sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Fernando Diniz acredita em evolução de Hernanes e Alexandre Pato

Hernanes e Alexandre Pato são reservas no time dirigido pelo técnico Fernando Diniz. O meia ficou no banco nos últimos três jogos, e o atacante não foi usado em quatro partidas seguidas.
Do banco, a dupla viu o São Paulo vencer o Vasco por 1 a 0, na última quinta-feira, no Morumbi. Apesar disso, eles recebem elogios de Fernando Diniz.
– São talentos indiscutíveis. Sobre o Hernanes, talvez pelo tempo que ficou na China, teve uma série de lesões, e quando eu cheguei estava se recuperando. Ele parou de sentir incômodos físicos, está conseguindo treinar. Esperamos que ele consiga readquirir a forma de 2017. Mas é um cara que ajuda em todos os sentidos. É um homem diferenciado, referência no elenco, o mais identificado com o clube. Ele tem ajudado muito, tem sido compreensivo, nossa sintonia tem sido boa – disse Fernando Diniz.
Em sua passagem em 2017, Hernanes foi o responsável por fazer o São Paulo fugir do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ele fez 19 jogos, nove gols e foi o herói da campanha são-paulina para evitar que o clube disputasse a segunda divisão do futebol brasileiro. O Profeta acabou eleito o "Craque da Galera" da competição, entrou como um dos meias na seleção do campeonato e teve o gol de falta sobre a Ponte Preta, na 23ª rodada, escolhido como o mais bonito da edição de 2017.
Alexandre Pato, por sua vez, tenta recuperar o bom futebol da primeira passagem, de 2014 (fez 12 gols em 39 jogos) a 2015 (marcou 26 gols em 59 partidas). Agora, com Fernando Diniz, Pato atuou por 45 minutos nas últimas seis partidas.
– O Pato é um talento raro, mas não conseguiu render nas partidas que jogou com a gente. Mas não significa que não vai render no futuro. É um jogador brilhante, uma pessoa que tem ajudado. A hora que o Pato render o que pode, talvez a gente vá ter o melhor atacante do futebol brasileiro – afirmou o técnico Fernando Diniz.
Daniel Alves faz crítica a política do São Paulo

Daniel Alves fez duras críticas à divisão política interna que existe no São Paulo, após a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, na quinta-feira, no Morumbi.
Em meio à pressão de conselheiros da base aliada ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, para a saída de Raí, o camisa 10 respondeu sobre como encara a possibilidade de o diretor executivo de futebol não estar no clube em 2020.
Existe a ideia de colocar no lugar do ídolo um conselheiro não remunerado para fazer uma reestruturação no departamento de futebol. O contrato de Raí termina em dezembro.
– A gente não cogita esse tipo coisa pelo simples fato em que vou voltar a insistir no que falei antes: a gente quer estabilidade dentro do clube. Para mudar essa história, essa negatividade que tem dentro do clube. Um clube grande como o São Paulo não pode estar esse tempo todo sem ganhar títulos, tem de aspirar coisas positivas, voltar a ser do tamanho da grandeza do São Paulo. Mas isso só vai acontecer se a gente tiver estabilidade, oportunidade de escrever uma história. Não é fácil para mim, nem para ninguém – disse Daniel Alves.
– Quero conectar as pessoas que estão aqui para que elas entendam que uma história só muda se você tiver essa estabilidade. Senão, você vai passar mais nove anos sem ganhar. Estava falando até com alguns companheiros. Em um ano, eles tiveram quatro treinadores. É impossível. Impossível se você não criar uma filosofia. Não criar uma identidade. Ele treina só quatro meses. Eu nunca vi ninguém fazer nada em quatro meses. É um processo que você tem de viver. E se você pagar o preço, você vai aspirar coisas. Se não consegue, vai ficar oscilando, e o clube vai passar mais nove anos sem conquistar – completou.
Daniel Alves se refere a André Jardine, Vagner Mancini, Cuca e agora Fernando Diniz, os quatro treinadores do São Paulo nesta temporada.
Em outro momento da entrevista Daniel Alves criticou a política do clube. O Conselho Deliberativo do São Paulo tem 240 conselheiros, divididos em diferentes grupos, espécies de partidos políticos. Eles são os responsáveis por tomar decisões que influenciam no dia a dia do clube como, por exemplo, eleger o novo presidente – a próxima eleição está marcada para dezembro de 2020.
– A sensação que tenho no São Paulo é de que existem vários partidos. Um clube com vários partidos é um problema, porque não gera estabilidade. Nem todo mundo no São Paulo quer a mesma coisa. Nós queremos uma coisa, mas o entorno do São Paulo é muito pessimista. Dentro do clube. Quem está fora quer entrar e às vezes joga um pouco sujo, porque acredito que para um clube ter estabilidade todos precisam pensar no mesmo sentido, porque se não vira partido político. Cada um fazendo campanha para assumir o São Paulo e tentando derrubar os que estão à frente – disse.
– As pessoas que sentem realmente o São Paulo sabem o que os jogadores e diretores querem. Com isso, acredito que temos o suficiente. Mas no São Paulo temos de superar até esse tipo de coisa, o que é ridículo em certos momentos como clube. Nós que estamos à frente temos de saber realmente o que queremos, os demais são papagaios repetindo coisas tentando gerar instabilidade no clube – completou.
– Eu vim para cá fazer com que o São Paulo seja um pouco diferente. Vemos pessoas que formaram parte do clube criticando ou... noto até um pouco de frustração. A diferença nossa para eles é simplesmente que nós torcíamos para eles e eles ao contrário: sempre tentando botar confusão e gerar instabilidade.
Daniel Alves também admitiu influência da política no futebol do São Paulo.
– Ela está dentro do São Paulo, então entra em qualquer lugar. Para a gente estar protegido disso tem que dar resultado. Estamos tentando fazer nossa história no São Paulo. Com todo respeito a outras pessoas que passaram pelo São Paulo, não queremos ocupar o lugar deles. Quando você forma parte de um clube e consegue fazer história não tem quem apague, a história está feita. A única coisa que nós queremos é escrever um novo capítulo.
– Esse clube é muito grande, respeitado mundialmente. Temos que nos blindar, porque não é todo mundo que quer a mesma coisa. Temos que dar resultado e mudar toda essa negatividade que existe dentro do clube. Tentar fazer com que essas pessoas não alcancem os objetivos delas. O São Paulo é maior do que eu, Raí, presidente, todos os jogadores que estão aqui e os que passaram. É preciso seguir escrevendo capítulos. Quem está aqui tem que fazer a sua história sem querer apagar a dos outros - pontuou.
São Paulo vence e abre vantagem na disputa por uma vaga direta para a Copa Libertadores de 2020

Mesmo com pouca inspiração, o São Paulo venceu o Vasco por 1 a 0, e se distanciou dos concorrentes que estão na briga por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar do futebol longe de ser brilhante, o Tricolor Paulista não teve muito trabalho para conseguir os três pontos no Morumbi.
A vitória não só encerra uma sequência de quatro jogos sem vencer, como também mantém o São Paulo na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos. Assim, o Tricolor Paulista está mais perto de uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2020.
Na próxima rodada, o São Paulo visita o Grêmio, domingo às 19h (Hora Brasília), em disputa direta na parte de cima da tabela.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1X0 VASCO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 28 de novembro de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 20h30 (Hora de Brasília)
Público: 11.970 presentes

Cartões Amarelos: Tchê Tchê, Reinaldo, Luan e Juanfran (SPFC); Marcos Júnior e Raul (Vasco).

Gols:Antony, aos 5 minutos do 1º tempo para o SPFC.

SÃO PAULO: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê (Luan), Daniel Alves e Igor Gomes (Liziero); Antony, Pablo e Vitor Bueno
Técnico: Fernando Diniz

VERSUS

VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Oswaldo Henriquez, Leandro Castan e Henrique; Richard (Felipe Pereira), Freddy Guarin, Raul, Marcos Júnior (Ribamar) e Bruno Cesar (Valdívia); Marrony
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

São Paulo mira objetivo em meio a momento conturbado após resultados negativos

A tão sonhada classificação para a Copa Libertadores é o grande objetivo do São Paulo na temporada e, para ficar mais próximo disso, o Tricolor Paulista terá que vencer o Vasco nesta quinta-feira, às 20h30 (Hora de Brasília), no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesse momento, o São Paulo é o sexto colocado, com 54 pontos, e está dentro da zona de classificação direta para a fase de grupos da competição continental.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO-SP X VASCO-RJ

