segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Daniel Alves se firma no meio-campo do São Paulo

A expectativa sobre Daniel Alves é enorme. Com um alto salário e um currículo para lá de vitorioso, o camisa 10 do São Paulo busca alcançar o desempenho esperado como meio-campista. Pelo menos neste início de 2020, o jogador entrega bons indícios de sucesso para a torcida do time do Morumbi.
Diferentemente do ano passado, o técnico Fernando Diniz parece ter encontrado uma posição para Daniel Alves. O posicionamento do veterano foi alvo de uma discussão. Com uma carreira vitoriosa na Europa e na seleção brasileira como lateral-direito, o jogador hoje atua como meio-campista.
Quando era com o técnico Cuca, no ano passado, ele alternava entre o meio e a lateral, mas com Fernando Diniz isso mudou. Daniel Alves se tornou peça fundamental no meio de campo e neste ano vai se firmando de vez na posição.
Na formação desta temporada, Daniel Alves atua como um segundo volante, deixando Hernanes com mais mobilidade para armar as jogadas. Tchê Tchê é o primeiro volante e tem a missão de fazer a bola sair com qualidade da defesa.
Embora tenha que ajudar na marcação, Daniel Alves é o jogador com mais tempo de posse de bola no Campeonato Paulista e o segundo com mais assistências para finalização até a terceira rodada do torneio. O levantamento é do Footstats.

Veja os números de Daniel Alves no Paulistão até a terceira rodada:

1º em desarmes (10)
1º em passes (média de 82,3 passes por jogo)
1º em posse de bola (8 minutos e 5 segundos)
2º em assistências para finalização (7)
2º em cruzamentos certos (6)
2º em faltas sofridas (12)
2º em viradas de jogo (4) – 100% de aproveitamento

Outro dado que chama a atenção são os desarmes. Por ter atuado muitos anos na lateral e enfrentar atacantes pelas beiradas do campo, Daniel Alves usa essa experiência de marcação no meio de campo. Com 10 desarmes nos três jogos do Campeonato Paulista, ele é o líder no quesito.
Nesta segunda-feira, às 20h, diante do Novorizontino, no Morumbi, Daniel Alves será mais uma vez o responsável por comandar o meio de campo ao lado de Hernanes. Ele atuou os 90 minutos nas três partidas da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário