sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019: vexame,  decepção com medalhões e descobertas

O São Paulo completou no turbulento 2019 o sétimo ano seguido sem conquistar títulos. E olha que teve muita coisa na temporada do Tricolor Paulista: foram quatro técnicos, teve a saída de dois veteranos apelidados em algum momento de salvadores da pátria, a chegada de medalhões e duas boas descobertas: Antony, atacante revelado nas categorias de base, e o goleiro Tiago Volpi.
O ano foi tão difícil que reservou duras e dolorosas decepções. A maior delas foi a eliminação precoce e inédita na fase preliminar da Copa Libertadores. A outra foi o vice do Campeonato Paulista, com a equipe são-paulina perdendo o título para o rival Corinthians.
Dá para dizer que até a alma do clube foi atingida em 2019. Primeiro no estádio do Morumbi, que teve vários setores alagados durante as fortes chuvas no mês de março. Depois com os ataques a Raí, executivo de futebol, em mais um ano da desgatante gestão Leco. Muitos torcedores pediram a demissão do ídolo.
No total, o São Paulo fez 62 jogos, com 23 vitórias, 19 empates e 20 derrotas, entre partidas oficiais (foram 60) e amistosas (foram 2).

VEXAME CONTINENTAL

A equipe teve como adversário o Talleres, da Argentina, na segunda rodada preliminar da Copa Libertadores. O jogo de volta estava marcado para o Morumbi, dia que o clube reabriria o estádio após reformas internas e estruturais. Ninguém poderia imaginar um vexame...
Não que a fase fosse boa. O São Paulo vinha de resultados ruins no Campeonato Estadual e o técnico André Jardine (aposta de Raí ao final de 2018) estava sob fortes críticas, mas o elenco sao-paulino era melhor e a "camisa" mais pesada, diziam. Só que às coisas não são bem assim: eliminação em casa após empate sem gols.
Foi a pior campanha do clube na competição. A torcida não engoliu e iniciou fortes protestos ao término da partida. Torcedores organizados bloquearam a saída principal do Morumbi com gritos em tom de ameaça e, pela primeira vez, Raí foi atacado pelos são-paulinos.

TIME VOLTA A DISPUTAR UMA FINAL

Desde a decisão da Copa Sul-Americana em 2012, o São Paulo não chegou a mais nenhuma final (excluindo à disputa da Recopa-2013, que consiste apenas na disputa da final) até a decisão do Campeonato Paulista de 2019. E a campanha não foi fácil para o torcedor são-paulino.
Na primeira fase da competição estadual, o time perdeu todos os clássicos, chegou a ser ameaçado na zona de classificação e só garantiu a vaga para a fase eliminatória na última rodada, quando empatou com o rebaixado São Caetano e deixou o campo do Anacleto Campanella vaiado. E a campanha que começou com André Jardine passou para Vagner Mancini, técnico interino.
De forma até surpreendente, fez o São Paulo jogar bem e levar o time até o segundo jogo da semifinal diante do Palmeiras. Foi quando Cuca assumiu. Logo na estreia do novo técnico, o time conseguiu eliminar o inimigo que jogava em casa graças a atuação inspirada do goleiro Tiago Volpi. Mas fez dois jogos ruins na final com o Corinthians e acabou perdendo o título.

MEDALHÕES DECEPCIONAM

Ninguém poderia imaginar que as grandes decepções do São Paulo neste ano seriam os jogadores mais talentosos e/ou os "medalhões", mas eles foram. Contratado ainda em dezembro, Hernanes não conseguiu fazer boas partidas e terminou o ano admitindo que ficou devendo.
Alexandre Pato chegou no mês de abril com a promessa de recolocar o São Paulo no topo. Só jogou o Campeonato Brasileiro e não empolgou. Fez apenas 13 gols em 53 jogos.
Outras duas contratações que deixaram a torcida chateada foram a do espanhol Juanfran - não justificando a fama alcançada no futebol europeu - e de Pablo, que, apesar de não ser um veterano, veio como o grande destaque da temporada anterior quando fez gols decisivos quando vestia a camisa do Athletico Parananense, mas sofreu muitas lesões em 2019.
E o ano ainda teve as despedidas de Diego Souza (foi para o Botafogo) e Nenê (foi para o Fluminense), os protagonistas de 2018 e que vieram para fazer o time ser campeão...

TÉCNICOS, LECO E RAÍ

Nenhum outro setor no São Paulo gerou tantas críticas como o cargo de treinador. Excluindo, é claro, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e Raí, executivo de futebol. A cada novo fracasso em campo, os gritos de "Fora Leco" e "Raí pede para sair" passaram a se multiplicar.
O futebol foi turbulento com muitas mudanças de técnico. André Jardine durou até 14 de fevereiro (10 jogos no total). Vagner Mancini assumiu como interino por 41 dias (9 jogos no total) e saiu meses depois de forma polêmica. Cuca ficou de 1º de abril até 26 de setembro (26 jogos no total). E depois Fernando Diniz chegou e vai continuar dirigindo o time (soma 17 jogos).
O melhor aproveitamento na temporada foi exatamente de Fernando Diniz, com 54,9%. Ainda assim, ele conta com a desaprovação de muitos torcedores.

DESCOBERTAS

Quer dizer que 2019 não valeu em nada para o São Paulo? Não é bem assim. Foi um ano duro para a torcida, mas teve aspectos positivos. O maior deles foi criado pelo próprio clube. A equipe sub-20 sagrou-se campeão da Copa São Paulo de futebol júnior, em janeiro.
Aquele foi o quarto título são-paulino na competição e revelou Antony, o atacante que encantou a torcida na temporada. Outras revelações apareceram, mas mal ficaram no clube. Casos do zagueiro Morato (vendido ao Benfica) e do atacante Gabriel Novaes (emprestado ao Barcelona B).
Uma leva de jovens, que já vinha treinando com o profissional, também mostrou evolução. Foram os casos de Luan e Igor Gomes.
O São Paulo também fechou o ano com um goleiro, posição que gerava grande dificuldade para o clube desde a aposentadoria de Rogério Ceni, em 2015. Tiago Volpi veio por empréstimo do Querétaro, do México, e teve uma temporada sólida. Tanto que no mês de agosto a torcida já cobrava a diretoria por sua contratação definitiva (avaliada em 5 milhões de dólares).
Por fim, foi o ano da chegada de Daniel Alves, o jogador com mais títulos como profissional no futebol. É verdade que o São Paulo ainda não alcançou os objetivos almejados com ele, mas há mais três anos de contrato para cumprir. O lateral-direito gera boa expectativa no clube e nos torcedores.

Como será o ano de 2020 para o São Paulo? A resposta virá quando a temporada começar!

CRÉDITOS: ESPN
Aposta para 2020: Rodrigo Nestor é a nova promessa para brilhar pela equipe profissional do São Paulo

Rodrigo Nestor é a nova promessa do São Paulo. Nos bastidores, o volante de 19 anos é apontado no clube como a principal joia das categorias de base para 2020.
O atleta está inscrito para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o planejamento do clube, inclusive, é promover Rodrigo Nestor ao elenco profissional depois da competição de base.
Em 2019, o São Paulo fez um planejamento parecido com Antony. A diferença é que o atacante havia participado de jogos do time profissional no ano anterior. Destaque da campanha do título da Copinha em janeiro, Antony se firmou na primeira temporada no time principal.

