sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Análise: São Paulo teve 17 técnicos em dez anos

O técnico Diego não conseguiu se sustentar no comando do São Paulo e acabou sendo demitido. Aguirre não é mais o treinador do São Paulo. O treinador uruguaio se soma agora a uma já extensa lista de treinadores que passaram pelo Tricolor Paulista recentemente, evidenciando a instabilidade no comando da equipe.
Nos últimos dez anos, o São Paulo teve 17 treinadores e Muricy Ramalho foi o único destes a permanecer no cargo por mais de uma temporada. Mais do que isso, foi o único a começar e terminar um Campeonato Brasileiro: ele ficou cerca de 19 meses como técnico, entre setembro de 2013 e abril de 2015, tendo um aproveitamento de quase 60%.
Inclusive, foi sob o comando de Muricy que o São Paulo conquistou um Campeonato Brasileiro pela última vez, em 2008. De lá para cá, são dez anos e apenas um título, o da Copa Sul-Americana de 2012.
Diego Aguirre esteve como técnico do São Paulo em 43 jogos com; 19 vitórias e 15 empates, um aproveitamento de 55,81%. Agora, quem assume a função é André Jardine, ainda como técnico interino, cargo que ocupa pela segunda vez no clube.
São Paulo empata de novo

O São Paulo acumula mais um empate no Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista ficou no 1 a 1 com o Grêmio, na noite de quinta-feira, no Morumbi, pela 34ª rodada da competição. Foi a reestreia de André Jardine no comando do time, em sua terceira passagem como técnico interino, agora em substituição a Diego Aguirre, demitido no último domingo. Poderia ter sido pior para o São Paulo, já que perdia a partida, mas acabou conseguindo o empate com um gol contra, quando o adversário tinha domínio da partida.
Com o resultado, ambos dividem a quarta colocação do campeonato com 59 pontos, mas o Grêmio leva vantagem por ter uma vitória a mais (16 a 15). Lembrando: só os quatro primeiros se classificam diretamente para a fase de grupos da próxima edição da Taça Libertadores da América.
O São Paulo volta a jogar no domingo, mais uma vez como mandante. O Tricolor Paulista recebe o Cruzeiro, às 19h, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 GRÊMIO

Local: Estádio Morumbi, em São Paulo-SP
Data: 15 de novembro (Quinta-feira)
Horário: 19 horas (Hora de Brasília)
Público: 24.757 torcedores

Cartão Amarelo: Nenê (SPFC); Everton e Jael (Grêmio).

Gols: Michel (contra), aos 28 minutos do 2º tempo para o SPFC. Everton, aos 11 minutos do 2º tempo para o Grêmio.

SÃO PAULO: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson (Liziero) e Nenê (Shaylon); Helinho (Antony), Everton e Tréllez
Técnico: André Jardine (interino)

VERSUS

GRÊMIO: Paulo Victor; Madson, Geromel, Paulo Miranda (Matheus Henrique) e Bruno Cortez; Michel, Maicon (Cícero), Ramiro, Jean Pyerre (Alisson) e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Presidente diz ter a intenção de manter Jardine como técnico em 2019

O presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, disse priorizar a permanência de André Jardine e pretende tê-lo como técnico do time em 2019. O dirigente esteve na reunião do Conselho Deliberativo realizada na última terça-feira à noite, no Morumbi.
Leco demonstrou confiança dele e de Raí em Jardine. O executivo de futebol, aliás, é um admirador do trabalho do profissional, substituto do demitido Diego Aguirre nas cinco rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.
O trabalho de André Jardine será avaliado nessa reta final de temporada. Há otimismo de que ele faça um bom trabalho e posteriormente seja confirmado para 2019. Neste momento ele é considerado o plano A do clube.
Apesar de internamente haver questionamento sobre se o técnico de 39 anos tem experiência suficiente para assumir o São Paulo, a seu favor pesam o perfil estudioso, a personalidade, o modelo de propor o jogo e sua ligação com as categorias de base.
Na reunião, o presidente do São Paulo ao ser questionado sobre o comportamento irregular de parte do elenco, o que pode afetar o ambiente e atrapalhar o trabalho de André Jardine, disse estar atento aos eventuais problemas e falou em agir com rigor, caso haja questões nesse sentido.
Nos bastidores um dos motivos apontados para a demissão de Aguirre foi a falta de sintonia entre treinador e elenco. A informação é de que as orientações do treinador não eram colocadas em prática. Havia falta de entendimento e energia do time dentro campo.
Com a observação técnica de André Jardine, o São Paulo enfrentará o Grêmio, nesta quinta-feira, às 19h, no Morumbi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será um jogo direto por uma vaga no grupo dos quatro melhores times colocados: os dois times estão empatados com 58 pontos, mas o adversário gaúcho leva vantagem no número de vitórias (16 a 15).
Para o jogo, Jardine faz mistério na escalação e não revela o time que vai colocar em campo.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

André Jardine diz que o SPFC tem elenco para atuar melhor e quer evolução jogo a jogo

André Jardine disse acreditar que o São Paulo tem elenco para atuar melhor nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Ele comandou seu primeiro treino após a saída de Diego Aguirre na segunda-feira, no CT da Barra Funda.
Jardine assume o São Paulo nas cinco rodadas restantes da competição. O primeiro desafio é diante do Grêmio, quinta-feira, às 19h, no Morumbi, pela 34ª rodada.
Ambos estão empatados com 58 pontos, mas o time gaúcho tem a vantagem no número de vitórias (16 a 15). Trata-se de um confronto direto pela vaga no grupo dos quatro melhores.
– Esse é talvez o meu grande desafio: conseguir introduzir os conceitos e ideias que acredito e que me levaram a estar hoje no profissional do São Paulo e a ter conquistas com sub-20. Nenhum treinador foge de trabalhar e direcionar o grupo daquilo que acredita – disse, em entrevista à "SPFCtv".
– Tenho convicção que o São Paulo tem elenco e peças para jogar melhor e jogar o jogo que gosto e acredito. A questão é em quanto tempo vamos conseguir. A meta é evoluir jogo a jogo e conseguir fazer sempre um jogo melhor do que o outro. Para ver até onde vamos conseguir evoluir nessa reta final, de cinco jogos e 20 dias. Mas acredito que muita coisa vamos conseguir evoluir e melhorar, sim – afirmou.
Um dos motivos pelos quais Diego Aguirre acabou demitido foi pela falta de bom desempenho mesmo nas vitórias. O São Paulo teve nove semanas cheias e fez 10 partidas em 64 dias, com seis empates, duas vitórias e duas derrotas.
A direção viu falta de sintonia entre as ideias do treinador e o jogo colocado em prática pelos atletas nas partidas.
– É um trabalho minuncioso de análise, reflexão e muita conversa interna, de procurar enfrentar todos problemas que estamos tendo de frente e peito aberto. Sem medo. Passar a vender uma ideia para os jogadores de que temos condição de fazer melhor, jogar melhor e ter um desempenho melhor do que vem tendo, para que os resultados também sejam melhores – disse Jardine.
– Acredito que é muito difícil ter resultado sem desempenho. Muitas vezes o resultado foge à nossa alçada por circunstâncias de jogo, mas o desempenho está ao nosso alcance. Vamos nos concentrar para jogar bem. Fazendo isso vamos nos aproximar da vitória.
Para a partida contra o Grêmio, André Jardine não terá Rojas, Luan e Gonzalo Carneiro (lesionados). Everton Felipe voltou a treinar no campo. Ele desfalcou o São Paulo no clássico, pois aprimorava a forma física após um estiramento no ligamento do joelho direito. Não há jogadores suspensos.
Ainda não se tem uma definição do time para o jogo diante do adversário gaúcho. Uma possível escalação é a seguinte: Jean; Bruno Peres, Arboleda (Anderson Martins), Bruno Alves (Rodrigo Caio) e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê (Liziero ou Shaylon); Everton, Diego Souza e Tréllez (Helinho).

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Diego Aguirre não é mais técnico do São Paulo; Jardine assume e pode ser opção para 2019

Diego Aguirre não é mais técnico do São Paulo! A saída do treinador foi definida em uma reunião na tarde de domingo, dia seguinte ao empate em 1 a 1 no clássico diante do Corinthians.
A má atuação do São Paulo com um a mais durante todo o segundo tempo do clássico irritou a direção.
Segundo nota oficial emitida pelo clube, a decisão pela saída, "tomada em conjunto", aconteceu "a partir da definição entre as partes de que o contrato do treinador não seria renovado ao término da temporada".
Sem Diego Aguirre, o auxiliar fixo André Jardine terá a responsabilidade de assumir o time nas cinco rodadas restantes do Campeonato Brasileiro. O ex-técnico das categorias de base é a primeira opção para ser o técnico do time de forma efetiva em 2019.
O São Paulo tem investido na formação de André Jardine, multicampeão nas categorias de base. Ele, por sua vez, nunca escondeu o sonho de um dia treinar de forma definitiva a equipe profissional.
Nos bastidores, a demissão de Aguirre é justificada pela atitude do elenco, que demonstrava falta de entendimento, sintonia e energia em campo. Depois do jogo com o Corinthians, Raí tinha dito o seguinte sobre o futuro do agora ex-técnico:
– A gente não vai avaliar o Aguirre por um jogo ou alguns jogos apenas. Vai ser por toda a temporada, desde que ele chegou até o final da temporada. A gente vai fazer isso com calma – disse Raí.
Aguirre, por sua vez, reconheceu a atuação ruim do São Paulo e disse que o time não teve o controle do jogo em nenhum momento.
Diego Aguirre foi contratado em março para substituir Dorival Júnior e deixa o São Paulo na quinta colocação do Campeonato Brasileiro, com 58 pontos. No total, ele comandou o time em 43 jogos, com 19 vitórias, 15 empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 55,8%.
O próximo adversário do São Paulo será o Grêmio, no Morumbi, na quinta-feira: ambos brigam diretamente por uma vaga no grupo dos quatro melhores times da competição.
Veja abaixo, a nota publicada no site oficial do clube na noite de domingo:

O São Paulo Futebol Clube informa que Diego Aguirre deixou, neste domingo (11), o comando técnico da equipe principal. A decisão pela saída neste momento foi tomada em conjunto, em reunião nesta tarde, a partir da definição entre as partes de que o contrato do treinador não seria renovado ao término da temporada.
O clube agradece ao técnico Diego Aguirre, aos auxiliares Juan Verzeri e Raul Enrique Carreras e ao preparador físico Fernando Piñatares pelos serviços prestados, com dedicação e profissionalismo desde o início dos trabalhos em março deste ano, os quais foram fundamentais para que os objetivos projetados até aqui fossem cumpridos.
Membro da comissão técnica fixa do São Paulo, André Jardine assume o time nas cinco rodadas restantes do Campeonato Brasileiro. Ele já comanda o treino desta segunda-feira (12), quando a diretoria se pronunciará no CT da Barra Funda, e o elenco iniciará os preparativos para a reta final da competição.
São Paulo tem atuação apática e medíocre, e só não perde por causa de erros de arbitragem

Foi um clássico cheio de polêmicas e que terminou empatado em 1 a 1, neste sábado, com mando do Corinthians, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi frustrante para os planos do São Paulo, que saiu de campo beneficiado por erros da arbitragem. O Tricolor Paulista teve uma atuação apática e vexatória, tanto que, o Corinthians ainda foi melhor jogando com um a menos. 
O São Paulo que já foi líder do campeonato, saiu do grupo dos quatro melhores colocados da competição e agora está na quinta colocação com 58 pontos. O Tricolor Paulista tem a mesma quantidade de pontos do Grêmio, seu próximo adversário, quinta-feira, no Morumbi, mas tem uma vitória a menos que o time gaúcho.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 x 1 SÃO PAULO

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 10 de novembro de 2018, sábado
Horário: 17h00 (Hora de Brasília)
Público: 43.122 pessoas

Cartões amarelos: Araos (2) (Corinthians); Bruno Alves, Bruno Peres (SPFC).

Cartão vermelho: Araos (Corithians).

Gols: Ralf, aos 26 minutos do 2° tempo para o Corinthians. Brenner, aos 36 minutos do 2° tempo para o SPFC.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Ralf e Araos; Romero, Jadson e Pedrinho (Clayson); Danilo (Thiaguinho).
Técnico: Jair Ventura

VERSUS

SÃO PAULO: Jean; Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins (Everton); Bruno Peres, Hudson, Jucilei (Nenê), Liziero e Reinaldo; Gonzalo Carneiro (Brenner) e Diego Souza
Técnico: Diego Aguirre