sexta-feira, 26 de julho de 2019


São Paulo faz homenagem no dia do aniversário de Telê Santana

O São Paulo homenageou Telê Santana nesta sexta-feira, 26 de julho, quando o ídolo nascido em 1931 completaria 88 anos de vida. O ex-treinador da equipe e da Seleção Brasileira morreu em abril de 2006.
Em seu site oficial, o São Paulo publicou uma galeria de fotos históricas de Telê Santana, entre as quais uma do ídolo ao lado de Raí com a taça da Copa Libertadores. O ex-técnico conquistou dez títulos oficiais e outras competições. Os principais foram os dois Mundiais, as duas Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 1991.
São Paulo encerra preparação para o jogo diante do Fluminense

O São Paulo encerrou a preparação para a partida diante do Fluminense, neste sábado, às 19h, no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O técnico Cuca não divulgou a escalação titular. Ele fechou os dois últimos treinos no CT da Barra Funda, de ontem e hoje. Embora surjam dúvidas, o time provavelmente será o mesmo da goleada por 4 a 0 sobre a Chapecoense.
Apesar da possibilidade da escalação ser a mesma usada no jogo anterior, o São Paulo pretende adotar uma estratégia diferente da usada contra a Chapecoense no Morumbi. A ideia é ter um time mais compacto e paciente para saber atacar o adversário.
Nesta sexta-feira, a comissão técnica dividiu o treino em três etapas: aquecimento, exercício técnico em campo reduzido e cobranças de bolas paradas, segundo relato do site oficial do clube.
Com 18 pontos, o São Paulo é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro.
FIFA anuncia que Mundial de Clubes de 2019 será disputado entre 11 e 21 de dezembro

A FIFA divulgou nesta sexta-feira o calendário da edição 2019 do Mundial de Clubes, que começa no dia 11 de dezembro e terá a grande final marcada para o dia 21, no Catar.
A competição terá o Liverpool, campeão da Europa, além do campeão da Copa Libertadores (a definir), e também reunirá outras equipes campeãs de outros continentes.
A edição de 2019 será a penúltima em que o Mundial de Clubes será realizado no modelo atual, com sete equipes e disputado anualmente. O projeto da FIFA é que a partir de 2021 o torneio passe a ser disputado a cada quatro anos, com a participação de 24 clubes. A edição de 2020 também será realizada no Catar.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

São Paulo faz treino fechado antes da partida com o Fluminense no Rio de Janeiro

O São Paulo treinou na manhã desta quinta-feira pensando numa estratégia para o duelo com o Fluminense, neste sábado, às 19h, no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O técnico Cuca preferiu fechar o treino no CT da Barra Funda. A escalação é um mistério. O possível time é o seguinte: Tiago Volpi; Walce, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Everton), Tchê Tchê e Hernanes; Alexandre Pato (Toró), Antony e Raniel.
Uma das dúvidas é sobre a permanência (ou não) de Alexandre Pato como titular. Alterações podem ser feitas com base na partida anterior, quando o São Paulo aplicou uma goleada de 4 a 0 na Chapecoense, com boa atuação de Everton e Toró, responsáveis por mudarem o jogo quando substituíram Pato e Luan respectivamente.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Cuca admite busca por lateral-direito

