terça-feira, 31 de julho de 2018

Defesa atual do São Paulo supera a de 2008

Um dos motivos da boa campanha que faz o São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2018, sem dúvidas, tem sido seu sistema defensivo. Após 16 rodadas concluídas, a defesa são-paulina sofreu 14 gols nesta edição da Série A, superando, inclusive, o aproveitamento alcançado pelo time de 2008, ano do último título nacional do clube.
Naquele ano, o São Paulo caminhava para sua terceira conquista consecutiva do Campeonato Brasileiro, a sexta na história do clube. O time era considerado um dos melhores do país em termos defensivos, mesmo assim, comparando o desempenho defensivo nos dias de hoje com o daquele ano, a zaga escolhida por Muricy Ramalho havia tomado 17 gols, três a mais que a atual.
Em 2008, o Tricolor Paulista jogava com uma formação diferente da usada por Diego Aguirre. A fórmula do sucesso, que já tinha dado certo em 2006 e 2007, era constituída por três jogadores na linha de trás. Miranda, André Dias e Alex Silva formavam o trio titular do setor.
Em 2018, a linha defensiva é formada por quatro jogadores, sendo dois zagueiros e dois laterais. No entanto, não é nenhum exagero dizer que, mesmo com este esquema, o São Paulo tem muito mais que apenas uma dupla titular. Arboleda, Anderson Martins e Bruno Alves têm arrancado elogios pelo excelente desempenho obtido nesta temporada e, mesmo quando ausentes, acabam substituindo uns aos outros sem que o nível de atuação do time seja afetado.
Sem falar em Rodrigo Caio que, após lesionar o pé esquerdo vem sendo um desfalque para o técnico Diego Aguirre. Mas, o camisa 3 já foi liberado pelo Departamento Médico e ontem, deu início aos trabalhos no gramado, por enquanto, separado do resto do elenco.
No ataque, o time atual do São Paulo tem campanha semelhante ao de dez anos atrás. Com um gol a menos (25 contra 26, respectivamente), os comandados de Diego Aguirre tem condições de superar os 33 gols anotados ao fim do primeiro turno pelo time de 2008. Para alcançar esse feito, seria preciso fazer, no mínimo, oito gols nas últimas três rodadas. Os três últimos adversários do time no primeiro turno de 2018 serão Vasco, Sport e Chapecoense. 
Revendo os próximos adversários e fazendo uma análise do elenco atual do São Paulo, é bem possível que o Tricolor Paulista supere os números do time de 2008, podendo até ter um desempenho muito melhor no desfecho da temporada. Estaremos de olho! #VaiSãoPaulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário