sábado, 22 de junho de 2019

Muito próximo do retorno

Até o fim da paralisação para a Copa América, Pablo vai completar mais de três meses sem jogar devido a uma cirurgia para a retirada de um cisto na região lombar. Mesmo com esse longo período afastado, o atacante pode retornar como o artilheiro do elenco na temporada, com quatro gols.
Pablo fez sua última partida no dia 30 de março, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista diante do Palmeiras. Até aquele momento, o atacante havia disputado 15 partidas – o levantamento não leva em consideração o Torneio da Flórida.
Neste período em que o jogador não esteve em campo, o São Paulo fez mais 14 jogos e marcou nove gols: Antony, Hudson, Éverton, Toró, Tchê Tchê e Hernanes marcaram um gol cada. Alexandre Pato fez três.
Nenhum, no entanto, conseguiu alcançar Pablo. Ele permanece como o artilheiro do São Paulo em 2019.
Pablo iniciou a fase de transição no campo e está muito próximo do retorno. Durante a pausa para a Copa América, o jogador não teve folga para continuar com o tratamento da lesão – Liziero e Everton, também lesionados, seguem a mesma programação.
A expectativa é de que o atacante esteja junto dos demais atletas na segunda-feira, quando o elenco se reapresenta para o início das atividades. O primeiro jogo após a pausa para a Copa América será diante do Palmeiras, no dia 13 de julho, no Morumbi.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Antony supervalorizado

O bom início de temporada de Antony despertou o interesse de clubes da Europa. E o assédio pode aumentar, já que ele foi um dos destaques do Torneio de Toulon com a Seleção Brasileira. Diante disso, o São Paulo trabalha para renovar o contrato do atacante. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, só admite a saída de Antony e de outros destaques das categorias de base pelo pagamento da multa avaliada em 50 milhões de euros.
Antony marcou o gol na final diante do Japão, na qual o Brasil conquistou o título nos pênaltis (no geral, ele marcou duas vezes no Torneio de Toulon). Antony chegou ao terceiro gol em três finais consecutivas.
Pelas boas atuações, ele entrou na seleção do Torneio de Toulon como um dos melhores atacantes do torneio.
Antony está vinculado ao São Paulo até setembro de 2023. O clube, porém, quer dar um aumento salarial ao jogador e, consequentemente, elevar a multa rescisória nacional do principal destaque do time em 2019 (a multa internacional permaneceria igual).
Pessoas próximas a Antony entendem ser bom para o atacante de 19 anos permanecer mais tempo no Brasil para ganhar maturidade. No entanto, isso vai depender dos valores apresentados pelo São Paulo.
Na semana passada, um jornal português noticiou o interesse do Sporting em Antony. A reportagem cita uma possível transferência para o Manchester City: o clube inglês compraria o atleta e o repassaria por empréstimo ao clube português. O Ajax monitora o jogador desde o começo do ano, mas o São Paulo não quer negociá-lo.
No Tricolor paulista, a intenção de valorizar Antony é justificada pelo crescimento do atleta desde sua chegada ao profissional. Na base, ele colecionou títulos.
Um fator fora de campo pode pesar na decisão de Antony ficar no país: ele vai ser pai. Na comemoração do gol contra o Japão, no sábado, ele colocou a bola embaixo da camisa e fez uma homenagem ao futuro filho.
No próximo dia 24, o atacante se junta ao elenco do São Paulo no retorno da folga durante a Copa América. O primeiro duelo após o torneio entre seleções será no dia 13, diante do Palmeiras, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Estádio mais moderno

