sexta-feira, 7 de junho de 2019

São Paulo quer tirar proveito de desempenho como visitante para se recuperar no Campeonato Brasileiro 

O São Paulo tenta sair da crise apostando no desempenho como visitante neste Campeonato Brasileiro. O time conquistou seis dos 12 pontos fora de casa, nas vitórias sobre Fortaleza (1 a 0) e Goiás (2 a 1). Ou seja, o Tricolor Paulista conseguiu metade dos pontos longe de seus domínios. A outra partida fora de casa foi na derrota por 1 a 0 para o rival Corinthians.
Os outros seis pontos do São Paulo foram conquistados em seu estádio, contra Botafogo (somou três), Flamengo (somou um), Bahia (somou um) e Cruzeiro (somou um), em quatro jogos disputados.
Neste sábado, às 21h, o São Paulo terá como  adversário o Avaí, em Florianópolis. Depois, joga com o Atlético-MG, na quinta-feira (dia 13), em Belo Horizonte.
Os dois jogos fora de casa são os últimos do São Paulo antes da paralisação para a Copa América. Durante a pausa, o planejamento do clube é dar dez dias de folga ao elenco profissional e fazer um período de treinos no CT da base, em Cotia. É provável que a equipe também faça jogos-treino no local.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Grupos políticos pedem ao presidente Leco reestruturação profunda no futebol do SPFC

Quatro grupos políticos do São Paulo da base aliada à gestão do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, fizeram um documento com um pedido de profunda reestruturação no CT da Barra Funda. Esse documento foi enviado exclusivamente ao presidente.
Os conselheiros pedem uma mudança firme e rápida para, segundo eles, tirar o departamento de futebol do clube de uma "acomodação". A falta de resultados e a consequente insatisfação da torcida são citadas. Eles reforçam apoio ao presidente e se colocam à disposição para ajudar na implementação dessas mudanças pedidas no CT.
A ação tem peso político nos bastidores por partir dos coordenadores dos respectivos grupos da base aliada ao presidente. Juntos, esses quatro grupos (considerados partidos políticos) da situação representam cerca de 70 conselheiros do São Paulo.
Não há no documento o pedido de saída de dirigentes, embora o diretor-executivo Raí seja alvo de pressão interna e de torcedores. A princípio, Leco não sinalizou trocas imediatas.
O conturbado primeiro semestre do São Paulo com eliminações e troca de treinadores aumentou a insatisfação no clube. Em crise, o time tem convivido com protestos de torcedores e pressão interna.
Sem vencer há cinco jogos, o São Paulo pensa numa reformulação do elenco durante a paralisação na Copa América. Bruno Peres, Nenê e Jucilei, entre outros, poderão sair. É possível que haja mais mudanças além de jogadores, como por exemplo na comissão técnica e na direção.
Por outro lado, o clube está no mercado em busca de um lateral e de um centroavante, a pedido de Cuca. Adriano, que está de saída do Besiktas, tem negociação em andamento, mas tanto o jogador quanto o clube precisam chegar a um ajuste financeiro.
Juan Dinenno, emprestado do Racing ao Deportivo Cali, é alvo, mas a negociação só poderá evoluir na abertura da janela internacional, no mês de julho. Nos últimos dias, Ricardo Oliveira, que defende o Atlético-MG, foi especulado como um possível reforço do clube.
Em meio à crise, o time dirigido por Cuca terá como próximo adversário o Avaí, neste sábado, às 21h, em Florianópolis, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

terça-feira, 4 de junho de 2019

Oscilação do time atrapalha trabalho de Cuca

Em pouco mais de dois meses dirigindo o São Paulo, o técnico Cuca ainda não conseguiu solucionar umas das principais dificuldades da equipe: manter uma regularidade durante os 90 minutos. A próxima tentativa de buscar ser mais competitivo será diante do Avaí, no sábado, às 21h, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro.
Até aqui, nos 12 jogos do treinador do São Paulo, apenas uma vez o time conseguiu fazer gols nos dois tempos de uma partida – na vitória sobre o Botafogo por 2 a 0, na primeira rodada da competição.
Na partida contra o Goiás, na segunda rodada, foi a única vez em que o São Paulo marcou dois gols em um só tempo de jogo. Apesar disso, teve dificuldades para manter a vitória.
E o que está ocasionando essa irregularidade durante os 90 minutos de jogo é a parte física dos atletas. São exemplos disso Alexandre Pato e Hernanes. Ambos admitem que ainda não estão no auge da forma.
Devido a essa constatação do departamento médico do São Paulo, Cuca adotou um rodízio entre os atletas.
A instabilidade dentro de campo faz com que Cuca, nesse momento, tenha números ruins neste início de trabalho. São três vitórias, quatro derrotas e cinco empates, com um aproveitamento de 38%. Foram oito gols marcados e oito sofridos.
No último domingo, no jogo com o Cruzeiro, havia a impressão que o São Paulo mudaria essa história, ao abrir o placar logo aos 14 minutos e ficar pressionando o adversário constantemente. No entanto, no segundo tempo, o time perdeu força e cedeu o empate.
– Não podemos colocar a culpa em desequilíbrio físico. Houve queda técnica também. Colocamos dois jovens de força, e o time melhorou. Tivemos profundidade maior, mas faltou criar chances. Chance mais clara foi em contra-ataque puxado, e erramos no último passe. Se a gente acerta, ali daria para vencer – afirmou Cuca em coletiva após o jogo contra o Cruzeiro.
Falta amor à camisa

Quem te viu, quem te vê.
O São Paulo que troca de treinador como troca de roupa.
O São Paulo que tem no comando uma diretoria que desmancha times e não cria elencos competitivos. Aliás, quando eles parecem estar se formando é quando acabam com tudo vendendo um a um.
Falta identidade e ligação entre jogador e clube. Me parece que falta amor para estar ali e defender o manto soberano tricolor.
E por mais que eu ache que isso tudo faz parte do futebol, me assusta pensar que estão fazendo um time tricampeão mundial se apequenar.
Que elenco é esse que se acovarda quando entra na Arena de Itaquera? Pior ainda, que não consegue jogar bem dentro da própria casa?
Alguma coisa precisa mudar. O São Paulo é muito maior do que qualquer jogador, diretor ou treinador, mas todos esses estão destruindo a linda e vitoriosa história tricolor.

*Trechos do que pensa Michelle Giannella, numa postagem que está no seu blog Bela Jogada. Segue o link:
https://blogs.gazetaesportiva.com/michellegiannella/2019/05/30/falta-amor-a-camisa-no-sao-paulo/

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Reação? Ainda não

O São Paulo está longe de empolgar o seu torcedor. Dessa vez, em partida diante do Cruzeiro, válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Paulista ficou só no empate por 1 a 1 na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu. Além de mais uma atuação desorganizada e com nível bem abaixo do esperado, o time ainda teve que jogar com um jogador a menos após a expulsão de Igor Vinicius, ao ser advertido com o cartão vermelho nos acréscimos do segundo tempo.
O empate deixa o São Paulo com 12 pontos, com condições muito inferiores a dos concorrentes que brigam pelas primeiras colocações. O Tricolor Paulista só volta a jogar no sábado, às 21h (Hora de Brasília), quando enfrenta o Avaí, no estado de Santa Catarina.
Antes de terminar essa matéria, como torcedor são-paulino, gostaria de reprovar a confusão entre integrantes da torcida organizada do São Paulo na entrada do estádio, deixando feridos e 81 pessoas presas. A briga ocorreu minutos antes do jogo. Integrantes da mesma organizada, a Independente, se envolveram na confusão.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 CRUZEIRO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: Domingo, dia 2 de junho de 2019
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Público: 8.517 pessoas

Gols: Alexandre Pato, aos 14 do 1º tempo para o São Paulo; Thiago Neves, aos 22 do 2º tempo para o Cruzeiro.

Cartões amarelos: Tchê Tchê, Calazans (SPFC); Robinho, Thiago Neves, Ariel Cabral (Cruzeiro).

Cartão vermelho: Igor Vinícius (SPFC).

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Hudson (Igor Vinícius); Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Hernanes (Igor Gomes); Toró, Vitor Bueno (Calazans) e Alexandre Pato
Técnico: Cuca

VERSUS

CRUZEIRO: Fábio, Lucas Romero, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Lucas Silva), Robinho, Thiago Neves (David) e Marquinhos Gabriel; Fred (Sassá)
Técnico: Mano Menezes