quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Helinho recebe nova chance após despontar como promessa e terminar 2019 na base

Helinho como titular vem sendo uma das principais notícias da pré-temporada do São Paulo. O atacante de 19 anos começou no time principal os dois jogos-treinos realizados no CT de Cotia – vitória sobre a Caldense e derrota para o Juventus. Para quem terminou o ano passado devolvido à base, é um renascimento.
A condição atual do atacante não seria sequer cogitada poucos dias atrás. Helinho não desempenhou um bom futebol em 2019 e, sob o comando de Fernando Diniz, chegou a ser emprestado para o time Sub-20 na reta final do Campeonato Brasileiro.
Nas oportunidades dadas neste início de preparação para a temporada, o jogador não decepcionou. Ele dá sinais de que pode ter nova reviravolta após surgir como uma das grandes joias em 2018. Nos 6 a 1 sobre a Caldense, por exemplo, foi o responsável por dois gols e por boas jogadas pelos lados do campo.

Altos e baixos

O início de Helinho no São Paulo foi promissor. Logo em sua estreia pelos profissionais, diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de 2018, ele marcou um golaço no Morumbi e deu esperanças para o torcedor são-paulino. O jogou terminou 2 a 2.
Mas a previsão não se confirmou. Embora tenha sido utilizado na Copa Libertadores como titular, ele perdeu espaço no elenco e, em menos de um ano, foi parar novamente nas categorias de base. Em 25 jogos, aquele gol contra o Flamengo foi o único como profissional.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, Helinho foi titular no jogo diante do CSA, partida que marcou a ida de praticamente uma delegação inteira de jogadores formados nas categorias de base para Alagoas. O atacante se destacou no primeiro tempo, mas aos 2 minutos da etapa final foi expulso e quase comprometeu a atuação do time na vitória por 2 a 1.
Embora tenha decepcionado, o jogador parece ter entendido que 2020 pode ser um recomeço.
Com Antony na Seleção Brasileira Olímpica até fevereiro, a escalação de Helinho no lado direito do ataque faz com que o time não perca a forma de jogar: velocidade e habilidade pelas pontas e um meio de campo dinâmico.
Dentro e fora do clube, há opiniões de que Helinho é um jogador melhor e com mais recursos do que Antony. Mas o entorno do jogador é menos estruturado.
O São Paulo segue se preparando para fazer sua estreia no Campeonato Paulista diante do Água Santa, dia 22 deste mês, no Morumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário