sexta-feira, 6 de setembro de 2019

São Paulo não terá Daniel Alves pela primeira vez. Cuca testa alternativas para o meio de campo

O São Paulo não terá Daniel Alves pela primeira vez desde que o camisa 10 estreou pelo Tricolor Paulista, no dia 18 de agosto, na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Portanto, o jogador é desfalque neste sábado, às 19h, diante do Internacional, em Porto Alegre.
Contratado no dia 1º de agosto, o jogador de 36 anos está com a seleção brasileira para amistosos nos Estados Unidos. Com esse e outros seis desfalques, Cuca busca alternativas para montar o meio de campo.
Hernanes, substituto natural de Daniel Alves, se recupera de grave lesão na coxa direita e também está fora. Igor Gomes, por sua vez, foi liberado para completar treinos da seleção brasileira.
Os desfalques de Cuca são: Pablo, Hernanes, Alexandre Pato (em recuperação de lesões), Daniel Alves (Seleção Brasileira), Igor Gomes (treinos na Seleção), Walce e Antony (Seleção Olímpica). Toró, com um pequeno estiramento, não treinou de segunda a quarta no campo e é dúvida.
No treino tático de quarta-feira, Cuca testou duas formações:
Na primeira parte, ele usou Everton como meia em uma formação no 4-2-3-1, com Liziero aberto na esquerda e Igor Vinícius na segunda linha pela direita, na função normalmente ocupada por Antony. As novidades foram Hudson, Igor Vinícius e Raniel (o último volta após cumprir suspensão).
Na segunda parte do treino tático, Cuca testou Luan e Vitor Bueno nas vagas de Hudson e Juanfran. A formação passou para um 4-4-2, com Everton aberto na esquerda, Tchê Tchê na direita, e Vitor Bueno mais como um segundo atacante. Nesse teste, Igor Vinícius voltou a ser lateral-direito.
Apesar de perder o meia de criatividade, o São Paulo terá a ausência de um outro fator importante: a liderança de Daniel Alves dentro de campo. Nas partidas em que atuou, o meia demonstrou senso coletivo ao passar instruções aos companheiros e organizar o meio de campo.
A postura fez o jogador ganhar a faixa de capitão no empate sem gols diante do Grêmio, na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem Daniel Alves e Hernanes, Reinaldo deve retomar a braçadeira na partida contra o Internacional. Ele foi capitão em alguns jogos após a disputa da Copa América.
O lateral-esquerdo permaneceu no clube após o São Paulo recusar uma proposta de aproximadamente R$ 10 milhões do Al-Ahli, da Arábia Saudita, e negocia uma renovação. A discussão está aberta sobre o tempo do novo contrato: até 2021 ou 2022.
Cuca faz trabalho tático e aprimora finalizações; veja provável escalação

O São Paulo treinou com portões fechados na quinta-feira, no CT da Barra Funda, e aproveitou a privacidade para realizar um trabalho tático e de finalizações orientado pelo técnico Cuca.
A equipe se prepara para a partida diante do Internacional, neste sábado, às 19h, no Rio Grande do Sul, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista vem de um empate sem gols contra o Grêmio.
E o treino de finalizações foi exatamente visando não repetir o desempenho da última partida. O São Paulo criou boas chances de gols, mas não conseguiu converter nenhuma delas, já que a pontaria não foi das melhores.
Com os atletas disponíveis, Cuca provavelmente levará a campo um time armado no 4-2-3-1, com: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda (Bruno Alves), Anderson Martins e Reinaldo; Hudson e Tchê Tchê; Igor Vinícius, Everton e Liziero; Raniel.
São Paulo recusa proposta por Arboleda

O São Paulo recusou uma proposta do Kansas City, dos Estados Unidos, por Arboleda. A oferta de empréstimo com opção de compra para saída em janeiro de 2020 foi recusada pelo Tricolor Paulista. A janela de transferências para os Estados Unidos está fechada desde o dia 7 de agosto.
Apesar da recusa inicial do São Paulo, o Kansas City não desistiu de Arboleda e estuda fazer uma nova proposta com um modelo de negócio diferente.
Caso o São Paulo aceite uma eventual nova oferta do Kansas City, Arboleda não sairá agora do clube. Isso porque, além de a janela estar fechada, o clube não quer perder jogadores considerados titulares em meio à disputa pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro.
Antes da Copa América, o São Paulo considerava a possibilidade de negociar Arboleda na janela do meio de ano para equilibrar as finanças. Mas o desempenho da seleção do Equador e do próprio defensor não valorizaram o atleta como se imaginava.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

CBF quer diminuir trocas de técnicos e põe a culpa nos clubes

Um dos assuntos mais frequentes no futebol brasileiro é a troca excessiva de treinadores durante a temporada. Buscando garantir maior continuidade de trabalho aos técnicos no país, a CBF tem o desejo de criar mecanismos para reduzir as demissões, porém os clubes apresentam resistência. Pelo menos é isso que alega Walter Feldman, secretário-geral da entidade.
Feldman revelou que a CBF já manifestou aos presidentes dos clubes a vontade de realizar mudanças estruturais que reduzam as trocas de treinadores, mas essa proposta foi vetada pelos times no conselho técnico organizado pela entidade.
Feldman fez questão de ressaltar que a CBF possui apenas caráter recomendatório, não podendo aprovar mudanças que não passem por votação entre os clubes.
“Nós vamos insistir nesse tema. Evidentemente, atendendo algum pleito de uma pequena alteração, mas essa liberdade que existe hoje, na nossa opinião, prejudica a estabilidade do futebol brasileiro e dos clubes. Isso é uma decisão do conselho técnico e quem vota no conselho técnico são os clubes. A CBF não vota, ela sugere, propõe, argumenta, mas a decisão final é dos clubes”, afirmou.
Desde o início do Campeonato Brasileiro, nove clubes já mudaram de comando técnico: Avaí, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Palmeiras e Vasco. A demissão mais recente foi a de Felipão, no Palmeiras, após acúmulo de resultados negativos.

Pablo inda não estará à disposição

Pablo ainda não estará à disposição do técnico Cuca para o jogo de sábado, diante do Internacional, às 19h (Hora de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira Rio. O jogador segue na transição da lesão no ligamento do tornozelo direito, sofrida no dia 13 de julho.
Apesar de treinar durante esta semana, Pablo ainda não tem condições de jogo, de acordo com o clube. No treino de quarta-feira, ele apareceu no gramado para o aquecimento e realizou todas as atividades normalmente.
No entanto, a recuperação do jogador continua e o Tricolor Paulista prefere ser cauteloso quanto a sua escalação no sábado. Pablo se recupera da segunda lesão em menos de seis meses. Na primeira, teve que se submeter ao procedimento cirúrgico para a retirada de um cisto na região da coluna, ficando quase três meses fora.
No treino da última terça-feira, o atacante fez o trabalho em campo reduzido e teve cautela em divididas e até mesmo em corridas mais longas. Cuca, inclusive, orientou os outros jogadores para evitarem contatos mais pesados com Pablo.
Quem apareceu no treino de ontem foi Tchê Tchê. Na terça, o volante deixou o campo do CT mais cedo com dores no pé direito devido a um pisão que levou no empate sem gols contra o Grêmio no último sábado.
Arboleda, que fez um trabalho separado do grupo na terça, também retornou e não deve ser problema para a partida com o Internacional.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Pablo pode jogar

Pablo pode ser a grande novidade do São Paulo para a partida no diante do Internacional, sábado, às 19h, no Rio Grande do Sul, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em fase final de recuperação de lesão no ligamento do tornozelo direito, o jogador não atua desde o dia 13 de julho, e participou dos dois treinos desta semana com o elenco.
Com o provável retorno de Pablo, o técnico Cuca ganha algumas opções no ataque, setor que sofre com desfalques para a partida.
O São Paulo não terá Antony, que foi convocado pela seleção olímpica, e, provavelmente, não contará com Alexandre Pato e Toró. Ambos ainda estão em recuperação de problemas musculares e não devem estar à disposição a tempo.
Para tentar diminuir os problemas ofensivos, Cuca já começou a esboçar uma possível formação com Pablo. No treino de terça-feira, o treinador testou ele ao lado de Raniel.
Quando defendeu o Athletico-PR, Pablo chegou a atuar pelas pontas, principalmente em 2017. Caso Cuca escolha essa formação, o time não mudaria muito suas características em relação aos demais jogos. Continuaria no 4-3-3.
No entanto, há também a possibilidade de Pablo ser recuado e Raniel como centroavante. Nesse caso, o São Paulo mudaria o esquema para o 4-4-2, com:

Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson (Tchê Tchê), Liziero, Everton e Vitor Bueno; Pablo e Raniel.

A escalação de Pablo no time titular, porém, ainda depende da avaliação do departamento médico. O atacante vem da segunda grave lesão em menos de seis meses. Em maio, ele precisou operar a região da coluna para a retirada de um cisto e também ficou dois meses em tratamento.
Durante o tempo ausente de Pablo, Raniel foi quem ganhou a posição de centroavante, mas ainda não convenceu. Em cinco jogos, fez apenas um gol.
No último sábado, no empate sem gols com o Grêmio, Raniel cumpriu suspensão após ter sido punido com o cartão vermelho, e o São Paulo não tinha nenhum jogador de ofício para a posição. Vitor Bueno foi o escolhido para atuar improvisado. E não foi bem.
Nesta quarta-feira, o Tricolor Paulista terá um treino tático fechado para a imprensa. Na quinta e na sexta-feira, as atividades serão totalmente fechadas, e Cuca fará mistério quanto à escalação.
São Paulo paga direitos de imagem atrasados e cumpre acordo com jogadores

O São Paulo pagou dois meses de direitos de imagem atrasados com jogadores. A dívida era com uma parte do elenco que recebe uma parte do salário desta maneira (representa cerca de 30% dos vencimentos). O clube havia prometido aos atletas quitar os atrasos em setembro e cumpriu o acordo.
O São Paulo também tem premiações pendentes do Campeonato Brasileiro que começaram a ser pagas. De acordo com o clube, o dinheiro para quitar esses valores está no caixa.
Nesse sentido, a venda de Morato ao Benfica por 6 milhões de euros (cerca de R$ 27,3 milhões de reais) deu fôlego financeiro ao São Paulo. A negociação foi a mais cara de um zagueiro do Tricolor Paulista nos últimos dez anos.
A meta orçamentária de 2019 é conseguir R$ 120 milhões com vendas de jogadores. Até o momento o São Paulo arrecadou pouco mais de R$ 70 milhões com as negociações de Morato, Rodrigo Caio, Tuta, Lucas Fernandes, Auro e Miguel Alcântara (aqui não está incluído, por exemplo, o valor da revenda de Éder Militão, do Porto ao Real Madrid).
Esta não é a primeira vez na temporada que o São Paulo atrasa pagamentos de direitos de imagem. Em julho o clube também teve esse problema no fluxo de caixa.
Para esta temporada, o São Paulo investiu em contratações como Daniel Alves, Alexandre Pato, Hernanes, Pablo e Juanfran. No total foram 14 jogadores contratados:

Hernanes
Pablo
Tiago Volpi
Willian Farias
Biro Biro (rescindiu o contrato e foi para o Botafogo)
Léo
Igor Vinícius
Vitor Bueno
Alexandre Pato
Calazans
Tchê Tchê
Raniel
Dani Alves
Juanfran

Até julho, o clube havia pego R$ 18 milhões em empréstimos com bancos, segundo o diretor financeiro Elias Barquete Albarello. A ideia era não recorrer mais a empréstimos, embora o São Paulo tenha aprovação do Conselho Deliberativo para pegar até R$ 50 milhões em 2019.
Morato se torna a venda mais cara de um zagueiro do SPFC nos últimos dez anos