Embora Igor Vinícius tenha feito uma de suas melhores partidas com a camisa do São Paulo na última segunda-feira, o técnico Cuca admitiu que clube está buscando mais um lateral-direito.
– Estamos em busca de mais um jogador para essa posição para fechar o elenco – afirmou rapidamente o treinador em entrevista coletiva após a vitória por 4 a 0 sobre a Chapecoense, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a liberação de Bruno Peres para procurar um novo clube, o São Paulo só tem um jogador de origem para a posição neste momento. 
A escalação de Igor Vinícius para a partida contra a Chapecoense foi uma surpresa, já que o volante Hudson vinha sendo a opção mais utilizada na posição. No entanto, Cuca explicou o motivo pelo qual preferiu Igor Vinicius ao invés de Hudson.
– Eu tive uma conversa com o Hudson. Ele sempre foi primeiro ou segundo volante nos clubes que ele jogou. Ele não quer ser efetivado como lateral-direito. Ele se predispôs a jogar na posição, mas não quer ser efetivado. Eu concordo com ele. Se eu tenho uma posição, vou ser daquela e falar para o treinador: "se precisar de mim, me usa, mas usa quem é do setor". Treinamos com o Igor e o colocamos para jogar – disse o técnico.
Além de Hudson, Cuca também trabalha com o jovem zagueiro Walce na função. Tchê Tchê, outro volante, também pode jogar nesse setor do campo.
Durante as negociações com laterais antes e durante a parada para a Copa América, o São Paulo manteve uma preferência por laterais experientes, que possuam bagagem no futebol. Característica que pode ter sido apontada pelo técnico Cuca.
São Paulo faz segundo tempo efetivo e atropela a Chapecoense

Nos primeiros 45 minutos de partida, o que se viu foi o São Paulo esbarrando na proposta de jogo da Chapecoense. Mas o Tricolor Paulista teve uma postura mais agressiva no segundo tempo e venceu com uma goleada de 4 a 0, na noite de segunda-feira, no Morumbi. Com esse resultado, o time melhora sua situação no Campeonato Brasileiro. Foi o placar mais elástico do São Paulo na temporada, e o fim de uma sequência de oito jogos sem vitórias (cinco empates e três derrotas) contabilizando o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
A vitória faz o São Paulo disparar na tabela e subir da 12ª para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, agora com 18 pontos.
A partida também teve outros feitos inéditos: Antony fez seu primeiro gol como profissional no Morumbi, enquanto que Raniel e Vitor Bueno marcaram pela primeira vez com a camisa são-paulina.
O São Paulo volta a campo no fim de semana, quando vai ao Maracanã jogar diante do Fluminense, sábado, ás 19h (Horário de Brasília), pela 12ª rodada da competição nacional.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 4 X 0 CHAPECOENSE

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 22 de julho de 2019, segunda-feira
Horário: 20 horas (Hora de Brasília)
Público: 35.598 torcedores
Renda: R$ 842.238,00

Gols: Antony, aos 3, Toró, aos 7, Raniel, aos 10, e Vitor Bueno aos 45 do 2º tempo para o SPFC.

Cartões amarelos: Igor Vinícius (SPFC); Alan Ruschel, Everaldo e Douglas (Chapecoense).


SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Everton), Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Raniel (Vitor Bueno) e Alexandre Pato (Toró)
Técnico: Cuca

VERSUS

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco (Régis); Márcio Araújo, Amaral, Arthur Gomes e Camilo (Gustavo Campanharo); Renato Kayzer (Alan Ruschel) e Everaldo
Técnico: Ney Franco

segunda-feira, 22 de julho de 2019

São Paulo vive má fase em jogos como mandante 

O São Paulo entrará em campo nesta segunda-feira para jogar diante da Chapecoense, às 20h, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a quinta pior campanha da competição levando em consideração apenas os pontos somados dentro de casa.
Em cinco partidas, o Tricolor Paulista empatou quatro (três no Morumbi e uma no Pacaembu) e venceu apenas uma (no Morumbi). O aproveitamento é de 46,6% dos pontos conquistados.
A má fase dentro de casa não é por falta de apoio. O São Paulo tem recebido um grande número de torcedores em seus jogos. Com média de 31.208 pessoas por partida, o Tricolor Paulista possui o quarto melhor público do Campeonato Brasileiro.
No jogo contra o Bahia, válido pela quinta rodada, teve a presença de 44.640 torcedores, mas dentro de campo os escolhidos do técnico Cuca não aproveitaram o fator casa e não saíram de um empate sem gols.
Na rodada passada, diante do Palmeiras, foram 38.267 torcedores que se decepcionaram com mais um empate da equipe. Há uma possibilidade de que o público  para a partida contra a Chapecoense seja menor. O clube, porém, não divulgou uma estimativa de quantos ingressos foram vendidos.
Para evitar uma possível frustração como nos jogos anteriores, o técnico Cuca conta com praticamente todos os titulares. O time só não pode contar com Pablo, que se recupera de uma lesão no tornozelo ocorrida durante o clássico contra o Palmeiras. Raniel vai herdar a vaga do camisa 9.
Rodada beneficia o São Paulo: clube pode subir do 12º para o quinto lugar do Campeonato Brasileiro

