sábado, 13 de abril de 2019

Pablo desfalca o São Paulo no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista

O atacante Pablo está fora do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, diante do Corinthians, neste domingo, às 16h, no Morumbi. A informação foi confirmada pelo técnico Cuca em entrevista coletiva na sexta-feira.
– Penso no jogo de domingo, porque é o único jogo em casa que temos. Temos de usar força máxima. Infelizmente, o Pablo não vai ter condição. Hernanes está voltando. Vamos com elenco que usamos nos dois jogos com Palmeiras – afirmou Cuca.
Pablo também foi desfalque no segundo jogo da semifinal, diante do Palmeiras.
A novidade em relação ao último jogo é o retorno de Hernanes. O meia se recuperou de uma lesão na coxa e fica à disposição para o duelo de amanhã.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Luan e Liziero: uma dupla de sucesso

A amizade de quase oito anos e o entrosamento conquistado nas categorias de base por Liziero e Luan estão dando frutos também no elenco profissional do São Paulo.
No time principal, a dupla atuou seis vezes como titular. E ainda não sabe o que é perder quando os dois começam atuando. No domingo, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista, diante do rival Corinthians, no Morumbi, os dois têm a missão de manter o bom retrospecto.

Veja as partidas em que os dois quando estiveram juntos não foram derrotados:

Cruzeiro 0x2 São Paulo – Campeonato Brasileiro 2018
São Paulo 1x0 Ceará – Campeonato Brasileiro 2018
São Paulo 2x1 Ituano – Campeonato Paulista 2019
Ituano 0x1 São Paulo – Campeonato Paulista 2019
São Paulo 0x0 Palmeiras – Campeonato Paulista 2019
Palmeiras 0 (4)x 0 (5) São Paulo – Campeonato Paulista 2019

O começo de tudo

Quando Liziero ainda tinha 12 anos e Luan, 11, eles participavam do processo de monitoramento do São Paulo, uma espécie de avaliação até completar os 15 anos.
Aos 16, passaram a conviver no Centro de Formação de Atletas (CFA) de Cotia. A partir daí acumularam títulos, e a parceria dentro e fora dos gramados só aumentou.
Juntos, faturaram o Campeonato Paulista Sub-17 (em 2015), a Copa RS Sub-20 (em 2016) e a Copa RS Sub-20 (em 2017). Em 2018, foram vice-campeões da Copa SP de Futebol Júnior, e as boas atuações na competição os colocaram de vez na equipe principal.
Liziero foi quem teve a primeira oportunidade, no Campeonato Paulista do ano passado. Logo em seu quarto jogo, foi titular e passou a ser um dos principais jogadores do time.
Luan, por sua vez, ganhou uma chance somente no Campeonato Brasileiro. E justamente contra o Corinthians, adversário no domingo.
Dois jogos depois de sua estreia, ele reeditou a dupla com seu antigo parceiro Liziero, pela primeira vez como titulares. Foi diante do Cruzeiro, no Mineirão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o São Paulo venceu por 2 a 0. Eles voltariam a atuar novamente contra o Ceará, na 21ª rodada. Vitória por 1 a 0.
São Paulo precisa superar histórico negativo em clássicos se quiser ser campeão do estadual

No domingo, às 16h, no Morumbi, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista, diante do Corinthians, o São Paulo tem uma nova chance de acabar com o incômodo jejum em 2019: o de não vencer clássicos.
O Tricolor Paulista chegou até a final sem vencer seus principais rivais. Foram cinco clássicos disputados até aqui nesta temporada, com três derrotas e dois empates.

Veja abaixo, o desempenho do São Paulo em clássicos na temporada 2019:

Santos 2x0 São Paulo – fase de classificação
Corinthians 2x1 São Paulo – fase de classificação
São Paulo 0x1 Palmeiras – fase de classificação
São Paulo 0x0 Palmeiras – semifinal
Palmeiras 0x0 São Paulo – semifinal*

* Na decisão por pênaltis, o Tricolor Paulista venceu por 5 a 4.

Por outro lado, a última vez que o São Paulo jogou com o Corinthians no Morumbi, o Tricolor Paulista levou a melhor. Foi na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando a equipe dirigida por Diego Aguirre venceu por 3 a 1, com gols de Reinaldo (2) e Anderson Martins.
Neste ano, o São Paulo mandou seus jogos da fase de grupos do estadual, contra Santos (o jogo teve mando do Santos) e Palmeiras, no Pacaembu, e nas duas partidas saiu com a derrota. Na única vez que mandou o jogo em seu estádio, no primeiro jogo da semi diante do Palmeiras, acabou ficando no empate.
No entanto, o empate no estádio do Palmeiras no segundo jogo, teve sabor de vitória por conta dos 5 a 4 nos pênaltis. O resultado colocou o São Paulo na final do Campeonato Paulista depois de 16 anos.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

São Paulo apresenta Vitor Bueno

Vitor Bueno foi apresentado nesta quarta-feira pela manhã como o mais novo reforço do São Paulo. Ele pertence ao Santos, e estava emprestado ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e permanecerá emprestado ao Tricolor Paulista até o fim de 2020.
O jogador considera a oportunidade no São Paulo como um recomeço. Depois de se destacar no Santos em 2016, ele teve um problema no joelho direito na temporada seguinte e acabou emprestado para o clube ucraniano.
– Sim, pode ser que seja um recomeço e uma oportunidade muito boa. Não é qualquer dia que o São Paulo liga, um time tão grande. O ano de 2016 foi muito bom, antes de machucar também era artilheiro, infelizmente acabei machucando. Fui para Ucrânia, joguei pouco e apareceu a oportunidade do São Paulo. Não pensei duas vezes. Ninguém desaprende a jogar bola. Tenho certeza que será um ciclo vitorioso – afirmou Vitor Bueno.
Vitor Bueno falou sobre o momento difícil que viveu no Dínamo de Kiev, por não ter muitas oportunidades de jogar.
– Encaro como aprendizado. Joguei muito pouco, não por falta de treino ou vontade. Ia bem nos treinos e fazia gols nos amistosos. Opção do treinador. Não só eu, como outros brasileiros tinham dificuldade de jogar lá. Nesse tempo todo procurei adquirir força com meus familiares e amigos. Era longe, não era fácil. Sabia que alguma hora ia acontecer de um clube me querer. Vim para o São Paulo e estou preparado – disse o meio-campista.
A chegada de Vitor Bueno foi mais uma indicação do técnico Cuca durante o período em que o treinador estava se recuperando de um tratamento cardíaco.
– Dar os parabéns para diretoria pelos reforços, só qualificou mais o elenco. Só tem a ganhar o São Paulo. O Cuca mostrou isso. Dá rodagem ao elenco. Tenho certeza que ele vai fazer um trabalho muito bom. Pelo projeto, treinador me ligou, vontade de trabalhar com elenco forte. Vim para ajudar o São Paulo a ganhar título – projetou Vitor Bueno.
Vitor Bueno só poderá atuar a partir do Campeonato Brasileiro. O jogador, porém, promete estar com o elenco nas duas finais do Campeonato Paulista, diante do Corinthians.
– Estou junto da equipe. Vou ao estádio acompanhar as finais. Peguei um clima muito bom, alegre, e quero transmitir a minha energia positiva.
Bom desempenho da defesa pode ajudar o São Paulo na final do Campeonato Paulista