Quem é Rodrigo Nestor

Rodrigo Nestor chegou ao São Paulo em 2014. Ele pode atuar como segundo volante e meia. Ele é considerado no São Paulo um atleta com boa visão de jogo. Na base, destacou-se mesmo enfrentando garotos um ano mais velhos (ele nasceu no ano 2000 e jogou com jogadores da geração de 99).
Nesta temporada, ele foi titular em todos os jogos da campanha do título da Copinha, marcou dois gols e chegou a participar de treinos no CT da Barra Funda, mas não estreou no time principal.
O atleta canhoto foi convocado pelo técnico Tite para completar treinos da Seleção em maio (ele também tem passagens por seleções de base). Na ocasião, ele trabalhou com Neymar, Thiago Silva e outros jogadores.
O treinador do time sub-20 do São Paulo, Orlando Ribeiro, já disse que Rodrigo Nestor é "o mais técnico de Cotia".
Em entrevista ao "Uol" em fevereiro, o volante disse se inspirar em jogadores como Kroos e Modric, e também afirmou ser fã de Kaká.
Em 2020, o técnico Fernando Diniz pretende usar mais garotos. Ele gostou, por exemplo, da atuação do time formado por atletas de Cotia na vitória por 2 a 1 sobre o CSA, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Fernando Diniz considera a base são-paulina muito boa. Um exemplo disso é que Shaylon e Brenner, que voltam de empréstimos ao Bahia e Fluminense, respectivamente, vão fazer parte do grupo no início da pré-temporada, no dia 6 de janeiro. Os dois são formados em Cotia (Shaylon iniciou na base da Chapecoense e depois se transferiu para o São Paulo).
Em 2019, Rodrigo Nestor fez cinco gols em 38 jogos pelo time sub-20 do São Paulo. Seu contrato é válido até novembro de 2021.

Veja os títulos de Rodrigo Nestor nas categorias de base do SPFC:

Copa São Paulo de Futebol Júnior (2019)
Campeonato Brasileiro de Aspirantes (2018)
Copa do Brasil Sub-20 (2018)
Supercopa do Brasil Sub-20 (2018)
Taça BH Sub-17 (2017)
Campeonato Paulista Sub-17 (2016)
Copa Ouro Sub-17 (2016)
Taça BH Sub-17 (2016)
Federação detalha tabela da primeira fase do Campeonato Paulista

A Federação Paulista de Futebol divulgou na quinta-feira a tabela desmembrada da primeira fase do Campeonato Paulista, com datas e horários dos 96 jogos.
A rodada inaugural será disputada entre os dias 22 e 23 de janeiro. O São Paulo vai estrear numa quarta-feira, diante do Água Santa, às 21h30, no Morumbi.
Já o primeiro clássico acontece na segunda rodada, quando o São Paulo joga com o Palmeiras, no estádio do rival, no dia 26 de janeiro, um domingo, às 16h. A fase de classificação vai até 1º de abril (uma quarta-feira).
Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos. Na primeira fase, os times jogam com as equipes das outras chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas, enquanto os dois piores no geral serão rebaixados.
O campeão da competição estadual vai receber R$ 5 milhões como premiação.

Confira abaixo a tabela detalhada com os jogos do São Paulo na primeira fase do Campeonato Paulista de 2020:

1ª rodada - 22/01 (quarta-feira), às 21h30 - São Paulo x Água Santa
2ª rodada - 26/01 (domingo), às 16h - Palmeiras x São Paulo
3ª rodada - 29/01 (quarta-feira), às 21h30 - Ferroviária x São Paulo
4ª rodada - 03/02 (segunda-feira), às 20h - São Paulo x Novorizontino
5ª rodada - 09/02 - (domingo), às 16h - Santo André x São Paulo
6ª rodada - 15/02 (sábado), às 19h - São Paulo x Corinthians
7ª rodada - 22/02 (sábado), às 16h30 - Oeste x São Paulo
8ª rodada - 01/03 (domingo), às 16h - São Paulo x Ponte Preta
9ª rodada - 08/03 (domingo), às 16h - Botafogo x São Paulo
10ª rodada - 14/03 (sábado), às 19h - São Paulo x Santos
11ª rodada - 21/03 (sábado), às 16h - São Paulo x Bragantino
12ª rodada - 01/04 (quarta-feira), às 21h30 - Guarani x São Paulo