Desde o início de fevereiro, o São Paulo tem feito uma série de modernizações no Morumbi. As reformas no estádio passam desde a instalação de sistema de reconhecimento facial até a obra nos vestiários.
Parte das melhorias, como a reforma do vestiário, o novo sistema de iluminação e a instalação dos telões, já estava prevista pela diretoria. A confirmação de que o local iria sediar a abertura da Copa América fez com que outros pontos entrassem no projeto e também fossem acelerados.
Nos bastidores, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, é apontado como articulador e responsável pelo Morumbi ter sido escolhido para receber a abertura da Copa América.
– Promovemos uma série de melhorias importantes para garantir que a experiência do são-paulino seja sempre a melhor possível e tenho segurança em dizer que nossa casa está em sintonia com o que há de mais moderno em termos de arenas – disse Leco, ao site oficial do clube.
Na última sexta-feira, no duelo entre Brasil e Bolívia, na abertura da Copa América, o Morumbi recebeu seu primeiro jogo oficial com todas as reformas em funcionamento. Mais de 47 mil pessoas estiveram presentes para ver a vitória da Seleção por 3 a 0.
O estádio ainda irá receber as partidas entre Japão e Chile, no dia 17, e Colômbia e Catar, dia 19. O São Paulo volta a jogar na sua casa no dia 13 de julho, quando terá o clássico diante do Palmeiras, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja abaixo um resumo de todas as melhorias feitas no estádio:

Reforma nos vestiários

A primeira medida tomada foi a reforma dos vestiários. Antes com 110m², as dependência passaram a ter 200m². O túnel de acesso ao gramado também foi ampliado, e agora é quatro vezes maior do que o anterior.

Sistema de iluminação

Os refletores do Morumbi foram adquiridos no fim de 2018 e instalados em março. O novo sistema aumentou em mais de três vezes a capacidade de iluminação. Ele custará ao São Paulo cerca de R$ 2,8 milhões em um financiamento entre três e quatro anos. 

Wi-fi grátis

A rede wi-fi teve a sua capacidade aumentada para suportar até 30 mil acessos simultâneos. Instalado em janeiro de 2015, o sistema já não era mais suficiente para atender os torcedores em dias de jogos.

Sistema de reconhecimento facial

O São Paulo instalou 300 novas câmeras em todos os setores do Morumbi e na parte externa. A maior inovação, porém, é o sistema de reconhecimento facial, já utilizado na estreia da Copa América, na última sexta-feira.

Telões

O São Paulo instalou dois telões de alta definição, com 154,82m² (20,16m de largura por 7,68m de altura), no alto das arquibancadas centrais do estádio. Os antigos placares, que ficavam entre as numeradas, foram realocados para atrás dos gols.

Acessibilidade

O Morumbi agora conta com 22 banheiros para pessoas com deficiência e receberá dois elevadores (um no portão 4 e outro no portão 17). Os outros 21 banheiros do estádio passam por reformas.
São Paulo demite analista de desempenho e terá mais mudanças

A reestruturação do São Paulo no CT da Barra Funda continua. O clube demitiu um de seus analistas de desempenho, Romildo Lopes, desligado do quadro de funcionários nesta semana.
Os outros três analistas Luis Felipe Batista (convocado pela seleção olímpica campeã do Torneio de Toulon), Raony Thadeu e Carlos Vargas permanecem. Apesar disso, outros setores do São Paulo também terão demissões durante essa paralisação para a Copa América.
O departamento médico do São Paulo é um dos mais criticados por torcedores e conselheiros, pelo número de lesões e tempo de recuperação dos atletas.
Na semana passada também saíram do clube o coordenador de preparação física, Carlinhos Neves, e o funcionário do setor administrativo envolvido numa confusão com um torcedor no aeroporto de Congonhas, após a eliminação do time para o Bahia, pela Copa do Brasil.
Em meio à crise, o São Paulo faz mudanças no departamento de futebol após quatro grupos políticos da base aliada ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, pedirem uma reestruturação profunda no CT da Barra Funda.
Apesar de sofrer uma forte pressão, o diretor-executivo de futebol Raí não teve sua saída pedida por conselheiros aliados a Leco.
Hoje, Raí, Alexandre Pássaro (gerente), Vagner Mancini (coordenador) e Lugano (diretor de relações institucionais mais ligado ao futebol desde março) são os dirigentes do departamento no dia a dia do CT da Barra Funda.