quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Começa a caminhada rumo ao título inédito da Copa do Brasil

Dos títulos disputados pelos grandes clubes brasileiros, a Copa do Brasil é a única que o São Paulo ainda não conquistou em sua história. Chegou perto no ano de 2000, quando perdeu a final para o Cruzeiro, no ano da aposentadoria de Raí. E nesta quarta-feira o clube inicia a caminhada em busca da taça inédita. O Tricolor Paulista estreia nesta quarta-feira, diante do Madureira, às 21h45 (Hora de Brasília), em Londrina, no Paraná.
A competição pode servir de redenção para o São Paulo neste ano. Depois de passar a maior parte do Campeonato Brasileiro do ano passado lutando para não ser rebaixado, o Tricolor Paulista está se planejando para retomar seu espírito vencedor. E a Copa do Brasil pode ser um bom caminho para alcançar esse objetivo. Tanto na parte técnica quanto na emocional e na financeira.
De acordo com o regulamento da competição, nas duas primeiras fases, acontecerá apenas jogos de ida. O mando de campo é daquele que tem a pior colocação no ranking da CBF. Nesta primeira fase, em caso de empate, o visitante (São Paulo) avança. Depois, na segunda fase, se a partida terminar empatada, a classificação será definida nos pênaltis.
Conquista inédita

A ambição do São Paulo em conquistar a Copa do Brasil pressiona quem terá a responsabilidade de levar o time . É a taça que falta em sua extensa galeria de títulos. Ainda mais porque seus principais rivais estaduais já venceram o torneio. Corinthians e Palmeiras têm três taças cada um, e o Santos tem uma. Quando o regulamento não permitia que os times brasileiros que estivessem na Libertadores disputassem a Copa do Brasil, o clube ficou muitos anos sem disputar a competição nacional. Mas desde que voltou a jogá-la, o rendimento ainda não foi dos melhores.

Premiação recorde

A edição de 2018 da Copa do Brasil terá a maior premiação já paga a um campeão da competição: São R$ 50 milhões – o vice-campeão fica com R$ 20 milhões. Os valores, certamente, chamam bastante atenção. 

Clube de respeito

Nas conquistas da Taça Libertadores de 1992, 1993 e 2005, o São Paulo sempre colocou medo em seus adversários por ser um time acostumado a competições com formato eliminatório. Por muitos anos e em outras competições, o Tricolor Paulista carregou essa condição. Mas os seguidos fracassos em competições com esse formato e também em clássicos regionais deixaram essa fama menor.
A Copa do Brasil, portanto, é um caminho interessante para o time tentar recuperar esse status.

Principais rivais estão com outro foco

Outro ponto que permite ao São Paulo imaginar que a Copa do Brasil pode ser a oportunidade de retomada das conquistas é que os principais rivais do país, aqueles que vão disputar a Taça Libertadores, só entram na competição nas oitavas de final. Até lá, da primeira à quarta fase, o Tricolor Paulista terá pela frente rivais de menor tradição e mais tempo para ficar cascudo no torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário