segunda-feira, 22 de julho de 2019

Alexandre Pato deixa de ser protagonista para se dedicar a atuação coletiva

Desde que chegou ao São Paulo, Alexandre Pato foi testado pelo técnico Cuca em diversas funções de ataque. Pelo Campeonato Brasileiro, já são três: centroavante, segundo atacante e ponta pelo lado esquerdo.
E é nessa última posição que Alexandre Pato atuou no clássico diante do Palmeiras, no último sábado, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O desempenho não foi dos melhores, mas o jogador colaborou  coletivamente ao ajudar na recomposição defensiva, função muito cobrada por Cuca.
Foi pelo lado esquerdo do ataque que Alexandre Pato teve seu melhor momento com a camisa do São Paulo. Em sua primeira passagem pelo Tricolor Paulista, o atacante passou um período como centroavante, mas assim que o técnico Juan Carlos Osório assumiu a equipe, em 2015, ele passou a desempenhar outra posição.
Pato deixou de fazer a função de centroavante e passou a atuar pelo lado esquerdo do campo. Foi dessa forma que ele se destacou marcando gols e acumulando assistências. Durante a passagem do técnico colombiano, o atacante disputou 27 partidas e marcou 11 gols.
Logo no início do trabalho de Cuca, Pablo teve que passar por um procedimento cirúrgico na região lombar, fazendo com que o técnico apostasse em Alexandre Pato como centroavante. Mas o camisa 7 não teve um bom rendimento.
Com isso, Jonas Toró ganhou a vaga de 9, e Alexandre Pato foi recuado para atuar praticamente como um meia. A mudança foi bem sucedida.
Cuca, no entanto, não repetiu mais a escalação e passou a estudar outras alternativas. Com o retorno de Pablo ao time e a lesão de Everton, Pato foi o escolhido para jogar pela esquerda.
Nesta segunda-feira, diante da Chapecoense, no Morumbi, Pablo está fora do jogo por conta de uma lesão no tornozelo. A vaga será ocupada por Raniel e, mais uma vez, Alexandre Pato terá a chance de mostrar que pode ser aquele jogador diferenciado que atuava pelo lado do campo e que fez sucesso na rápida passagem  de Juan Carlos Osório pelo clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário