sexta-feira, 17 de agosto de 2018

São Paulo devolve o placar do primeiro jogo, mas é eliminado nos pênaltis

O São Paulo está eliminado da Copa Sul-Americana. No tempo normal, o Tricolor Paulista conseguiu a proeza de vencer o Colón por 1 a 0, devolvendo o placar do jogo de ida no Morumbi, mas acabou perdendo nos pênaltis por 5 a 3.
Assim o tabu que atormenta o São Paulo se manteve desde o título da Sul-Americana em 2012. O time agora acumula 19 eliminações em competições com formato eliminatório. O Tricolor Paulista que atualmente é o líder do Campeonato Brasileiro, agora só tem a competição nacional a disputar na temporada.
Apesar da doída eliminação, o destaque vai para Liziero. O volante de 20 anos fez seu primeiro gol pelo time principal do São Paulo. Ele estreou no dia 11 de março, diante do RB Brasil, pelo Campeonato Paulista. Mas durante a partida, sentiu uma lesão na perna esquerda aos 37 minutos do segundo tempo, deixando o São Paulo com um a menos em campo - Diego Aguirre já havia feito as três substituições. Liziero acabou voltando, mas sem condições.
O São Paulo volta a jogar neste domingo, diante da Chapecoense, às 19h, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
COLÓN 0 (5) X (3) 1 SÃO PAULO

Local: estádio Brigadier General Estanislao López, em Santa Fé (ARG)
Data: 16 de agosto de 2018, quinta-feira
Horário: 21h45 (Hora de Brasília)

Cartões amarelos: Javier Correa, Oliveira, Ortiz, Clemente Rodíguez (Colón); Araruna, Anderson Martins (SPFC).

GOL: Liziero, aos 26 minutos do 2° tempo para o SPFC.

PÊNALTIS: Colón: Alan Ruiz, Esigarribia, Javier Correa, Fritzler e Ortiz (Converteram). SPFC: Nenê, Reinaldo e Hudson (Converteram) Bruno Alves (Perdeu).

COLÓN: Burián; Toledo, Emanuel Olivera, Godoy, Ortiz e Escobar; Fritzler, Heredia (Bastía), Alan Ruiz e Esigarribia; Javier Correa
Técnico: Eduardo Domínguez

VERSUS

SÃO PAULO: Jean; Araruna (Bruno Peres), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Liziero e Nenê; Lucas Fernandes (Everton), Rojas e Gonzalo Carneiro (Tréllez)
Técnico: Diego Aguirre

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Como Tréllez ganhou confiança e importância no São Paulo

Tréllez vive seu melhor momento no São Paulo. Substituto de Diego Souza na partida desta quinta-feira, diante do Colón, às 21h45 (Hora de Brasília), na Argentina, pela Copa Sul-Americana, o jogador colombiano fez dois gols nos últimos dois jogos do time no Campeonato Brasileiro.
No jogo contra o Vasco, Tréllez marcou o gol da vitória que colocou o time na liderança do campeonato. Já na última partida, diante do Sport, quando o adversário pernambucano pressionava à procura do empate, ele 'matou' o jogo ao marcar o terceiro do Tricolor Paulista.
– Estou contente pela confiança que estou recebendo do treinador, dos meus companheiros, da diretoria... – declarou o atacante do São Paulo.
Embora seja reserva, Tréllez é o vice-artilheiro do time na temporada, ao lado de Everton, com cinco gols. À frente deles, com 11 gols cada, estão Diego Souza e Nenê.
Depois de se destacar no Vitória ano passado, Tréllez foi contratado pelo São Paulo sem o aval do então técnico Dorival Júnior, demitido em março após derrota para o rival Palmeiras. O diretor-executivo Raí foi quem bancou o reforço.
O colombiano até chegou a ser titular em algumas partidas, quando Diego Souza passava por um mau momento, mas logo voltou a ser reserva. Nos últimos tempos, no entanto, Tréllez tem sido um reserva eficiente para o técnico Diego Aguirre ao ser colocado em campo no segundo tempo.
– Quando o atacante joga bem e não faz gol, sente que faltou alguma coisa. Nos últimos jogos, além de fazer boas partidas, fiz dois gols – acrescentou o atacante.
Nos bastidores do clube, Tréllez é muito bem visto por ser um jogador que entrega muita energia ao time e por seu profissionalismo e empenho.
Tréllez tem 24 jogos pelo São Paulo. E nesta quinta-feira, ele vai precisar ajudar o Tricolor Paulista a acabar com a vantagem que tem o Colón. Para eliminar o time argentino, que venceu no Morumbi por 1 a 0, o São Paulo precisa vencer marcando dois ou mais gols.
Se devolver o placar de 1 a 0, a decisão da vaga será nos pênaltis. Quem se classificar terá como próximo adversário o Junior Barranquilla, da Colômbia, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
– Vamos ter de começar apertando os caras, buscando espaços. Tudo vai depender de a gente fazer um gol rápido, porque aí eles vão ter de sair mais. Vamos ter que ter uma atitude muito forte – disse Tréllez.
Pelo Campeonato Brasileiro, buscando a manutenção da liderança, o São Paulo volta a campo no domingo, às 19h, diante da Chapecoense, no  Morumbi.
Vamos virar, São Paulo!

O São Paulo enfrenta o Colón nesta quinta-feira, às 21h45 (Horário de Brasília), em Santa Fe, na Argentina, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana. Na partida de ida, no Morumbi, o Tricolor Paulista perdeu por 1 a 0.
Para poder ficar na competição, o São Paulo precisa vencer marcando dois gols para garantir a classificação para às oitavas de final. O empate é do time argentino. Se o São Paulo fizer 1 a 0, a decisão da vaga na próxima fase será nos pênaltis.
O ganhador desse confronto terá o Junior Barranquilla, da Colômbia, na fase seguinte.
Para a partida decisiva desta quinta-feira, o técnico Diego Aguirre resolveu poupar Diego Souza. Tréllez será o seu substituto. Também há a possibilidade de Arboleda não jogar, e dar lugar a Bruno Alves.
Outra mudança confirmada é a escalação de Jean no gol. Assim como no Morumbi, o goleiro reserva vai atuar no lugar de Sidão, que voltará a jogar na partida diante da Chapecoense no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
COLÓN X SÃO PAULO

Local: estádio Brigadier General Estanislao López, em Santa Fé (ARG)
Data: 16 de agosto de 2018, quinta-feira
Horário: 21h45 (Hora de Brasília)

SÃO PAULO: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Jucilei e Nenê; Everton (Gonzalo Carneiro), Tréllez e Rojas
Técnico: Diego Aguirre

VERSUS

COLÓN: Burián; Toledo, Emanuel Olivera, Godoy, Ortiz e Escobar; Fritzler, Heredia, Alan Ruiz e Esigarribia; Javier Correa
Técnico: Eduardo Domínguez

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Reforços em 2018 são responsáveis por maioria dos gols do São Paulo

A lista de artilheiros do São Paulo na temporada de 2018 coloca em destaque os reforços contratados pelo clube para este ano. Ao todo, são 57 gols marcados incluindo; Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Só que 37 deles estão divididos entre sete dos 12 jogadores que foram anunciados nesta temporada.
Dessa lista, apenas um saiu (Valdívia, autor de três gols). Dos outros seis, cinco são titulares do time montado pelo técnico Diego Aguirre (Diego Souza, Nenê, Everton, Rojas e Anderson Martins). E o que sobra é Tréllez, vice-artilheiro do Tricolor Paulista no ano.
Tréllez, por sinal, deve ser escalado como titular nesta quinta-feira, no jogo diante do Colón, em Santa Fe, na Argentina, pela partida de volta válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana. Isso porque Diego Souza, o titular da posição, não foi relacionado pelo técnico Diego Aguirre. Tréllez fez dois gols nos últimos dois jogos.

Veja abaixo a divisão de gols entre os reforços:

Diego Souza: 11 gols
Nenê: 11 gols
Everton: cinco gols
Tréllez: cinco gols
Valdívia: três gols
Rojas: um gol
Anderson Martins: um gol

Os outros 20 gols do São Paulo em 2018 estão divididos entre outros nove jogadores (mais dois gols contra). Três deles, por sinal, já deixaram o time. São eles Éder Militão, Marcos Guilherme e Cueva.
No restante da lista, mais três jogadores que estão mais acostumados a jogar no time titular (Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo) e outros três reservas (Rodrigo Caio, Shaylon e Brenner).

Confira a divisão dos outros 20 gols do São Paulo:

Reinaldo: três gols
Cueva: três gols
Marcos Guilherme: três gols
Éder Militão: dois gols
Rodrigo Caio: dois gols
Brenner: dois gols
Contra: dois gols
Arboleda: um gol
Bruno Alves: um gol
Shaylon: um gol

Diante do Colón, o São Paulo precisa colocar essa sua artilharia em prática. Na Argentina, somente uma vitória marcando dois gols ou mais (2 a 0, 2 a 1, 3 a 2…) classifica o time diretamente para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Se fizer 1 a 0 (placar da derrota para o time argentino no Morumbi), a decisão da vaga será nos pênaltis.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Destaque: Essa dupla tá com moral!

Volantes - Liziero e Luan (Recém-promovido). Os dois saíram das categorias de base para o time profissional.
São Paulo está perto de fazer seu melhor primeiro turno no Campeonato Brasileiro de pontos corridos

O São Paulo pode terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2018 com a sua maior pontuação no formato de pontos corridos desde que a competição passou a ter 20 clubes, em 2005.
Caso vença a Chapecoense no domingo, no Morumbi, pela 19ª rodada, o Tricolor Paulista chegará a 41 pontos, ultrapassando a até então melhor campanha de 2007, quando somou 40 pontos.
Naquele ano, o São Paulo terminou como campeão do Campeonato Brasileiro – seria o segundo troféu consecutivo do tricampeonato brasileiro do clube, conquistado de 2006 a 2008.
O título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro é simbólico pois, trata-se de uma competição longa, não existe vantagem e por isso não tem nada ganho. Mesmo assim, por menor que seja sua importância, se o melhor time das primeiras 19 rodadas mantiver a campanha até o final será o campeão. Apenas três vezes isso não aconteceu.
Os números do São Paulo são realmente positivos, mas não iludem o técnico Diego Aguirre, que chegou a falar sobre eles numa entrevista após a vitória sobre o Sport, no último domingo, na Ilha do Retiro.
– Eu sei que é uma pontuação boa, mas o importante é manter o nível e continuar jogando como foi feito até agora. Como eu falo, a gente tem que tentar ganhar o próximo jogo. Os pontos são bons, mas são bons no final do campeonato, e não agora – disse Aguirre.
A boa fase são-paulina pode ser explicada de outra forma. Outros aspectos podem ser exaltados, como os pontos conquistados fora de casa.
Com a vitória sobre o Sport, no Recife, o São Paulo somou 18 pontos como visitante - cinco vitórias, três empates e duas derrotas - e é o melhor do Campeonato Brasileiro nesse aspecto.
E o bom desempenho longe de seus domínios é consequência da eficiência ofensiva do time. Com 15 gols, o Tricolor paulista é quem mais fez gols fora de casa. O time tem 30 no Campeonato Brasileiro, é o segundo melhor ataque no quesito geral, ficando atrás apenas do Atlético-MG, que tem 33.
Algo que ainda preocupa é a indisciplina. O São Paulo é o terceiro que mais sofre com os cartões amarelos - recebeu 52. Foram aplicados três cartões vermelhos e, raras são as vezes em que o time não entra em campo com algum jogador pendurado.
São Paulo tem tabu de 18 eliminações em competições com formato eliminatório

Para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo terá de superar o Colón, na Argentina, nesta quinta-feira, às 21h45 (Hora de Brasília). Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0 no Morumbi, o Tricolor Paulista terá que fazer dois gols de diferença ou um desde que marque ao menos duas vezes na casa do adversário – caso se repita o placar da primeira partida, o time classificado será definido nos pênaltis.
Entretanto, desde 2013, o retrospecto em competições com formato eliminatório sempre que começa atrás no jogo de ida não é nada animador para o São Paulo. Vale lembrar que, no fim de 2012, o São Paulo conquistou seu último título, justamente a Copa Sul-Americana.
De lá para cá, foram 18 eliminações em jogos eliminatórios, sendo que em nove o Tricolor Paulista perdeu o primeiro jogo, como agora, e não conseguiu se recuperar na partida de volta.
Nessas 18 quedas em disputas eliminatórias, somente três vezes o São Paulo conseguiu superar um resultado desfavorável.
O primeiro foi na segunda fase da Copa Sul-Americana de 2014, quando perdeu para o Criciúma por 2 a 1 na ida e conseguiu fazer 2 a 0 na volta.
A outra virada aconteceu nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, diante do Ceará. Na ocasião, o São Paulo foi derrotado por 2 a 1 no primeiro jogo e fez 3 a 0 no segundo. A última ocorreu neste ano, quando saiu atrás do São Caetano no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista (derrota 1 a 0) e reverteu no Morumbi (vitória por 2 a 0).
Embora o saldo não seja positivo nos últimos cinco anos, o técnico Diego Aguirre tem motivos para acreditar em uma virada na quinta-feira.
No Campeonato Brasileiro, o São Paulo é líder, com 38 pontos somados, e o melhor visitante da competição. Outro ponto importante são os jogadores que o treinador uruguaio terá à disposição. Diego Aguirre vai contar com os retornos de Rodrigo Caio, Edimar e Régis, quase todos os jogadores estarão à disposição – exceto Brenner, que foi expulso na partida no Morumbi.
Relembre as eliminações recentes do São Paulo:

Copa Sul-Americana

2013 - Eliminado na semifinal: perdeu de 3 a 1 para a Ponte Preta no primeiro jogo; empatou o segundo em 1 a 1.
2014 - Eliminado na semifinal: perdeu de 1 a 0 para o Atlético Nacional no primeiro jogo; ganhou o segundo de 1 a 0, mas foi eliminado nos pênaltis.
2017 – Eliminado ainda na primeira fase: empatou em 0 a 0 o primeiro jogo diante do Defensa y Justicia; empatou o segundo após empate em 1 a 1 (acabou eliminado pelo gol fora).

Taça Libertadores:

2013 – Eliminado nas oitavas: perdeu o primeiro jogo para o Atlético-MG, por 2 a 1; perdeu o segundo, por 4 a 1.
2015 – Eliminado nas oitavas: ganhou o primeiro jogo do Cruzeiro, por 1 a 0; perdeu o segundo, por 1 a 0 (acabou eliminado nos pênaltis).
2016 – Eliminado na semifinal: perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 para o Atlético Nacional; perdeu o segundo, por 2 a 1.

Recopa Sul-Americana:

2013 - Perdeu a final: foram duas derrotas para o Corinthians - 2 a 1 no Morumbi e 2 a 0 no Pacaembu.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

São Paulo mantém a liderança ao vencer o Sport por 3 a 1

O São Paulo venceu o Sport por 3 a 1 na tarde deste domingo, na Ilha do Retiro, e se manteve firme na liderança do Campeonato Brasileiro com 38 pontos. A partida foi válida pela 18ª rodada da competição.
Dessa vez, o destaque vai para Diego Souza e Nenê, que desequilibraram a partida fazendo com que o time saísse vitorioso do Recife, e são os artilheiros do Tricolor Paulista no ano, com 11 gols cada um.
Foi a quinta vitória do São Paulo em dez jogos disputados fora de casa, tornando-se o melhor visitante do campeonato com: 18 pontos somados, cinco vitórias, três empates e duas derrotas.
Agora, pela 19ª rodada, a última do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebe a Chapecoense, próximo domingo, no Morumbi. Antes, na quinta-feira, pela segunda fase da Copa Sul-Americana, o Tricolor Paulista faz o jogo de volta diante do Colón, na Argentina – no jogo de ida, o time brasileiro perdeu por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 3 SÃO PAULO

Local: estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 12 de agosto de 2018, domingo
Horário: 16h (Hora de Brasília)
Público: 16.050 pessoas

Gols: Diego Souza, aos 29 minutos do 1º tempo, Nenê, aos seis minutos do 2º tempo, e Tréllez, aos 44 minutos do 2º tempo para o SPFC. Marlone, aos 41 minutos do 2º tempo para o Sport.

Cartões amarelos: Anderson Martins e Bruno Peres (SPFC); Deivid (Sport).

SÃO PAULO: Sidão; Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê (Shaylon); Everton, Diego Souza (Tréllez) e Joao Rojas
Técnico: Diego Aguirre

VERSUS

SPORT: Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid, Ferreira (Rogério) e Fellipe Bastos; Gabriel, Rafael Marques (Morato) e Carlos Henrique (Marlone)
Técnico: Claudinei Oliveira