O São Paulo concluiu a venda mais cara de um zagueiro do clube nos últimos dez anos. Morato, de apenas 18 anos, foi para o Benfica por 6 milhões de euros (cerca de R$ 27,3 milhões de reais). E o clube ainda permanece com 15% de direitos do atleta.
A negociação impressiona pelo fato de Morato nunca ter disputado uma partida sequer pela equipe profissional. Neste ano, ele foi chamado para participar de treinos com o técnico Cuca, foi relacionado para três partidas, mas não entrou em campo. Sem espaço, voltou para o time sub-20.
A venda de Morato ultrapassa a de Maicon, em 2017, para o Galatasaray, da Turquia. Na época, o zagueiro deixou o Tricolor Paulista por R$ 25,7 milhões, mais bonificações por metas, conquistadas tempos mais tarde.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

São Paulo vende zagueiro do sub-20 por R$ 2,2 milhões a clube da Itália

O zagueiro Miguel Alcântara, da equipe sub-20 do São Paulo, foi vendido para o Ascoli, da Itália, por 500 mil euros (cerca de R$ 2,2 milhões de reais). O jogador assinou um contrato válido por quatro anos.
O jogador já realizou exames no clube italiano e já irá iniciar os treinos na equipe profissional. O Ascoli disputa a segunda divisão do Campeonato Italiano.
Antes, o São Paulo havia anunciado a transferência do zagueiro Morato, também do sub-20, para o Benfica, de Portugal, por 6 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões de reais).
Benfica compra Morato

O zagueiro Morato, formado nas categorias de base do São Paulo, foi anunciado pelo Benfica na segunda-feira. O jogador assinou contrato com validade até 2024 em uma negociação que rendeu 6 milhões de euros (cerca de R$ 27,3 milhões de reais) ao Tricolor Paulista, que ainda fica com 15% de uma futura venda do atleta.
Morato, de apenas 18 anos, não atuou pela equipe profissional do São Paulo, e era visto no clube como uma das grandes promessas das categorias de base. Neste ano, ele treinou com o time principal e até foi relacionado por Cuca. No Benfica ele atuará pela equipe B.
A venda dele ajuda o São Paulo a equilibrar as contas, depois de o clube fazer investimentos pesados no futebol, como as chegadas de Alexandre Pato, Daniel Alves e Juanfran. E mais no começo da temporada, as contratações de Hernanes e Pablo.
O clube precisa vender jogadores para fazer dinheiro e não enfraquecer o elenco perdendo peças titulares em meio à disputa das primeiras colocações do Campeonato Brasileiro.
Ainda na segunda-feira, o São Paulo também concluiu a venda do zagueiro Miguel Alcântara, do sub-20, por cerca de R$ 2,2 milhões.
São Paulo desaponta

O Morumbi praticamente lotado não foi o bastante para levar o São Paulo à vitória na manhã do último sábado. Diante do Grêmio, o Tricolor Paulista teve um mau desempenho ofensivo, levou alguns sustos na defesa e não passou de um empate por 0 a 0. Na saída de campo, a equipe de Cuca ouviu vaias da torcida, assim como o garoto Antony, que acabou expulso nos minutos finais.
O resultado impede o São Paulo de mais uma vez encostar na liderança. A equipe que na rodada passada perdeu para o Vasco, soma agora 31 pontos, e ocupa a quarta colocação.
Durante a partida, um torcedor são-paulino caiu das arquibancadas do Morumbi (anel superior). Ele despencou do setor mais alto do estádio e atingiu duas pessoas.
Na próxima rodada, o São Paulo joga com o Internacional, no sábado, às 19h, no Rio Grande do Sul.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 0 GRÊMIO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 31 de agosto de 2019, sábado
Horário: 11 horas (Hora de Brasília)
Público: 46.997 pessoas
Renda: R$ 2.948.464,00

Cartões amarelos: Antony (SPFC); Luciano (Grêmio).

Cartão vermelho: Antony (SPFC).

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero (Igor Gomes) e Daniel Alves; Antony, Vitor Bueno (Helinho) e Everton
Técnico: Cuca

VERSUS

GRÊMIO: Júlio César, Galhardo, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba, Michel, Thaciano, Diego Tardelli (Patrick) e Luan (Darlan), Everton Cebolinha e Luciano (Pepê)
Técnico: Renato Portaluppi