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 28 de novembro de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 20h30 (Horário de Brasília)

SÃO PAULO: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Robert Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Antony, Pablo e Vitor Bueno
Técnico: Fernando Diniz

VERSUS

VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Oswaldo Henriquez, Ricardo e Henrique; Richard, Freddy Guarin, Raul e Marcos Junior; Rossi e Marrony
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Conselheiros voltam a cobrar Leco e não poupam Raí

A pressão por mudanças no futebol do São Paulo aumentou sobre o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e atinge o diretor executivo de futebol Raí.
Conselheiros de grupos políticos da base aliada à gestão voltaram a cobrar de Leco a reestruturação no departamento de futebol citada no primeiro semestre, em uma reunião na semana passada. Diferentemente da última vez, porém, o pedido de mudanças agora não poupa Raí, o que torna seu futuro ainda mais incerto.
Nos grupos existe, inclusive, a ideia de substituir Raí por um conselheiro não remunerado para liderar o futebol. Também há pressão política para trocas nos departamentos médico, de fisiologia e fisioterapia, entre outros setores do CT da Barra Funda.
Os grupos políticos voltaram a pedir mudanças a Leco, diante da falta de resultados no futebol e do prejuízo de R$ 76,5 milhões. A decisão final do presidente só sairá depois do Campeonato Brasileiro. A avaliação do trabalho de Raí tem pontos positivos e negativos.
Nos bastidores há quem considere iminente a saída de Raí. Um caminho citado seria um comum acordo entre o clube e o dirigente ao término do contrato, em dezembro, para encerrar o ciclo de forma amigável. Apesar disso, a vontade de Raí é de seguir no São Paulo em 2020, quando o clube vai eleger um novo presidente em dezembro (Leco não pode concorrer à reeleição).
Há quatro jogos sem vencer, o São Paulo recebe o Vasco nesta quinta-feira, às 20h30, no Morumbi, em partida considerada chave também para o técnico Fernando Diniz.
Embora exista a possibilidade da manutenção do técnico para 2020 e um risco de demissão menor, uma vitória hoje é considerada fundamental para os planos do São Paulo, já que deixaria o time muito próximo da vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.
Essa classificação (ou não) também terá influência no futuro de Raí. No Morumbi, a chance de permanência de Fernando Diniz na próxima temporada é considerada maior do que a do diretor executivo de futebol.
A cobrança sobre Leco agora é maior, pois a avaliação é de que a reestruturação pedida no passado não foi feita. Na ocasião, foram demitidos funcionários de baixo escalão, como um analista de desempenho e profissionais do setor administrativo.
Hoje, o departamento de futebol é formado por Raí (diretor executivo), Alexandre Pássaro (gerente) e Fernando Ambrogi, o Chapecó (diretor-adjunto e voluntário).
Federação divulga os grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020

A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta quinta-feira todos os participantes e também os 32 grupos da próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Em 2020, a competição vai reunir 128 equipes durante o mês de janeiro, com a final tradicionalmente marcada para o dia 25 no estádio Pacaembu, em comemoração ao aniversário da capital paulista. Ao contrário de outras edições, não há nenhum clube estrangeiro na disputa.
Atual campeão, o São Paulo está no grupo 29, que tem como sede a cidade de São Bernardo do Campo. Fazem parte da chave: EC São Bernardo, Operário-PR e Palmeira-RN.
O próximo passo da organização da copinha é anunciar a tabela desmembrada com datas e horários de cada jogo. A previsão é que isso aconteça no começo de dezembro.
A edição de 2020 será a 51ª (quinquagésima primeira) da Copa São Paulo, que começou em 1969. Em 2019, o São Paulo faturou o quarto título ao vencer o Vasco nos pênaltis.
A maior competição de base do país começa no dia 2 de janeiro.

Todos os campeões da Copa São Paulo (1969-2019):

- Corinthians

10 títulos

- Fluminense

5 títulos

- Flamengo, Internacional e São Paulo

4 títulos

- Atlético-MG e Santos

3 títulos

- Nacional, Ponte Preta e Portuguesa

2 títulos

- América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Roma-SP, Santo André e Vasco

1 título

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Fernando Diniz começa a esboçar o time para o jogo com o Vasco

Daniel Alves não foi a campo no treino de terça-feira, no CT da Barra Funda. O camisa 10 ficou no Reffis para fazer um trabalho interno e não participou do tático que serve para a partida diante do Vasco, nesta quinta-feira, às 20h30, no Morumbi.
Sem Daniel Alves em campo, o técnico Fernando Diniz pode escalar o São Paulo com Pablo de titular. O atacante retorna ao time depois de cumprir suspensão.
Com Daniel Alves e o retorno de Pablo, a dúvida gira em torno de quem vai deixar o time titular. Uma opção seria a saída de Juanfran e o deslocamento de Daniel Alves para a lateral.
Outra possibilidade é tirar alguém do meio de campo (Tchê Tchê, Liziero e Igor Gomes estão sendo escalados como titulares). Por fim, uma outra alternativa seria a troca de um atacante: Vitor Bueno ou Antony.
Jean, desfalque no jogo com o Ceará por conta de uma entorse no tornozelo direito, segue em tratamento no Reffis. O goleiro não trabalhou no campo com Tiago Volpi, Lucas Perri, Júnior e Thiago Couto.
O São Paulo soma 54 pontos no Campeonato Brasileiro. O time ocupa a sexta colocação e tem como objetivo se classificar para a Copa Libertadores de 2020.
Frustração: números comprovam a má fase de Alexandre Pato e Hernanes

As contratações de Alexandre Pato e Hernanes eram das mais esperadas pela torcida do São Paulo nesta temporada. A euforia, no entanto, virou frustração. O atacante e o meia estão longe de mostrar um bom futebol e, atualmente, amargam a reserva no time dirigido pelo técnico Fernando Diniz.
A expectativa sobre ambos era muito alta. Principalmente por conta das passagens anteriores.
Hernanes, por exemplo, foi bicampeão brasileiro na primeira e o herói da permanência da equipe na Série A na segunda. Já Alexandre Pato foi destaque no time vice-campeão brasileiro em 2014 e teve ótimo rendimento em 2015, quando marcou 26 gols em 59 jogos.
Só que o ano de 2019 do atacante e do meia é fraco. A ponto de os dois já terem sido alvos de protestos na porta do estádio do Morumbi.
A má fase, inclusive, fez com que Hernanes não fosse utilizado nas últimas duas rodadas e Pato ficasse fora dos últimos três jogos.

Veja abaixo os números da dupla em 2019:

Alexandre Pato

22 jogos;
5 gols;
Jogou pela última vez no dia 7 de novembro, no segundo tempo da derrota para o Fluminense;
Foi titular pela última vez no clássico diante do Palmeiras, no dia 30 de outubro. Acabou substituído no segundo tempo após um péssimo primeiro tempo;
Não sai do banco de reservas há três jogos;
Último gol foi no dia 10 de agosto, na vitória por 3 a 2 no clássico com o Santos (fez dois gols).

Hernanes

37 jogos na temporada;
4 gols;
Jogou pela última vez no dia 10 de novembro, em derrota para o Fluminense. Entrou aos 40 minutos do segundo tempo;
Foi titular pela última vez na vitória sobre o Corinthians, no dia 13 de outubro;
Não sai do banco de reservas há dois jogos;
Último gol foi diante do Botafogo, na vitória por 2 a 1, no dia 21 de setembro.

Lesões atrapalharam

Desde o retorno ao São Paulo, Alexandre Pato acumulou três problemas médicos na temporada. Em maio, teve uma lesão na região cervical. Em agosto, sofreu com uma mialgia na parte posterior da coxa direita. Em setembro, um estiramento na coxa direita.
Hernanes também contabilizou o mesmo número de problemas. Em fevereiro teve um estiramento no músculo reto femoral da coxa esquerda. Em março, um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Por fim, em agosto, teve uma lesão no músculo adutor da coxa direita.
As lesões, atreladas ao baixo rendimento dentro de campo, fizeram de 2019 um ano para ser esquecido pelos atletas. Nesta quinta-feira, às 20h30, diante do Vasco, no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, eles devem iniciar mais uma vez como opções no banco.
O técnico Fernando Diniz deve colocar em campo uma escalação com: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero e Igor Gomes; Antony, Vitor Bueno e Pablo.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Fernando Diniz faz treino sem Daniel Alves, mas com a presença de Pablo