Confira abaixo os grupos do Campeonato Paulista de 2020:

Grupo A: Santos, Ponte Preta, Oeste e Água Santa
Grupo B: Palmeiras, Novorizontino, Botafogo e Santo André
Grupo C: São Paulo, Ituano, Mirassol e Internacional de Limeira
Grupo D: Corinthians, Ferroviária, Guarani e Bragantino 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Goleiro Tiago Volpi comemora permanência

Comprado em definitivo até 2023, o goleiro Tiago Volpi comemorou a permanência no clube na quarta-feira, dia 25. O jogador de 29 destacou a vontade que tinha de ficar no clube.
– Estou muito contente. Criei uma identificação grande com todas as pessoas no clube, dos funcionários aos torcedores, e eu tinha a vontade de permanecer. A minha felicidade é completa neste Natal. Sem dúvida, um momento especial. A permanência no São Paulo foi o meu melhor presente no Natal – disse Volpi.
O goleiro chegou ao São Paulo no começo desta temporada, depois de alguns anos no futebol mexicano. Durante a temporada de 2019, Volpi foi ganhando confiança e passou a ser um dos principais jogadores do time.
– Estou feliz com a oportunidade de defender o São Paulo por mais quatro temporadas. O torcedor esteve conosco nos momentos difíceis, e agora vamos em busca dos nossos objetivos em 2020 – completou.
Em entrevista ao site oficial do clube, Tiago Volpi ainda mencionou sua família ao falar sobre a renovação.
– A minha família também está muito contente e estava ansiosa com este desfecho. Agora tenho um filho paulistano, o Arthur, que nasceu este ano, e celebrei um Natal perfeito. Levarei esta motivação para a próxima temporada, conto com o nosso torcedor no Morumbi em noite de Libertadores – concluiu.
São Paulo anuncia compra definitiva do goleiro Tiago Volpi

O São Paulo anunciou na terça-feira, véspera de Natal, a compra definitiva do goleiro Tiago Volpi.
O clube acertou a permanência do atleta que estava emprestado pelo Querétaro, do México, por 5 milhões de dólares (cerca de R$ 21 milhões de reais). O contrato é válido até 2023.
O São Paulo, nos últimos dias, conseguiu readequar a forma de pagamento. Ela será da seguinte maneira:

A entrada foi parcelada em três vezes;
A primeira destas três parcelas será paga na segunda quinzena de janeiro;
O restante será pago em quatro parcelas, com início em junho de 2020 e término em junho de 2021.

O São Paulo enxerga em Tiago Volpi tudo o que o clube busca no perfil de um jogador: liderança, dedicação aos treinos e personalidade forte, além da qualidade técnica. O jogador abriu mão de outras propostas quando acertou sua transferência por empréstimo e agora novamente preferiu pela permanência no clube. Os salários que farão parte do novo contrato já estavam previamente acertados.
A definição da permanência de Tiago Volpi se arrastou porque o São Paulo adiou ao máximo a compra por estar em dificuldade financeira. No último dia 19 de dezembro, o clube apresentou um prejuízo financeiro de R$ 180 milhões.
O anúncio, em clima natalino, aconteceu pelas redes sociais do clube.
Há tempos o São Paulo está decidido a comprar Tiago Volpi do ponto de vista técnico. O clube corria atrás de dinheiro, pois uma eventual saída do goleiro causaria prejuízo na posição e ainda um mal-estar com a torcida. O jogador se tornou um dos grandes nomes da equipe neste ano e é querido por grande maioria dos são-paulinos.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Feliz Natal!

Lateral Igor Vinicius celebra permanência

Na última sexta-feira, o São Paulo anunciou a compra de Igor Vinicius depois de o lateral-direito ter sido emprestado pelo Ituano neste ano. Agora, o jogador tem contrato definitivo com validade até dezembro de 2022.
Em entrevista ao site oficial do São Paulo, Igor Vinicius comemorou o importante passo na carreira.
– Vestir a camisa do São Paulo foi a realização de um sonho. Acredito que cresci muito no clube, principalmente no segundo semestre, e agarrei a chance para defender a equipe nas próximas temporadas – declarou o jogador.
Quando o Tricolor Paulista contratou Daniel Alves e Juanfran, se imaginava que Igor Vinicius perderia espaço na equipe. Mas foi o contrário. Ele teve chances importantes e convenceu a diretoria.
Daniel Alves e Juanfran, inclusive, ajudaram.
– São dois jogadores com história no futebol, extremamente profissionais e referências. Ficamos próximos no dia a dia e tentei assimilar tudo para aproveitar essa chance. Sou fã do Dani Alves, que sempre foi uma inspiração. E o Juanfran, mesmo com a trajetória dele na Europa, tem uma simplicidade cativante – completou o jogador, que falou também do técnico Fernando Diniz.
– Terminei o ano bem e mais confiante. Acredito que tenho evoluído cada vez mais, e o estilo de jogo do Fernando Diniz me encoraja bastante. Ele sempre deixou claro que dá oportunidade a todos, e felizmente consegui aproveitar.
O São Paulo se reapresenta para a pré-temporada no dia 6 de janeiro.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

São Paulo aposta em elenco com contratos longos no planejamento para 2020

O São Paulo aposta em um planejamento de elenco a longo prazo. Com a troca de Raniel por Vitor Bueno (contratado em definitivo até 2023) e a compra definitiva de Igor Vinicius (até dezembro de 2022), a maior parte do elenco passa a ter contratos longos.
Os únicos jogadores que não estão nessa mesma situação são Anderson Martins, Juanfran (ambos com contratos até dezembro de 2020) e Joao Rojas (com contrato válido até julho de 2020), lesionado desde 2018. Todos os outros atletas têm contratos com maior duração.
Já com Tiago Volpi é diferente. Ele está emprestado até o fim do ano pelo Querétaro (do México) e com opção de compra fixada em 5 milhões de dólares (mais de R$ 20 milhões de reais). Se permanecer no clube, o goleiro vai assinar um contrato que terá um tempo maior.
Para isso, o pagamento será dividido: 2,5 milhões de dólares à vista e 2,5 milhões de dólares em quatro parcelas trimestrais, de junho de 2020 a junho de 2021.
Até o momento, Vitor Bueno e Igor Vinicius são as únicas contratações certas do São Paulo para 2020. Os dois estavam emprestados e ficarão no clube definitivamente.

Confira os prazos dos contratos dos jogadores do SPFC:

Goleiros

*Tiago Volpi – 31/12/2019 (empréstimo) – caso o São Paulo exerça a opção de compra, o goleiro vai assinar um contrato com duração maior.
*Jean – 30/12/2022 - o clube decidiu que vai interromper o contrato do goleiro após a volta das férias, depois do episódio no qual ele foi preso nos Estados Unidos acusado de agredir a esposa.
Lucas Perri – 30/04/2022

Laterais

Daniel Alves – 31/12/2022
Juanfran – 31/12/2020
Reinaldo – 31/12/2021
Léo – 30/12/2022
Igor Vinicius – 31/12/2022 – o São Paulo anunciou recentemente a compra definitiva do lateral-direito.

Zagueiros

Arboleda – 25/06/2022
Bruno Alves – 30/06/2023
Anderson Martins – 31/12/2020
Walce – 31/12/2022

Meio-campistas

Jucilei – 31/12/2021
Tchê Tchê – 31/03/2023
Liziero – 30/04/2023
Hudson – 31/12/2021
Luan – 31/12/2022
Hernanes – 31/12/2021
Vitor Bueno – 31/12/2023
Igor Gomes – 31/03/2023

Atacantes

Everton – 30/06/2021
Calazans – 30/06/2022
Rojas – 31/07/2020
Pablo – 31/12/2022
Pato – 31/12/2022
Antony – 30/06/2024
Helinho – 30/04/2023
Toró – 31/12/2022