Pela primeira vez no ano, o São Paulo acumula três jogos sem sofrer gols. E a boa fase da defesa pode ser um fator importante para os jogos de ida e volta da final do Campeonato Paulista, diante do Corinthians. A primeira partida será no domingo, às 16h (Hora de Brasília), no Morumbi. A segunda, está marcada pata o dia 21, no estádio do rival.
O Tricolor Paulista não foi vazado nas partidas contra o Ituano, pelo jogo de volta das quartas de final do estadual, e nos dois jogos com o Palmeiras, pela semifinal da competição.
Com a convocação de Arboleda para a seleção do Equador, a dupla de zaga que iniciou esse período positivo foi formada por Bruno Alves e Anderson Martins. O equatoriano, quando voltou, foi para o banco de reservas. Mas não demorou muito para ser titular novamente.
Tudo porque Anderson Martins se lesionou na primeira partida da semifinal contra o Palmeiras. No segundo jogo, na arena do rival, Arboleda foi um dos melhores em campo.
– É um jogo difícil. O Mancini cobrava muita atenção nas bolas aéreas, mudou o posicionamento no jogo do Ituano, conversou com o Cuca e isso vem dando resultado. Esperamos continuar assim nessas finais – afirmou Bruno Alves.
O ajuste do setor defensivo, porém, não passa só pela boa atuação dos zagueiros, mas também pela dupla de volantes Liziero e Luan.
Os garotos revelados nas categorias de base do clube deixaram para trás os experientes Hudson e Jucilei e se tornaram titulares intocáveis no elenco. Outro ponto que merece destaque foi a mudança de função do próprio Hudson, que ganhou destaque ao ser improvisado na lateral direita.
Com a má fase de Bruno Peres e Igor Vinicius, Vagner Mancini decidiu apostar na polivalência do jogador, que já havia atuado na lateral outras vezes. Aposta que também foi mantida por Cuca.
O técnico, aliás, iniciou na última terça-feira a preparação para o primeiro duelo da final do estadual. Hernanes pode ser a novidade, equanto que Pablo é dúvida.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Conmebol confirma Copa América de 2020 na Argentina e Colômbia

A Conmebol confirmou nesta terça-feira, através de seu site oficial, a realização da Copa América de 2020 em duas sedes: Argentina e Colômbia.
O torneio terá os mesmos 12 times da edição de 2019, a ser organizada pelo Brasil em junho e julho, mas haverá mudança de formato. As 12 seleções (10 da Conmebol e mais duas convidadas de outros continentes) vão ser divididas em dois grupos de seis times cada.

Cada grupo terá um país-sede:

A Zona Sul (Argentina), composta por Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e um país convidado.

A Zona Norte (Colômbia), formada por Colômbia, Brasil, Venezuela, Equador, Peru e outra seleção convidada.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Zagueiro Lucas Kal renova contrato com o São Paulo até o fim de 2022

O zagueiro Lucas Kal renovou seu contrato com o São Paulo até o fim de 2022 na última sexta-feira. O jogador de 23 anos foi emprestado ao Vasco na temporada passada e retornou no início desse ano ao Tricolor Paulista a pedido de André Jardine.
Formado nas categorias de base do São Paulo, Lucas Kal teve poucas chances no elenco profissional. Anteriormente, ele já havia sido emprestado para Paraná e Guarani. Pelo Vasco, o jogador atuou em apenas uma partida.
O zagueiro foi relacionado por André Jardine em quatro partidas no Campeonato Paulista desse ano, mas não foi utilizado em nenhuma delas.
Nos pênaltis, São Paulo elimina o Palmeiras e vai à final do Campeonato Paulista após 16 anos

O São Paulo está na final do Campeonato Paulista. Em um clássico muito disputado, com um gol anulado acertadamente pelo árbitro de vídeo para cada lado no empate por 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor Paulista venceu o Palmeiras por 5 a 4 nos pênaltis com uma atuação decisiva do goleiro Tiago Volpi. O adversário sairá do jogo entre Santos e Corinthians.
Independentemente de quem avançar, o São Paulo fará a primeira partida no Morumbi, no próximo domingo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 (4) X (5) 0 SÃO PAULO

Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 7 de abril de 2018, domingo
Horário: 16h (Hora de Brasília)
Público: 39.751 torcedores

Cartões amarelos: Gustavo Gomez e Deyverson (Palmeiras); Hudson, Reinaldo e Everton (SPFC).

Pênaltis: Nenê, Everton Felipe, Hudson, Gonzalo Carneiro (de cavadinha) e Bruno Alves converteram. Tiago Volpi errou.

PALMEIRAS: Prass; Mayke, Luan, Gustavo Gomez e Victor Luis (Diogo Barbosa); Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; Scarpa (Zé Rafael), Deyverson e Dudu
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VERSUS

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Liziero e Igor Gomes; Antony, Everton (Carneiro) Felipe e Everton
Técnico: Cuca