O técnico Fernando Diniz promoveu o primeiro treinamento da semana no CT da Barra Funda nesta terça-feira. Vindo de um empate em 1 a 1 com o Ceará, em Fortaleza, na rodada anterior, o elenco são-paulino fez um treino tático, no qual o treinador esboçou a equipe que será colocada em campo diante do Vasco, quinta-feira, no Morumbi.
Daniel Alves não participou do treino, pois se limita a trabalhos físicos. O experiente jogador tem uma programação especial de treinamentos para evitar um desgaste muscular desnecessário e o risco de desfalcar a equipe nessas últimas rodadas decisivas do Campeonato Brasileiro, em que o São Paulo precisa de força máxima para somar os pontos necessários para garantir uma vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores.
Atualmente ocupando a sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 54 pontos, o São Paulo depende apenas de si para confirmar a tão sonhada vaga na fase de grupos da competição  continental. Caso vença seus próximos dois jogos e conte com uma combinação de resultados , o principal objetivo do Tricolor Paulista na temporada será atingido.
Conselho de Administração debate orçamento

O Conselho de Administração do São Paulo se reuniu na noite de segunda-feira para debater o orçamento de 2020 do clube. Os integrantes do órgão ficaram de analisar os números e sugerir eventuais mudanças até a próxima reunião, possivelmente na semana que vem, quando a discussão será retomada.
Ao ser aprovada, a proposta de previsão orçamentária de 2020 será usada como base de 2021 a 2023. Mas ano a ano esses números serão revisados e novamente aprovados.
Ainda na reunião, o prejuízo de R$ 76,5 milhões foi debatido. Também houve a sinalização de que a meta de receitas para 2019 com negociações de jogadores (R$ 121 milhões) será alcançada. Faltam cerca de R$ 30 milhões para o clube atingir o número orçado.
Não foi especificado de que maneira isso seria alcançado. De qualquer maneira, o clube admite nos bastidores e em seu relatório financeiro que precisa vender atletas para equilibrar as contas.
Quem saiu do São Paulo foi campeão em outro time

O São Paulo vai completar em dezembro sete anos sem títulos. O último foi a Copa Sul-Americana, em 2012. Em meio à fila, diversos jogadores passaram pelo clube sem conquistar nada e se tornaram campeões em outras equipes.
O caso mais recente é o do zagueiro Rodrigo Caio, que está no Flamengo. Ele conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro no último final de semana. Na campanha da Sul-Americana de 2012, o jogador foi utilizado apenas uma vez, na segunda fase.
Outro exemplo é o técnico Rogério Ceni. O ex-goleiro participou do último título são-paulino, em 2012, se aposentou em 2015 e iniciou a carreira de treinador no próprio São Paulo, em 2017. No Fortaleza, ele ganhou três troféus como técnico.
Daniel Alves: "Suor derramado vai valer a pena"

Daniel Alves publicou um texto em sua rede social, após o time sofrer o empate do Ceará no último minuto do jogo de domingo, diante do Ceará em Fortaleza. O empate por 1 a 1 foi definido com gol aos 50 minutos do segundo tempo.
– Não deixemos de lutar pelo que queremos, todo esforço e suor derramado vai valer a pena, acreditem. Estejamos forte e juntos que vai da certo! Todo processo têm dificuldades, tem obstáculos, mas se é sólido e continuo terá resultados – escreveu
Com o empate, o São Paulo foi a 54 pontos. O time está ocupa a sexta colocação. Como o Flamengo foi o campeão da Copa Libertadores, o clube que terminar o Campeonato Brasileiro em quinto lugar também vai garantir uma vaga direta na fase de grupos da edição de 2020 da competição.
Neste momento, o Athlético-PR é o quinto, mas o Tricolor Paulista está garantindo classificação direta. Isso porque o clube paranaense foi o campeão da Copa do Brasil e já tem lugar assegurado na Copa Libertadores de 2020.