terça-feira, 13 de março de 2018

Diego Aguirre é o novo técnico do SPFC

O São Paulo se acertou com Diego Aguirre, e o uruguaio é o novo técnico do time. A negociação estava avançada e foi definida no último final de semana.
Sem clube, Aguirre era a opção mais viável financeiramente para o São Paulo. Ele assinará contrato até dezembro. O vínculo não terá multa rescisória. A apresentação oficial do novo técnico são-paulino aconteceu nesta terça-feira. Diego Aguirre vai substituir Dorival Júnior, que foi demitido na última sexta-feira, após oito meses no clube. O uruguaio tem ótima relação com a diretoria do clube.
Aguirre esteve no Morumbi domingo passado, assistindo a partida do São Paulo diante do RB Brasil pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, que acabou com a vitória são-paulina por 3 a 1, de virada.
O executivo de futebol Raí, o coordenador Ricardo Rocha e o superintendente de relações institucionais Lugano foram os grandes entusiastas da contratação de Diego Aguirre. Os dois primeiros jogaram com Aguirre no São Paulo no início dos anos 90, e o terceiro foi treinado por ele no Plaza Colonia, clube do Uruguai, em 2002. Eles convenceram outros dirigentes do Tricolor Paulista com a possibilidade de que o projeto pode dar certo.
– Aguirre é um técnico atualizado, com grandes trabalhos e referências importantes para o que queremos no futebol do São Paulo. Confiamos que ele tem o perfil e a metodologia de trabalho que se encaixam com o clube – disse Raí ao site oficial do São Paulo.

Mais um estrangeiro de passagem?

No Uruguai, Aguirre é cotado para assumir a seleção daquele país depois da Copa do Mundo na Rússia, após o possível fim da permanência de Óscar Tabárez, que está dirigindo aquela seleção desde 2006.
Ciente disso, o São Paulo fez uma combinação com Aguirre: caso ele seja chamado para treinar a seleção do Uruguai, não deverá deixar o clube no meio do ano, mas só em dezembro.
Os últimos estrangeiros que comandaram o São Paulo, o colombiano Juan Carlos Osorio e o argentino Edgardo Bauza, deixaram o clube antes do fim dos contratos para assumir as seleções do México e da Argentina, respectivamente.
Aguirre deverá vir acompanhado de três profissionais: dois auxiliares e um preparador físico.
Aguirre é um técnico adepto da filosofia de rodar o elenco e dar minutos de jogo para todos os jogadores. Ele considera inviável manter a intensidade de jogo necessária com o elevado número de partidas por ano e o desgaste causado pelos deslocamentos no futebol brasileiro.
No São Paulo, Aguirre terá André Jardine como auxiliar fixo na comissão técnica. Ele foi informado do projeto do clube para o profissional.

Currículo em campo e no banco

Nascido em Montevidéu, Diego Vicente Aguirre Camblor, de 52 anos, iniciou a carreira de técnico em 2002. O último clube que dirigiu foi o San Lorenzo, da Argentina, de onde saiu em setembro após ser eliminado nas quartas de final da Libertadores, pelo Lanús.
No Brasil, o uruguaio treinou o Internacional, em 2015  e o Atlético-MG, em 2016.
Aguirre também foi jogador profissional de 1985 a 1999. No início dos anos 90, foi atacante do próprio São Paulo.
Foi no Peñarol que Aguirre teve mais destaque na carreira, tanto como jogador quanto como técnico. Foi dele o gol do último dos cinco títulos do time uruguaio na Libertadores de 1987, contra o América de Cali. Já no banco, em 2011, levou a equipe à final da competição continental, perdida para o Santos de Neymar.e aceitou tê-lo ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário