sexta-feira, 5 de julho de 2019

Seleção Brasileira busca o primeiro título oficial sem sofrer gols

Quando entrar em campo para o duelo com o Peru neste domingo, às 17h (Hora de Brasília), no Maracanã, a Seleção Brasileira vai em busca de mais um título de Copa América, seu nono. Mas estará, também, atrás de uma marca inédita em sua história: conquistar o primeiro título de uma competição oficial sem sofrer nenhum gol.
Em cinco jogos nesta Copa América, a zaga brasileira, que tem o goleiro Alison em grande fase, não foi vazada. Com a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, terça-feira, pela semifinal, a Seleção fica mais perto da marca que não teve em suas 17 conquistas oficiais: cinco Copas do Mundo, oito Copas Américas e quatro Copas das Confederações.
O primeiro passo já foi dado: a Seleção nunca havia chegado a uma final de competição oficial sem levar gol. Antes, foram 26 decisões:

14 de Copa América;
7 de Copa do Mundo;
5 de Copa das Confederações.

O melhor desempenho foi na Copa América de 1989, quando o Brasil chegou ao jogo decisivo com um gol sofrido – sua melhor marca até a final de 2019. Naquela ocasião, a Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 2 a 0 e foi campeã no Maracanã, local que a recebe neste domingo.
No total, de 174 edições de campeonatos continentais e mundiais, apenas 10 tiveram o campeão sem sofrer gols.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Conselho vota e aprova empréstimos com bancos

O Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou, por maioria de votos, empréstimos com diferentes bancos, em uma reunião na noite de terça-feira, no Morumbi. As operações foram feitas no passado e haviam sido anteriormente aprovadas pelo Conselho de Administração.
Cerca de 140 conselheiros estiveram na reunião (há 240 cadeiras no total). Um grupo de torcedores organizados protestou do lado de fora do Morumbi, na tentativa de pressionar os conselheiros para não aprovarem os empréstimos.
O clube não associa esses empréstimos aos atrasos no pagamento dos direitos de imagem de parte do elenco (20% dos atletas, segundo o São Paulo).
O São Paulo espera receber dinheiro de vendas realizadas no passado para resolver o problema de fluxo de caixa e pagar a dívida. Não há uma data definida para resolver a pendência.
Arboleda se reapresenta

O zagueiro Arboleda se reapresentou ao São Paulo nesta quarta-feira e participou do treino no CT de Cotia. O jogador era esperado na última terça, mas um problema em seu voo vindo de Lima, no Peru, atrasou a chegada.
Arboleda estava com a seleção equatoriana para a disputa da Copa América, e a expectativa era que o jogador fosse negociado durante a competição. No entanto, a eliminação precoce do Equador e as atuações abaixo do zagueiro esfriaram a possibilidade de transferência.
Arboleda teve sondagens antes da Copa América. O São Paulo via com bons olhos a venda do jogador para aliviar os cofres, mas, até o momento, a direção assegura que não chegaram ofertas pelo defensor.
Depois da eliminação do Equador, o zagueiro disse que havia a chance de ser negociado. O São Paulo, no entanto, não descarta uma venda futura. A janela para o futebol europeu abriu na última segunda-feira.
Assim como os demais atletas, Arboleda teve uma folga após a Copa América. Ele se junta à equipe que se prepara para o clássico diante do Palmeiras, no dia 13 de julho, às 19h, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Copa América de 2020 terá abertura na Argentina, e final na Colômbia

Depois de dez edições com o mesmo formato, a Copa América vai mudar. A competição de 2020 terá os mesmos 12 participantes (os dez filiados à Conmebol e os convidados Austrália e Catar), mas um formato inédito, com a fase de grupos inchada e duas sedes: Argentina, que terá o jogo de abertura no dia 12 de junho, e Colômbia, que receberá a final, provavelmente no dia 11 de julho, um sábado.
Depois da edição de 2020, a competição passará a ser disputada a cada quatro anos, dois anos depois de Copas do Mundo, sempre em paralelo com a Eurocopa (2020, 2024, 2028...).
Importante: este novo formato abaixo vale só para 2020. Para 2024 em diante, ninguém sabe como será.
As doze seleções serão divididas em dois grupos de seis. A Conmebol resolveu dividir as seleções do continente em chaves "sul" e "norte". Um sorteio a ser realizado na Argentina vai decidir onde ficarão os convidados Austrália e Catar.

Grupo Sul - sede Argentina

Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e um convidado

Grupo Norte - sede Colômbia

Colômbia, Brasil, Equador, Peru e Venezuela e outro convidado

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a fase eliminatória, que terá uma divisão entre os dois países.
Os dois primeiros de cada chave ficam nos países onde atuaram na primeira fase. Quem se classificar em terceiro e quarto lugares terá que viajar. Tanto a final quanto a disputa do terceiro lugar serão na Colômbia.
Na prática, o novo formato incha a fase de grupos e mantém a fase final do mesmo tamanho. Em vez dos atuais 26 jogos, o torneio terá 38. Cada seleção fará no mínimo cinco partidas, contra três hoje. Os times que chegarem às semifinais vão disputar oito jogos, mais do que os atuais seis da Copa América e mais até do que os sete da Copa do Mundo.
A fórmula de disputa da Copa América de 2020 também permite que os anfitriões disputem partidas decisivas "fora de casa". Caso Argentina e Colômbia terminem em terceiro ou quarto lugar nos seus respectivos grupos, terão que viajar para a outra sede para jogar as quartas e eventuais semifinais.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Balanço: Saiba o que mudou no São Paulo desde o começo da temporada até aqui

O mês de julho começou, e o São Paulo segue em reformulação. Atrás de um lateral (negocia com Adriano) e um centroavante a pedido do técnico Cuca, o clube passou por diversas mudanças no elenco, em relação ao grupo que disputou o Torneio da Flórida, em janeiro. Sete jogadores saíram, três foram afastados e outros podem ser negociados. Por outro lado, cinco atletas das categorias de base passaram a fazer parte da equipe principal.
Há praticamente seis meses, no dia 4 de janeiro, o São Paulo desembarcava nos Estados Unidos, onde faria sua pré-temporada. O clube tinha 30 jogadores sob o comando do técnico André Jardine, demitido após a eliminação precoce na Copa Libertadores. 
Depois das eliminações na Copa Libertadores, Copa do Brasil (oitavas de final) e do vice-do Campeonato Paulista, aquele grupo do São Paulo sofreu mudanças:

- 7 jogadores saíram: Edimar, Rodrigo, Araruna, Biro Biro, Brenner, Diego Souza e Tréllez.

- 3 estão liberados para sair: Jucilei, Bruno Peres e Nene.

- 1 está suspenso por doping: Gonzalo Carneiro.

- 3 poderão ser negociados:  Lucas Perri (retornou de empréstimo do Crystal Palace), Arboleda (o próprio zagueiro admitiu que há boa possibilidade de sair) e Lucas Kal (zagueiro não tem espaço no elenco e poderá ser emprestado para ganhar rodagem).

Antony é o principal destaque e eventualmente pode sair. Mas não está incluído na lista, porque o São Paulo sinalizou nos bastidores, através do presidente Leco, e publicamente, com Raí, que só vai vendê-lo pelo pagamento da multa de 50 milhões de euros.
No primeiro semestre de 2019, os técnicos André Jardine, Vagner Mancini e Cuca comandaram o time. Além disso, o coordenador de preparação física Carlinhos Neves pediu demissão durante a parada para a Copa América.
Por outro lado, novos jogadores apareceram no elenco do São Paulo. Foram contratados mais quatro atletas, e mais cinco garotos da base passaram a fazer parte do grupo.

Reforços: Tchê Tchê, Vitor Bueno, Calazans e Alexandre Pato.

Promovidos da base: Walce, Toró, Morato, Gabriel Sara e Diego (os dois últimos em observação), Antony, Luan e Igor Gomes iniciaram a trajetória no profissional em 2018. 

Em meio ao processo de remontagem para o restante da temporada, Cuca comanda o período de treinos no CT da base, em Cotia, onde o grupo está concentrado.
A expectativa do técnico antes da paralisação para a Copa América era de que o time melhoraria após três semanas de atividades, até a volta do Campeonato Brasileiro, diante do o Palmeiras, no dia 13 de julho, no Morumbi.
Quando retornar aos jogos, o São Paulo, ao que tudo indica, terá um elenco mais jovem e com perfil diferente. Neste momento, 14 atletas do grupo foram formados nas categorias de base. São eles:

Lucas Paes
Júnior
Lucas Kal
Walce
Morato
Luan
Liziero
Hernanes
Igor Gomes
Toró
Antony
Helinho
Gabriel Sara
Diego