A fase não é boa, mas o São Paulo pode terminar na quinta colocação do Campeonato Brasileiro se vencer a Chapecoense, nesta segunda-feira, às 20h, no Morumbi, pela 11ª rodada da competição nacional.
Com 15 pontos, o Tricolor Paulista começou a rodada na nona posição, caiu para 12º com os resultados, mas agora tem a chance de ficar perto do grupo dos quatro melhores colocados.
Se superar a Chapecoense, o São Paulo vai ultrapassar Bahia e Grêmio, com 15 pontos, Corinthians, Goiás, Botafogo e Athletico-PR, com 16, e Internacional, com 17 pontos.
Apesar de ter a chance de pôr um fim na má fase e encostar nas primeiras colocações, o Tricolor Paulista não vive um bom momento no Campeonato Brasileiro. O time não vence há seis rodadas. A última vitória foi diante do Fortaleza, dia 12 de maio, no Ceará.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CHAPECOENSE

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 22 de julho de 2019, segunda-feira
Horário: 20 horas (Hora de Brasília)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Hudson, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Raniel e Alexandre Pato
Técnico: Cuca

VERSUS

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Gustavo Campanharo e Camilo; Alan Ruschel, Everaldo e Arthur Gomes
Técnico: Ney Franco
Alexandre Pato deixa de ser protagonista para se dedicar a atuação coletiva

Desde que chegou ao São Paulo, Alexandre Pato foi testado pelo técnico Cuca em diversas funções de ataque. Pelo Campeonato Brasileiro, já são três: centroavante, segundo atacante e ponta pelo lado esquerdo.
E é nessa última posição que Alexandre Pato atuou no clássico diante do Palmeiras, no último sábado, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O desempenho não foi dos melhores, mas o jogador colaborou  coletivamente ao ajudar na recomposição defensiva, função muito cobrada por Cuca.
Foi pelo lado esquerdo do ataque que Alexandre Pato teve seu melhor momento com a camisa do São Paulo. Em sua primeira passagem pelo Tricolor Paulista, o atacante passou um período como centroavante, mas assim que o técnico Juan Carlos Osório assumiu a equipe, em 2015, ele passou a desempenhar outra posição.
Pato deixou de fazer a função de centroavante e passou a atuar pelo lado esquerdo do campo. Foi dessa forma que ele se destacou marcando gols e acumulando assistências. Durante a passagem do técnico colombiano, o atacante disputou 27 partidas e marcou 11 gols.
Logo no início do trabalho de Cuca, Pablo teve que passar por um procedimento cirúrgico na região lombar, fazendo com que o técnico apostasse em Alexandre Pato como centroavante. Mas o camisa 7 não teve um bom rendimento.
Com isso, Jonas Toró ganhou a vaga de 9, e Alexandre Pato foi recuado para atuar praticamente como um meia. A mudança foi bem sucedida.
Cuca, no entanto, não repetiu mais a escalação e passou a estudar outras alternativas. Com o retorno de Pablo ao time e a lesão de Everton, Pato foi o escolhido para jogar pela esquerda.
Nesta segunda-feira, diante da Chapecoense, no Morumbi, Pablo está fora do jogo por conta de uma lesão no tornozelo. A vaga será ocupada por Raniel e, mais uma vez, Alexandre Pato terá a chance de mostrar que pode ser aquele jogador diferenciado que atuava pelo lado do campo e que fez sucesso na rápida passagem  de Juan Carlos Osório pelo clube.