura, o campo do estádio se tornou um dos maiores do país. Entre as arenas citadas na pesquisa, só fica atrás de três: Pituaçu, na Bahia (com 110x68);  Vila Capanema, no Paraná (com 110x72); e Serra Dourada, em Goiás (com 110x75). Na teoria, melhor para times técnicos, pior para equipes que jogam na retranca.
Um elemento que também pode ter contribuído para que o Morumbi recebesse mais votos é a pressão menor que os atletas sentem durante os jogos. A distância entre campo e arquibancada, contando ainda com uma pista de atletismo, evita que a torcida do São Paulo consiga transformar o estádio, mesmo lotado, num caldeirão. Fator que se tornou uma das maiores reclamações da torcida São-Paulina. O São Paulo admite o problema, mas não o encara como uma desvantagem significativa para o time.
Outros seis estádios para a Copa do Mundo ainda estão sendo construídos. São eles: Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Baixada (Curitiba), Arena Amazônia (Manaus), Estádio das Dunas (Natal), Beira-Rio (Porto Alegre) e Arena de São Paulo (São Paulo).